Globo Repórter aborda sobre alergia e suas consequências.

Por: José Loiola Neto, da redação do Elesbão News

O Globo Repórter da TV Globo exibiu na noite desta sexta-feira(22/5/15) um programa voltado para alergia e suas principais causas. A doença atinge três em cada dez brasileiros alérgicos a alimentos como leite, ovos, peixes e trigo, bem como a partículas sólidas de poeira e fumaça e poluição de forma geral. A alergia, algo tão comum pode colocar vidas em risco.

O Programa mostrou a casa em que pai e mãe e os dois filhos já foram parar no hospital por crises alérgicas e uma mulher- dona Iraci, moradora de Campinas, interior de São Paulo que não pode consumir pelo menos 45 alimentos por conta de reações antialérgicas. Apesar de médicos e nutricionistas repetirem sempre que não existe dieta saudável se não houver uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, esses alimentos dona Iraci não pode sequer sonhar em comer. Numa lista contendo frutas, legumes, grãos e folhas, ela não pode consumir nenhum dos alimentos, conforme mostrou o programa.

- Nada disso eu posso comer, apenas melancia, disse dona Iraci, alérgica a vários alimentos, e a primeira relação tem haver com o próprio trabalho dela na cozinha. Pois foi por causa da luva de borracha que ela usava para lavar louça.

- Minhas mãos enchiam de bolhinhas e começava a coçar. Eu nunca pensei que eram as luvas, imaginei que fosse o sabão, mas a cada dia o problema só piorava., completou.
Dona Iraci: alergia a 45 tipos de alimentos
O problema piorou bastante a vida da dona de casa. Quatro anos atrás, dona Iraci foi atropelada, sendo que depois de várias cirurgia e longo tempo de internação em um hospital da grande Campinas , ficaram cicatrizes e uma grande dificuldade para caminhar, além disso, as luvas de látex usadas por médicos e enfermeiras agravaram a alergia e dona Iraci passou a ter crises sempre que consumia frutas, verduras, legumes e castanha, devido esse alimentos tem uma proteína parecida com a que existe na borracha.

- De repente eu me via sempre coçando as mãos, pés e olhos lacrimejavam e uma sensação estranha e uma agonia porque eu estava ficando sem respirar.

Certo dia ela foi levada às pressas para o hospital, sem medicação poderia até ter morrido e a vida dela nunca mais foi a mesma. Ela conta relatou que o problema tirou um pouco da sua felicidade e alegria.

Atualmente dona Iraci vem sendo submetida a um rigoroso tratamento no Hospital de Clínicas de Campinas para controlar as crises alérgicas. A tentativa é principalmente fazer com que o organismo dela vá se acostumando com o que provoca alergia. Nos testes para frutas em 25 analisadas, 12 deram positivo e 13 negativo. Ela foi liberada para comer maçã.

Durante participação, especialistas alertaram que vida ao ar livre ajuda bastante e revelaram que o excesso de higiene pode piorar a saúde de um alérgico. Nos dias atuais, hospitais públicos oferecem todo o tratamento desenvolvido pela medicina e a homeopatia tem sido um caminho para muita gente, mas a alergia continua sendo um mistério para a ciência.
Rinite alérgica atinge a 60 milhões de brasileiros
INTOLERÂNCIA A ALIMENTOS

A intolerância a lactose, hoje um dos principais problemas em meio a tantos relacionados a alergia. Conforme especialistas, a intolerância é quando a pessoa não digere o alimento, isso se deve a falta de uma enzima, já que a alergia, a pessoa tem o sistema imunológico envolvido, daí o paciente pode ter reações desde digestivas, mas pode ter reações respiratórias, asma, rinite, problemas de pele e dermatite.

As alergia alimentares, conforme os médicos, a condição principal é de ordem genética, a partir disse, algumas pessoas pessoas, independente da idade, apresentam manifestações já nos primeiros contatos com a substância que provoca a alergia. Por outro lado, outras pessoas precisam de mais tempo e maior exposições. Existem também pessoas que vão passar a vida toda sem ter qualquer reação alérgica. Os hormônios são os principais responsáveis por essas reações e as mulheres tem maiores chances de ter alergia do que os homens.

ASMA E RINITE ATINGE MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO

O Globo Repórter mostrou o caso da professora Maricy, de 57 anos, que tem vários tipos de alergia, para atenuar o problema ela aderiu as aulas de Yoga. Ela morou 10 anos na Itália, atualmente leciona a cultura dos povos antigos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no trabalho é bastante tagarela e fala o tempo todo. Ela tem alergia respiratória. No mundo todo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde-OMS existem 400 milhões e pessoas com rinite e outras 300 milhões que sofrem com asma, doença em que a pessoa quer, mas não consegue respirar. Quem tem asma, sabe, na maioria das vezes, a pessoas dorme mal, acorda várias vezes com falta de ar.

A professora Maricy é alérgica a bijuteria, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas. No apartamento onde mora com a mãe no centro do Rio de Janeiro as janelas ficam a maior parte do dia abertas para renovar o ar. Atendendo a orientação médica, as cortinas de tecido deram lugar a painéis e os tapetes foram retirados. Quanto aos livros, grande paixão da professora, boa parte foram removidos, na estante da sala ficaram apenas os novos.
Paciente durante teste alérgico.
HOMEOPATIA E RECOMENDAÇÕES DE MÉDICOS PARA ALÉRGICOS E ASMÁTICOS

Médicos confirmam que emoções fortes podem desencadear crises de asma, mas não são o único motivo, é preciso, no entanto ter a tendência genética, o emocional na verdade é o fator principal como agravante ou provocador de crise, não é contudo o único responsável pela causa.

Conforme Dr Francisco Freitas que atua em um hospital do Rio de Janeiro especializado em tratamento homeopático, a alergia é uma tendência da pessoa na grande maioria dos casos, dessa maneira, havendo o tratamento da pessoa a homeopatia consegue ajudar pacientes alérgicos.

Dona Maria Aparecida, moradora do Rio recentemente enfrentou uma crise respiratória intensa. Alérgica desde criança, ele conta que tem dificuldade de respirar.

- A gente procura e o ar não vem.

O pequeno João Gabriel, filho de Maria Aparecida também é alérgico. Parar reduzir as consequências do problema, ela recorreu a homeopatia.

EXCESSO DE HIGIENE ATRAPALHA; BOM É CONTATO COM O MEIO RURAL

A rinite, é alergia mais comum entre as pessoas atingindo cerca de 400 milhões no mundo todo. As alergias alimentares por sua vez tem crescido a ponto de impressionar os especialistas. No Brasil, existem cerca de 60 milhões de pessoas alérgicas, sendo que o vilão para o mal é a vida moderna: stress, ar poluído e excesso de antibiótico. Agora, os médicos discutem outra questão. A vida urbana, fechada entre quatro paredes e longe da sujeira, que por incrível que pareça faz falta.

No que os médicos chamam de teoria da higiene. Os médicos defendem que o contato rural com animais e a "sujeira" acaba tendo uma proteção ainda que teoricamente acaba sendo bom para o paciente. Ao contrário do que se pensa, o alérgico não pode, nem deve ficar isolado, sendo importante ela ter contato com o ambiente.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu