Cadastro Ambiental Rural precisa ser entregue até maio de 2016. Tecnólogo põe serviços a disposição em Elesbão Veloso afirma que índice de procura é abaixo do esperado.

publicidade
Hernandes Brito em entrevista ao Painel. Ele falou sobre CAR
Tecnólogo em geoprocessamento, Hernandes Brito esteve em Elesbão Veloso no último final de semana, oportunidade em que, durante reunião no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, Agriculores(as) Familiares aproveitou para divulgar em relação o Cadastro Ambiental Rural-CAR, Cuja declaração precisará ser entregue por proprietário de imóveis rurais até maio do próximo ano.

Hernandes lembrou que inicialmente a primeira data estipulada pelo governo foi 5 de maio deste ano, no entanto, em razão de a região Nordeste ter ficado com um número bem abaixo do esperado para o número de declarações efetivadas, o prazo precisou ser prorrogado, tendo em vista os proprietários de terras se organizarem para entregar a declaração e entre outras coisas evitar multas. O tecnólogo explicou a importância do Cadastro Ambiental Rural-CAR.
publicidade


- Se a pessoa for tentar um financiamento junto ao Banco do Nordeste, vai precisar do cadastro. Se tiver que fazer uma regularização ou venda do imóvel o cadastro será necessário. Se a pessoa for comprar um maquinário, a propriedade estando cadastrada, ela ganhará um desconto, tem outras vantagens.

De modo mais abrangente, o CAR também tem sua importância para o município, na medida em que de posse das propriedade cadastradas, a gestão municipal vai ter como ter como manter preservadas as Áreas de Proteção Permanente-APP, inclui-se neste aspecto riachos, nascentes de rios e a própria reserva legal, que é em suma é obrigatório.

- Aqui em Elesbão Veloso por ser caatinga cada propriedade precisa manter 20% de área preservada.


Hernandes Brito já vem realizando serviços de geoprocessamento na região dos Cocais no Maranhão, no Piauí tem forte atuação na região Sul do Estado, incluindo áreas dos municípios de Bom Jesus, Uruçui.

- Já fiz cadastros também na região de Mateiros no Tocantins, em Formosa do Rio Preto na Bahia, estamos rodando.

Em relação o índice de procura para realização do cadastramento, Hernandes observa que é muito baixo, dessa maneira, ainda existem muitos por fazer. Acrescenta que a maioris dos proprietários estão 'relaxados', mas na sua opinião o governo não tem se mobilizado para expandir as informações do CAR.

- A maioria que procura fazer com mais rapidez, são aqueles que de repente procuram o banco para fazer um empréstimo e ficam impedidos, ai fazem a declaração, maia uma gama enorme não fizeram, falta também divulgação mais efetiva do governo, que fez a lei, porém não está incentivando.

A vinda a Elesbão Veloso, neste primeiro momento foi para tornar público e ao mesmo tempo colocar seus serviços à disposição de quem possa interessar. Ele dispõe de uma equipe para realização dos cadastros. Ele explica a procedência dos trabalhos, incluindo os valores para tal.

- Primeiro a gente faz o levantamento da propriedade, pegando as coordenadas de cada ponto com GPS, depois a gente vai pegar a cópia do documento, pode ser registro ou escritura. Em relação aos custos, se a propriedade já tiver um levantamento, o cadastro fica em R$ 300,00, se não tiver, vamos fazer um levantamento, onde o proprietário pagará por ele, além dos R$ 300, mas pode também haver descontos, a gente discute para ficar bom para todos os lados.

Reportagem: José Loiola Neto
publicidade
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu