Senador Elmano Férrer cobra ações de combate à seca

Em discurso, o senador lembrou o Dia Mundial da Água e pediu soluções estruturantes para o problema
 

O senador Elmano Férrer defendeu soluções para armazenamento de água, expansão da transposição do Rio São Francisco e reservas de orçamento para o combate à seca, durante seu discurso na sessão da última quarta-feira (25). Elmano lembrou a passagem do Dia Mundial da Água, no último domingo (22), e destacou a problemática da seca, especialmente na região Nordeste.

Para o senador, é necessário repensar as políticas públicas de combate à seca, buscando soluções mais estruturantes para o problema. Ele citou a possibilidade de adoção de soluções locais para captura e armazenamento de água e a transposição do Rio São Francisco para regiões não atendidas pelo projeto.

O senador destacou também que é preciso reservar orçamento para casos de agravamento das condições climáticas. “Essas, entre outras medidas, podem perfeitamente ser adotadas para que os efeitos da volta da seca, agora ou no futuro, possam ser melhor absorvidos pelas famílias sertanejas”, disse.
Senador Elmano Férrer cobra ações de combate à seca


Em seu pronunciamento, Elmano também aproveitou para cobrar a aprovação no Senado do projeto em tramitação que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Segundo ele, é fundamental a existência de um marco legal para o enfrentamento da seca.

Elmano ressaltou ainda que no Piauí existem municípios que ainda são abastecidos com carro-pipa. “Essa situação é inaceitável, fruto da falta de planejamento e políticas públicas efetivas voltadas ao combate ou convivência com o problema”, afirmou.
Reactions
Close Menu