Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Aldo Rebelo fala sobre cortes de bolsas e afima que não houve contingenciamento, nem retirada de recursos.

 Aldo Rebelo fala sobre cortes de bolsas e afima que não houve contingenciamento, nem retirada de recursos.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo esteve no Piauí esta semana, oportunidade em que participou do II Fórum de Governadores do Nordeste, evento que serviu para pautar a respeito dos mais diversos temas de interesses dos 9 estados que compõem a região. Ouvido pela Teresina FM, o ministro discorreu a respeito dos cortes promovidos pelo governo federal nos programas, alguns deles vinculados a seu ministério, devido a crise econômica que afeta o país.

De acordo com Aldo, o ministério Ciência, Tecnologia e Inovação fez todos os esforços tendo em vista "poupar" aquilo que pode ser considerado "essencial" para a continuidade dos projetos de pesquisa e iniciação científica, sendo que no caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq- agência que cuida das bolsas, não houve contingenciamento, nem foi retirado recurso das bolsas já existentes, nem tampouco daquelas que já haviam sido contratadas
- Nós estamos tentando fazer com que as bolsas de graduação, que não são bolsas de pesquisas, que o pagamento delas sejam transferidos do Ministério da Ciência e Tecnologia para o Ministério da Educação, mas desde que todas sejam pagas. Devo dizer que no caso de pesquisa não houve nenhum tipo de prejuízo e contingenciamento.

Aldo disse que o que aconteceu foi que projetos novos que deveriam ser iniciados em 2015 só serão executados a partir do ano que vem, com vistas a não prejudicar os que já estavam em curso, além disso explica o ministro, o orçamento do ministério está sendo recomposto e ampliado. Ele acrescenta que na área de pesquisa foram criadas milhares de vagas nos cursos de mestrado e doutorado em todo o Brasil, inclusive no Nordeste. No entanto, Aldo faz ressalvas.

- Esses mestres e doutores precisarão pesquisar para manter o status da arte do que aprenderam se não eles entram num processo de defasagem. (Por: José Loiola Neto)

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement