HORTAS: Alunos de 2º ano do CEEP Benedito Leal promove palestra e destaca importância de alimentos orgânicos.

O Centro Estadual de Educação Profissionalizante Benedito Portela Leal-CEEP Benedito Leal desenvolveu mais uma palestra referente ao segundo bimestre. O extensionista rural Valdeci Alves do Emater proferiu palestra sobre a importância das hortas comunitárias. Nesse contexto, lembrou as horas caseiras são importantes porque os produtos desenvolvidos são livres de agrotóxicos.

Ele disse que se a população valorizar os produtos vai obrigar os donos de frutarias a baratear frutas, verduras e hortaliças exportados de outros mercados como Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Dedé disse que é um defensor árduo do projeto de hortas orgânicas e fez justificativa.

- Na medida em que a gente produzir aqui(e Elesbão em grande escala, não será preciso trazer de fora.
Valsdeci Alves- Dedé do Emater de Elesbão Veloso
Valdeci defendeu disse que tudo que é plantado nas hortas do município é totalmente livre de agrotóxico.

- Eu já disse que no dia em que eu chegar numa horta do município e encontrar pacote contendo produto químico eu defendo a retirada do agricultor familiar dos quadros da associação, não aceito porque o alimento tem que ser saudável livre agrotóxico e veneno.
Alunos do CEEP durante palestra sobre horta orgânica
Um dos entusiastas do projeto da horta escolar no CEEP Benedito Leal, o professor Paulo Norberto de Moura(Paulo Motos) analisa a iniciativa e destaca que por si só não será o suficiente para que o projeto saia do papel.

- Estamos trabalhando para isso acontecer de fato, mas não depende apenas do corpo docente e discente. Espero que o projeto venha a ser executado na prática, tendo em vista que a gente tem se empenado bastante e ele é importante para melhoria da qualidade da merenda escolar, pois traz melhoria na qualidade vida.
Professor Paulo Norberto
Ele disse que o foco é produzir alimentos como hortaliças, pimentão, cebolinha, coentro totalmente livre de agrotóxico, horta orgânica. Paulo Norberto elogiou a iniciativa de a escola promover estas discussões voltadas o bem estar, mudança de hábito e por consequência a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Os alunos Lazio e Vitória do segundo ano turno manhã comentaram sobre a realização da palestra realizada na passada sexta, dia 12 de junho. Para Lazio, o tema foi bem comentado, sendo que lhe chamou à atenção a questão da quantidade de agrotóxico consumido pela população.

- Seis litros é muita coisa, muita gente adoece e acha que é fator genético e pode não ser, há doenças que é herança familiar, outras está relacionada o que a gente come.
Alunos Lazio e Vitória
Em nome do segundo ano, a aluna Vitória agradeceu aos participantes à palestra e destacou que no caso da horta da Sambaíba vem gerando renda para as famílias que estão integradas ao projeto.

Marcaram presença na palestra o líder comunitário Sebastião Alves da comunidade Baixa da Ponte, o presidente do Sindicato Rural Cícero Marcos Oliveira, Paulão e Sílvio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí-Fetag-PI. A palestra pôs fim as atividades do segmento previstas. Antes já haviam sido desenvolvidas palestras sobre dieta e alimentação saudável e doenças causadas por uma má alimentação. (Por: José Loiola Neto)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu