Supervisor do Emater em Elesbão Veloso alerta para golpes no PNHR e chama a atenção de compra indevida de casas construídas pelo CAF: “quem está comprando, está perdendo”.

Supervisor do Emater em Elesbão Veloso alerta para golpes no PNHR e chama a atenção de compra indevida de casas construídas pelo CAF: “quem está comprando, está perdendo”.

Por: José Loiola Neto

Ao participar do Painel Popular, domingo passado, o supervisor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater-PI em Elesbão Veloso, técnico agrícola Valdeci Alves de Araújo, o "Dedé do Emater" abordou sobre o Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR, ao tempo em que fez um alerta aos representantes de associações rurais no que diz respeito ao que vem acontecendo nos último meses. Ele pediu para que os representantes não recebam pessoal vindo de outras cidades se fazendo passar por funcionários da Caixa Econômica e Emater.

- São enrolões. Já temos certeza que andou um pessoal na Puba fazendo cadastro e cobraram certa quantia em dinheiro dizendo que era para medir terrenos, o fato é que esse pessoal não apareceu mais, o fato é recente e os telefones que eles deixaram ninguém consegue falar com nenhum. Já tive notícia que esse mesmo pessoal esteve na Betônica durante a Semana Santa

O supervisor recomendou aos líderes de associações sempre que surgir este tipo de situação cobrar da pessoa o número da matrícula da repartição onde ele atua e ainda ligar para Caixa Econômica, Emater ou Sindicato Rural para checar se tais pessoas estão habilitadas para fazer o serviço. Dedé contou ainda que enquanto a passagem do grupo pela comunidade Puba, eles chegaram em um carro particular sem nenhum adesivo da Caixa ou Emater.

- Eles não andavam nem com crachá, o que se sabe é que recolheram certa quantia em dinheiro de cada agricultor ou pessoas que estavam se propondo a fazer as casas, levaram o dinheiro e sumiram.

No segmento de habitação rural, Dedé Araújo também chamou a atenção quanto às pessoas que compraram terras via banco através do CAF- Consolidação da Agricultura Familiar e disse que por via de regra elas jamais poderão vender as terras.

- Não pode porque estas pessoas ainda não pagaram a terra ao governo. Estou sabendo que estão vendendo e o pior: está perdendo é quem está comprando, porque está comprando uma coisa de quem não é dono. A pessoa que está vendendo não é dono daquilo porque não pagou ao banco e quem está comprando está sendo enganado., encerrou Valdeci Araújo.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu