Vaginose bacteriana atinge mulheres de diferentes idades, podendo causar infertilidade e parto prematuro.

 Vaginose bacteriana atinge mulheres de diferentes idades, podendo causar esterilidade e parto prematuro.
Mulheres com idade entre 15 e 44 anos são bastante vulneráveis a chamada vaginose bacteriana. Trata-se de uma infecção causada pelo excesso de microrganismos que provocam o desequilíbrio bacteriano na vagina. Os principais sintomas são: secreção branca ou acinzentada, cheiro forte, coceira, odor na região, porém, na maioria dos casos ela é assintomática e pode causar sérios danos a saúde das mulheres como por exemplo o parto prematuro em gestantes, além de infertilidade entre outros sintomas nas demais pacientes.

A vaginose também pode provocar infecção ginocolo em forma de ferida, corrimentos crônicos, dor na relação, podendo causar uma doença inflamatória pélvica, independente de ter a enfermidade ou não, aumentando o risco de ter uma Doença Sexualmente Transmissível-DST. De acordo com a ginecologista Márcia Pantoja, formada pela PUC-Campinas visitas rotineiras ao ginecologista são fundamentais para evitar esses e demais problemas.

- É importante fazer também o exame das mamas, da genitália, do colo, colher o exame do papanicolau, que é preventivo do câncer de colo do útero. O exame anual é suficiente.

A infecção ainda não tem causa comprovada, porém, pesquisa recente da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos sugeriu que o uso de produtos para lavar a vagina pode ajudar no desenvolvimento da doença.
Edição: José Loiola Neto- Elesbão News
Reportagem: Suely Frota- Rádioweb
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu