O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será investigado por tráfico de influência pela Procuradoria da República no Distrito Federal. A intenção é descobrir se Lula favoreceu empreiteiras que estão sendo investigadas pela Operação Lava Jato. A partir de agora, o Ministério Público poderá utilizar todas ferramentas investigativas para checar possíveis irregularidades cometidas pelo petista.
Presidente do Brasil entre 2003 e 2010, Lula é suspeito de facilitar negócios da Empreiteira Odebrecht com governos estrangeiros, onde faz obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- BNDES. O que se sabe é que a empreiteira bancou várias viagens de Lula ao exterior depois que ele deixou a presidência.
Professor emérito da PUC-RS, especialista em direito Marcelo Vicenttini em entrevista a Rádio Web explicou que o inquérito aberto pela Procuradoria do DF é o aprofundamento das investigações que podem levar o caso a uma denúncia à Justiça por parte do Ministério Público. Segundo ele, o inquérito é necessária para apuração dos crimes. bem como aprofundar e chegar a uma conclusão acerta dos fatos, ao mesmo tempo saber se tais fatos estariam previstos como um delito.
Em nota, o Instituto Lula informou que recebeu com surpresa a notícia de abertura de inquérito para investigar o ex-presidente na medida em que, segundo a entidade, ele já entregou todas as informações solicitadas. Conforme reportagem da Revista Época publicada em maio, o BNDES fechou financiamento de ao menos UU$ 1,6 bilhão com países alinhados com Lula e o PT, isto após intermediações do ex-presidente. (Por: José Loiola Neto)

0 Comentários