Por: José Loiola Neto, plantão de esportes
Dentro da nova cúpula da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, que tomou posse no último mês de abril, o secretário geral Walter Feldman já se mostrou um defensor de mudanças no estatuto da entidade que se encontra em meio a crise dada a prisão do vice presidente José Maria Marin há duas semanas na Suíça. A CBF atravessa uma crise e o presidente Marco Polo Del Nero enfrenta pressão e muitos já chegaram a pedir sua saída do cargo. Em entrevista no Rio na última quarta-feira, Walter Feldman disse que a CBF vem tratando sobre a criação de uma Comissão Nacional Permanente dos clubes dentre da própria entidade, o que visa a representação e fortalecimento do Conselho Técnico com autonomia e independência para definir sobre as regras das competições. Na concepção do dirigente trata-se a iniciativa é um fato importante para os clubes e futebol brasileiro na medida em que a partir de agora os clubes possam ter autonomia sobre a organização e fórmula de disputa das competições.
- Tudo o que for importante será discutido entre os clubes e levado a direção da CBF, sem veto.
Walter Feldman comenta a situação do presidente Marco Polo Del Nero depois da prisão de José Maria Marin na Suíça no final do último mês de maio. Feldman diz que a nova gestão na CBF começou agora e não há o que temer quanto a corrupção.
- Ele(Del Nero) falou sobre o momento atual, a gravidade dos fatos ocorridos e principalmente a sua tranquilidade em relação aos fatos. É uma gestão que começou há 60 dias e não tem absolutamente nada a temer. Continuamos firmes na modernização da CBF e do n osso futebol.
Nessa quinta-feira na sede da CBF acontece um encontro do presidente da CBF com presidentes das 27 federações estaduais. Walter Feldman comenta a respeito da pauta do encontro.
- Vai ser discutido sobre mudanças estatutárias, o mais importante eu diria que será sobre a redução dos mandatos, deve ser aprovado o mandato com uma reeleição, além da função do novo papel dos vices e escolha dos vices numa eventual sucessão.
Feldman opina sobre o critério de escolha dos vices presidentes da CBF, que atualmente leva em conta o critério de idade.
- Minha opinião pessoal é: nem o mais novo, nem o mais velho; a escolha deve ser do colégio de vice-presidentes.
O secretário geral da CBF defende que os clubes tomem frente em relação a coordenação geral dos torneios, aliás a proposta também tem apoio do presidente Marco Polo.
- Quem deve ter papel determinante sobre a organização do futebol são os clubes. O presidente Marco Polo Del Nero pensa isso e pensa durante sua gestão implantar essa ideia.
Ele garante que apesar da prisão de José Maria Marin, vice de futebol da CBF, a entidade está focada em implantar as mudanças necessárias para que haja uma transformação do futebol brasileiro.
- As denúncias que foram apresentadas em Zurich não vão mexer na estrutura da CBF no que diz respeito a seu desejo de contribuir com a modernização do futebol brasileiro.
E finalizou dizendo que o presidente Marco Polo Del Nero vai concluir seu mandato, contribuindo para modernização do futebol pentacampeão do mundo.
- Tenho absoluta certeza que o presidente Del Nero vai cumprir se mandato e vai dar uma grande contribuição naquilo que o povo brasileiro espera que é um futebol vibrante, moderno para contemplar o torcedor.
0 Comentários