PAPO DE BOLA- Joaquim Ferreira, o "Manabu" lembra passagens por times, diz que está fechado com a Rua do Fio e comenta futebol inflacionado em Elesbão Veloso: "provei do próprio veneno"

PAPO DE BOLA- Joaquim Ferreira, o "Manabu" lembra passagens por times, diz que está fechado com a Rua do Fio e comenta futebol inflacionado em Elesbão Veloso: "provei do próprio veneno"
Por: José Loiola Neto

Entrevistado do Quadro Papo de Bola do Portal Elesbão News, o dirigente Joaquim Ferreira da Silva Filho, o "Manabu" relembrou toda sua trajetória no futebol elesbonense. Após passagens por Pé do Morro, Moto Táxi e Jatobá, onde tudo começou, atualmente ele dedica seu tempo e investe na Rua do Fio. Aliás, por falar em investimento, nessa entrevista, o dirigente foi enfático ao comentar o tema: "provei do próprio veneno", disse Manabu, ressaltando que a ideia de oferecer algumas gratificação a atletas surgiu por uma carência de jogadores para à época defender o Moto Táxi.

Ao Papo de Bola, Manabu também enfatizou a respeito da criação de uma liga esportiva em Elesbão e cogita a possibilidade de parar no fim do ano. "Vamos prestar contas de tudo que a Rua do Fio fez na minha gestão, a partir dai se tiver interesse, haverá uma negociação para renovar, tudo bem,. se não, pode ser que eu pare". Confira os pontos principais da entrevista

O COMEÇO
- Meu início no futebol em Elesbão Veloso foi na década de 1990, naquela oportunidade conhecia meus primeiros amigos, o Demir e o Naldinho, pessoas que até hoje estimo muito. Lembro que ainda éramos adolescentes, pessoas de 15 a 16 anos, começamos, bolando tudo naqueles campinhos da Sambaíba e Jatobá e dali surgiu a ideia de criar o time chamado Jatobá, depois participamos de Copa Cidade. Então, foi no Jatobá onde comecei toda minha trajetória.
O PROJETO JATOBÁ
- Não tivemos a felicidade de chegar ao topo maior que era o título, mas chegamos a pelo menos duas ou três semifinais de Copa Cidade.

PASSAGEM PELO PÉ DO MORRO
- Foi um pouco diferente, rápida, foram duas competições- uma a gente foi campeão no Clube Recreativo e a outra a gente ficou na semifinal da Copa Cidade.

HISTÓRIA NO MOTO TÁXI
- Na classe(mototáxi) hoje eu tenho 14 anos de serviços e numa determinada oportunidade recebemos um convite para participar de um torneio de futebol de salão, que seria realizado na quadra do bairro Santa Clara e naquela oportunidade eu juntamente com o Zé Raimundo e Josimar na época, colocamos um time e a gente não tinha nem muita visão de futuro, mas chegamos a ser vice-campeão, na final perdemos para o Cirino por 3x2. Depois desse campeonato criou-se aquela curiosidade e o interesse dos demais integrantes da causa e aprofundar mais, foi então que a gente criou o Moto Táxi.

A SAÍDA DO MOTO
- A gente participou de duas copas cidades, não tivemos êxito de chegar a nenhuma semifinal, teve também algumas coisas pessoais da diretoria e fez com que eu me afastasse.

O INGRESSO NA RUA DO FIO
- Eu já tenho amizade muito grande desde muito tempo atrás com o Edmilson(Mindaia), Zé do Parma e Dirceu(Soares). Tenho amizades com outras pessoas da Rua do Fio, mas os três foram peças-chave para fazer com que eu fosse para a Rua do Fio. Bem antes eles já me convidavam para eu ir, mas na época eu defendia o Moto Táxi, que é a categoria que hoje eu faço parte e trabalho, então eu não via motivo de ir para a Rua do Fio, mas após minha saída do Moto Táxi em dezembro de 2012 eles me convidaram, se disponibilizaram em ajudar no que eu precisasse, então aceitei o convite.


POR QUE NÃO SER TREINADOR, COMO ANTES
- A necessidade obriga e fez com que eu tomasse essa decisão. Lá na Rua do Fio eles me entregaram o comando geral e hoje é muito acarretado, tem muita coisa para se fazer. Mas a Rua do Fio é bastante organizada, temos uma folha enxuta, não devemos um real a ninguém, estamos bem organizados, temos um diretoria unida e todos satisfeitos.

Manabu fala ao elesbaonews.com
MANABU INFLACIONOU O FUTEBOL EM ELESBÃO
- Recebo estas críticas com muita naturalidade. Sempre falou nos bastidores e uso uma frase que diz: 'a gente prova do próprio veneno'. Quando a gente foi criar o Moto Táxi, eu e colegas sentimos a necessidade de adotar algumas medidas dessa natureza porque., porque o time na época, a gente não tinha material humano e tínhamos que ir buscar fora e para trazer jogador para atuar aqui tínhamos que tomar essa decisão, oferecendo algumas vantagens a alguém de outros times para poder iniciar o nosso time. Fui para a Rua do Fio e hoje não só o Manabu, mas todos os times gastam. Hoje, ou o time é organizado financeiramente com uma diretoria boa ou não chega a lugar algum.

DECISÃO DE OFERTAR GRATIFICAÇÕES A JOGADORES
- A gente achava que ia ser uma questão temporária pelo fato de uma carência humana(jogadores) e logo tudo voltaria ao normal, só que outros times viram que o caminho era aquele e ai a oferta continuou.

AFASTAMENTO EM DEFINITIVO DO FUTEBOL LOCAL
- Existe essa possibilidade, mas vai depender muito das conversações que eu vou ter com o pessoal de São Paulo, que me convidaram e me entregaram toda confiança em mim. Vou sentar com eles no final do ano, junto com a diretoria vamos prestar contas de tudo que a Rua do Fio fez na minha gestão, a partir dai se tiver interesse, haverá uma negociação para renovar, tudo bem,. se não, pode ser que eu pare.

O TÍTULO DA COPA CIDADE 2015 PARA RUA DO FIO NÃO VEIO
- Futebol é dinâmico e formado por vários fatores: habilidade, físico, técnico, de inteligência e sorte, tem que ter tudo isso. Fizemos tudo: buscamos bons atletas, se organizou, manteve uma folha em dia, fizemos o que tinha que fazer, mas faltou sorte,. os números não mentem, fomos vice-campeões invicto, tivemos 11 pontos e o campeão ficou com 10. O vice-campeonato da Rua do Fio encarei com a maior naturalidade do mundo porque sou consciente de que meu grupo, meu time estava preparado para ser campeão, não foi porque não era hora de ser, mas em momento algum fiquei decepcionado, nosso time jogou como tinha que jogar e era para ter ganho o campeonato, infelizmente não deu certo.

LIGA ESPORTIVA
- Acho bom, maravilhoso, é preciso fazer com que os donos de times tenham um consenso. Existem dois termos: um de pensar na sua agremiação e o outro no futebol, tem que formar uma diretoria. Eu acredito que tenham nomes em Elesbão Veloso para comandar a liga, mas talvez estas pessoas não queiram assumir, mas que tem gente capacitado tem.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu