Trabalhadores rurais também serão beneficiados pela MP-665, lembra senador Paulo Rocha

 Trabalhadores rurais também serão beneficiados pela MP-665, lembra senador Paulo Rocha
Nessa semana, a Comissão Mista da MP 665 deverá votar o relatório da proposta que trata de mudanças em benefícios trabalhistas. O relatório do senador Paulo Rocha(PT-PA) prever o pagamento de abono salarial proporcional ao tempo trabalhado após o período mínimo de três meses de carteira assinada.

O governo queria que esse tempo mínimo fosse de um ano. O projeto ainda permite a concessão do Seguro Defesa para pescadores artesanais que comprovem um ano de profissão, além de liberar o Seguro Desemprego para quem somar 12 meses de trabalho. O governo queria 18 meses. Ele anunciou que o benefício também será estendido aos trabalhadores rurais.

- O trabalho rural do campo, aquele que tem relação de emprego, que não é o da produção familiar, eles são sazonais, ele tem um período de três a quatro meses, quando as safras ficam complicadas eles adquirirem esse direito em um ano. Acho que é justo fazer essa exceção para os trabalhadores rurais, disse Paulo Rocha.

Apesar da mudança, alguns partidos já anunciaram que devem impedir a votação. O deputado Glauber Braga(PSB-RJ) destacou que ao invés de MP, as matérias deveriam tramitar como projetos de lei.
- A gente quer em primeiro lugar um revisão drástica daquilo que foi mandado na MP original. Não tem cabimento você a essa altura do campeonato onde o próprio ministro da fazenda já anunciou que neste ano de 2015 a gente vai ter um ano de dificuldades, ampliar as dificuldades dos trabalhadores de acesso ao Seguro Desemprego ao próprio abono salarial, então, a gente é contra as medidas, frisou Glauber.

Se aprovada pela Comissão Mista, a MP 665 que trata de concessão de direitos trabalhistas será votada pelos plenários da Câmara e do Senado.

Edição: José Loiola Neto
Reportagem: Hiury Wdson, de Brasília- Rádio web.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu