Sesapi e secretarias municipais de saúde vão desenvolver campanha de combate a hanseníase

 Casos de hanseniase no Piauí
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí- SESAPI junto às secretarias municípais de saúde deverão iniciar nos próximos dias a campanha de combate e prevenção a hanseníase. Popularmente conhecida como lepra, doença milenar que já existe cura, ainda assim faz muitas vítimas no Estado.

A campanha é feita nos municípios a partir dessa época do ano, tomando como parâmetro o surgimento de novos casos e a incidência da doença em cada região. O dia mundial de combate a hanseníase reconhecido no segundo domingo de janeiro. A campanha é estendida às escolas direcionando atenção a crianças de 7 a 14 anos, público mais propenso a contrair a doença. No Piauí, a campanha chega este ano ao terceiro ano seguido.

A transmissão da doença é via aérea, atingindo a pele e os nervos. O período para manifestação da doença pode variar de 2 a 10 anos. Depende da maneira como ela surge no paciente pode causar deformidades físicas. A doença tem cura, o tratamento é gratuito feito a base de comprimidos distribuídos nas unidades básicas de saúde. Por: José Loiola Neto.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu