PAPO COM IDOSOS: Seu Bento Oliveira da Mosqueada, 90 anos de idade e muita história para contar.

O aposentado Bento Oliveira da Silva, um senhor de 90 anos(25.03.1925), nascido no povoado Mosqueada foi nosso entrevistado no quadro "Papo Com Idosos" do Painel Popular no passado 12 de julho. Pai dos comerciantes Bezerrinha da Frutaria e Antonio Bento, na entrevista ele relatou contos da infância. Em um deles, disse que seu avô era um profeta, pois pôde prever um inverno rigoroso no Piauí em 1924.

Seu Bento é sogro do senhor Josemar, servidor público municipal, aliás que no momento Seu Bento e a esposa dona Antonina Bezerra estão aos cuidados da filha Luiza Oliveira Bezerra e seu Josemar, residentes no Conjunto Habitacional Eufrausino Moura. O casal teve ao todo, 9 filhos.

Apesar dos 90 anos, bem vividos diga-se de passagem, demonstra boa saúde. Pai de sete filhos, são eles responsáveis pelos cuidados ao casal. A recordação mais fértil da infância diz respeito ao avô- Seu Liberato.
Seu Bento em entrevista ao Painel Popular
- Era um homem que conseguia prever coisas que iam acontecer oito ou dez anos mais tarde. Em 1916 ele disse que em 24 ia ter um inverno de matar sapo afogado e deu certo, naquele ano choveu que a terra ficou mole.

Seu Bento é um dos oito filhos do casal Amâncio Ribeiro da Silva e Angélica Rosa de Oliveira. A família parece ter no DNA a marca da longevidade, pois outros dois irmãos do aposentado já superaram a marca centenária- Seu Teodorico tem 101 e Seu Mamede tem 104 anos. Ambos moram em Teresina. A expectativa de vida do piauiense é 71 anos.
Seu Bento e a esposa dona Antonina: 66 anos de casados
Seu Bento com o genro, seu Josemar
Dona Luiza com a mãe, dona Antonina
Família reunida: Dona Luiza e Seu Josemar ladeando o casal Bento e Antonina, ambos com 90 anos.
Agricultor nato, plantava fumo que era comercializado durante a famosa feira no mercado público de Elesbão Veloso, especialmente durante a década de 1970. Ele relata que chegava a vender quatro arrobas do produto. Ele lamentou a ausência do mercado público na cidade, e isso enfraqueceu. Grande produtor de mandioca chegava a trazer para venda na feira 115 quartas e meia de farinha.

- Cheguei a vender de 1.120 quilos de farinha para o finado Zé Osvaldo. Eu vendia bem e dava para ganhar um bom dinheiro.

As vindas para a feira em Elesbão Veloso eram um tanto aventureiras.

- As vezes dormia no caminho, aqui perto e cedo chegava com carga de legume, farinha. Saia às 2h da tarde de sexta, dormia perto, já peguei a levar muitas chuvas.
 Bento Oliveira da Silva- 90 anos, morador da localidade Mosqueada

Por: José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu