Veja fatos marcantes em Elesbão Veloso ocorridos no mês de agosto

Agosto está indo embora, um dos mais longos meses do ano termina nesta segunda-feira. No mês que para muitas pessoas é o mês do desgosto, ou do azar, alguns fatos em Elesbão Veloso merecem destaque. Confira!!!

8 de agosto
2015- O comerciante elesbonense Valdenrique Nonato, o Rick, dono do Sacolão Porto Alegre em Teresina morria em acidente na zona rural de Elesbão Veloso.

12 de agosto
1977- Nascia o ex-mototaxista Balinha, falecido em acidente de trânsito no final de 2004.
1968- Nascia Tóim do Milito, comerciante, que morreu em acidente na BR-316 em abril de 2014.
1963- Nascia Nezinho Rufino, agricultor, ele perdeu a vida em acidente na BR-316 em agosto de 2013.

13 de agosto
2008- Morria dona “Alci do Ponto Chic”, mãe do Jorge Luis Lopes Cavalcante, atual secretário de administração em Elesbão Veloso.

14 de agosto
2011- Morria o machante “Manoel Cabeça Branca”, vítima de infarto.

Cabeça Branca faleceu em 2011

17 de agosto
1932- Nascia Joaquim Mendes Loiola, ex-hoteleiro, falecido em fevereiro de 2014.
1990- Nascia João Emanuel, médico recém-formado pela UESPI. Ele morreu em acidente na BR-316 em março desse ano.

28 de agosto
1972- Aos 39 anos, morria Mundica Mendes Loiola, esposa de Joaquim Mendes Loiola.
2010- Incêndio de grandes proporções atingia a Marcenaria do Zé Evandro, na Rua Coroatá, instante em que ele não se encontrava em casa. O estabelecimento foi completamente destruído pelas chamas.

Marcenaria do Zé Evandro em chamas em 2010

29 de agosto
1939- Nascia o machante Manoel da Silva Alves, o Manoel Cabeça Branca

30 de agosto
1997- Assassinato do radialista e comerciante José de Holanda Cavalcante, o “Manhão”. Acusado pelo crime praticado em plena Praça da Independência, o mecânico “Peixinho” foi absolvido durante júri popular realizado no ano passado.

31 de agosto
2007- Morria aos 66 anos, Raimundo Sobrinho de Sousa ou simplesmente “Raimundinho do Cartório”.
2009- Trágico acidente no assentamento Bebedouro, zona rural de Elesbão Veloso. A garota Denise da Conceição Sousa com apenas dez anos morria vítima de atropelamento na BR-316 provocado por uma hilux da Secretaria Estadual de Saúde.

Hilux da Sesapi atropelou e matou menina de 10 anos em E.Veloso.

Por: José Loiola Neto

Ex-vereador Bofó pode estar de saída do PT

O ex-vereador e atualmente aposentado pelo Banco do Estado do Piauí (BEP), Raimundo Soares da Araújo, “Bofo”, pode estar de saída dos quadros do PT nas próximas semanas, em conversa com o petista na tarde deste domingo (30), o mesmo nos revelou que pretende se desfiliar da legenda até o próximo dia 30 de setembro. O mesmo prometeu uma entrevista após a realização do ato.

Lima Gomes, ex-inspetor da Funasa em Elesbão Veloso segue em Teresina realizando tratamento de saúde.

Lima Gomes em foto tirada em setembro de 2014.

Há três meses, o inspetor e ex-chefe de equipes da Fundação Nacional de Saúde- FUNASA em Elesbão Veloso se encontra em Teresina, realizando um prolongado tratamento de saúde e se encontra aos cuidados de familiares, filhos do primeiro casamento.

Neste sábado, em conversa com sua segunda esposa, dona Fransquinha Lima Gomes, em sua residência na Grota do Feijão, ela informou que Lima está enfermo, com problemas renais sérios.

Diabético, há pelo menos quatro anos o quadro de saúde do “Lima Gomes da Funasa” piorou. Em 2012, ele sofreu um derrame, que só contribuiu para agravar a situação. Em contato com nossa reportagem no começo desse ano, ele dissera que o problema nos rins vinha sendo tratado a base de medicamento e que não vinha percebendo melhora acentuada.

Atualmente com 69 anos de idade(03.03.1946), o amigo Lima tem tido constantes lapsos de memória. Nossa reportagem por meio de uma ligação para uma de suas filhas tentou, mas conseguiu falar com ele. Esperamos que Seu Lima consiga melhorar e retorne para Elesbão, terra que o acolheu como filho.

Natural de Piripiri, ele chegou a Elesbão Veloso no final da década de 1980 a serviço da Funasa para erradicar um surto de malária na zona rural do município, a partir daí resolveu fixar residência. Servidor de carreira da Funasa com 48 anos de atuação, devido a problemas de saúde, Lima Gomes está afastado do trabalho há algum tempo. (Por: José Loiola Neto)

Ex-lavrador e comerciante Zé de Sousa, pai do “Luis Zé de Sousa” e sogro do seu João Absolon morre aos 93 anos em Elesbão Veloso

Faleceu a 00:30 desta sexta-feira(28/8), o aposentado ALFREDO PEREIRA DE SOUSA, o popular “Zé de Sousa”, 93 anos, natural de Independência-CE, mais que chegou a Elesbão Veloso ainda durante a década de 1940.

Ele era pai do metalúrgico Luis Zé de Sousa e dona Chiquinha, esposa do senhor João Absolon, que reside em Santo André-SP. Dona Chiquinha, na verdade, se encontrava aqui em Elesbão auxiliando nos cuidados do seu genitor.

Desde que completou 93 anos, em fevereiro, o aposentado passou a enfrentar problemas de saúde e por seguidas vezes chegou a ser hospitalizado, a partir de abril, o quadro de saúde piorou e ele tinha dificuldades para se locomover, devido a dores fortes na coluna. Nos últimos meses estava acamado.

Seu Zé de Sousa foi casado com dona Maria Neres de Sena, juntos tiveram três filhos, que lhes deram netos e estes bisnetos. Por muito tempo ele foi comerciante, mas também chegou a ser lavrador, aliás, foi através do roçado que ele garantiu o sustento familiar, numa época de muita dificuldade e poucas oportunidades. O corpo do seu Zé de Sousa foi sepultado no final da tarde de ontem no cemitério Sambaíba.

Deixo aqui meus sentimentos aos familiares- Seu Luiz Zé de Sousa, sua esposa tia Luzia, o meu primo João Absolon e sua esposa, dona Chiquinha, em face o desaparecimento da vida terreno do senhor Zé de Sousa. Descanse em paz!!!

Alfredo Pereira de Sousa- Zé de Sousa
Nasceu: 23 de fevereiro de 1922
Faleceu: 28 de agosto de 2015.

Dona Lídia Cavalcante morre aos 103 anos em Elesbão Veloso.

Aos 103 anos, faleceu por volta das 5h da manhã deste sábado(29), em sua residência, que fica na Avenida Benedito Portela Leal, aqui em Elesbão Veloso, a aposentada LÍDIA MARIA CAVALCANTE.
Nascida no povoado Coroatá, que mais tarde se tornaria Elesbão Veloso, dona Lídia foi casada com o ex-boiadeiro José da Silva Lima, o Zé Tunico, falecido em 1988.

O casal teve 8 filhos, destes, quatro estão vivos, dois deles moram em Elesbão, são eles- Enoque Cavalcante da Silva e Francisca das Chagas Silva, outros dois- Graciosa e João Tunica moram em Itinga-MA.

Dona Lídia, que por muito tempo se destacou como costureira, tendo sido lavradora durante boa parte da vida também deixa netos, bisnetos e tri-netos. O corpo da aposentada está sendo velado em sua residência situada à Avenida Benedito Portela Leal e será sepultado no domingo no cemitério Sambaíba em horário a ser definido por familiares.

Em 2012, quando completou 100 anos, familiares mandaram celebrar uma missa para comemorar o marco natalício. 

FOTOS: Carreta envolvida em acidente com vítima fatal na Bahia cai de plataforma, quando era transferida para o Pará e deixa trânsito confuso na BR-316 em Elesbão Veloso.

No final da manhã deste sábado na altura do km-158 da BR-316 entre o Balão da Várzea Alegre e a subestação da Eletrobras Piauí em Elesbão Veloso houve o registro de acidente envolvendo duas carretas, que viajavam de Teolândia na Bahia rumo a Belém do Pará.

A carreta cor branca, modelo Volvo, com placa JUR 8007 de Belém-PA, que vinha sendo transportada por outra carreta cor vermelha, esta com placa MVS 2035- Belém-PA caiu de uma plataforma, deixando o trânsito confuso naquela área da rodovia.

O detalhe é que a carreta placa JUR 8007 se envolveu em um acidente com vítima fatal em Teolândia-BA no último dia 3 de agosto. Sinistro de colisão com uma moto, cujo condutor acabou morrendo. Não se sabe as circunstâncias do acidente ocorrido nesta manhã em Elesbão Veloso, mas ao ser ouvido rapidamente por nossa reportagem o motorista reclamou de uma lombada, na sua opinião mal colocada pelo Dnit, ele sugeriu a instalação de um radar eletrônico para evitar acidentes. A PRF esteve no local e um lado da pista ficou interditada.

Até por volta de 12:30, os caminhões seguiam ocupando as margens da estrada, sendo em sinal de companheirismo o motorista de uma carreta cor branca placa KNG 3227 de Vila Velha-ES carregada com canos de tubulação tentava fazer o reboque. A plataforma ficou encostada nas proximidade do balão da Várzea Alegre.

Importante lembrar que nesse mesmo trecho da BR, no dia 28 de fevereiro, teve registro de acidente- o aposentado Inácio de Sousa Pinto, de Aroazes tombou sua Ecosport, quando se dirigia para cidade de São Miguel da Baixa Grande. Ele sofreu escoriações pelo corpo. (Por: José Loiola Neto)

Grupo Santa Lúcia implanta mais calçamento e projeta Pousada, Restaurante e Borracharia nos próximos meses

Posto Santa Lúcia recebe mais calcamento.
Posto Santa Lúcia recebe mais calçamento.

O grupo Santa Lúcia de Elesbão Veloso, segue a todo vapor seus investimentos na cidade, em recente visita ao Posto Santa Lúcia, a reportagem foi bem recebida pelo presidente e empresário Evaldo Barbosa, que informou que o estabelecimento às margens da BR-316 passa atualmente por implantação de paralelipípedo em sua grande área.

Segundo o empresário a terceira e última fase de calçamento no Posto se dará em 2016, e que também construirá no futuro a Pousada Santa Lúcia que contará com excelente acomodações aos viajantes.

O empresário informou que pretende abrir nos próximos o tão aguardado Restaurante Santa Lúcia que funcionará juntamente com Lanchonete Santa Lúcia. Outro empreendimento com abertura prevista para os próximos meses trata-se da Borracharia Santa Lúcia.

Segundo o empresário o Grupo atualmente conta com mais de 70 funcionário diretos.

Uma semana depois, Comercial e Farmácia Emiliana sofre novo assalto em Elesbão Veloso.

 Uma semana depois, Comercial e Farmácia Emiliana sofre novo assalto em Elesbão Veloso.

Exatamente às 19h10 desta quinta(27), o Comercial e Farmácia Emiliana, no Bairro de Fátima sofreu um novo assalto. Fato acontece uma semana depois e novamente a ação do bandido foi filmada por câmeras do circuito interno. O detalhe é que supostamente ou muito provavelmente, o assalto foi praticado pelo mesmo elemento que invadiu o estabelecimento e levou dinheiro do local há uma semana. Ele só teria trocado a camisa.

Nossa reportagem já esteve no local e conversou com os proprietários Emiliana e Joãozinho, bem como com as funcionárias Irandi e Regina. Impressionantemente, o modus operandis do marginal foi mesmo: ele agiu sozinho, deixou a moto estacionada em uma rua ao lado, depois veio até o comercial, anunciou o assalto, se dirigiu a gaveta e subtraiu certa quantia em dinheiro.

Em conversa com nossa reportagem, um vizinho que preferiu não se identificar disse que percebeu toda a movimentação do assaltante. “Ele estava a pé e caminhava ligeiro, entrou na farmácia normalmente, como um cliente que vai comprar alguma coisa, só que ele estava com capacete na cabeça, eu estranhei, estava com calça comprida preta, sapatilha preta  e camisa branca”, descreveu.

Ao entrar no estabelecimento, em alvoroço, o elemento pediu para as vítimas se abaixarem, nesse momento ele se dirigiu a uma das gavetas e retirou dinheiro, saindo rapidamente em direção a motocicleta- uma Today, depois seguiu pela Rua Piauí sentido Matadouro. A polícia esteve no comércio, colheu as primeiras informações e saiu em busca do acusado.

Cortes de luz em Elesbão Veloso.

 

Nesta quarta-feira(26), conforme levantou nossa reportagem, a  Eletrobras Distribuição Piauí realizou cortes de luz em unidades consumidoras em Elesbão Veloso, às quais se encontram inadimplentes. Algumas das unidades atingidas com os cortes tinham até três faturas. Parte dos consumidores quitaram as contas e ainda na tarde de ontem aconteceu a religação.