CEEP Benedito Leal firma parceria com Detran-PI e promove palestras sobre educação no trânsito.

Com o propósito de orientar jovens de como se comportar devidamente no trânsito, aconteceu no último dia 14 de agosto, no auditório da Prefeitura de Elesbão Veloso uma série de palestras desenvolvidas pelo DETRAN-PI, através da Escola de Trânsito do Estado.

Marcaram presença, alunos de ensino médio, dos três turnos- manhã, tarde e noite, matriculados no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Benedito Portela Leal. Na prática, o evento é mais uma ação ousada da escola que procura sempre inovar, conciliando conteúdos didáticos à vida cotidiana.
Auditório da PMEV lotado com alunos do CEEP Benedito Leal
A gerente da Escola de trânsito junto ao DETRAN-PI, foi uma das palestrantes do evento. De acordo com Zulmirene Zuleide, a finalidade principal do evento, que vem percorrendo vários rincões do Estado, é repassar quais cuidados precisam ser adotados para evitar acidentes, na medida em que pelo menos 90% das ocorrências nas estradas é por erro humano, dessa maneira, é possível evitá-los. No centro das estatísticas, ela chama a atenção para um dado preocupante.

- Infelizmente, a maioria das pessoas que estão morrendo no trânsito são jovens de 18 a 29 anos, muitos dos casos por conta do capacete, os mais vitimados são os motociclistas, por falta do capacete.

Zulmirene destaca que uma das saídas para atenuar a problemática dos sucessivos acidentes no trânsito é orientar os jovens, pois estes, tem um potencial enorme até para mudar uma nação, dessa forma, precisam se conscientizar que a situação é preocupante, e cada um precisa fazer sua parte para que mude a atual realidade.
Zulmireide Zuleide, gerente da Escola de Trânsito do Piauí fala ao Painel.
Nas andanças pelos municípios piauienses, a capacitadora do Detran-PI disse que a constatação é de um trânsito caótico, visto que, a maioria não possuem sinalização. Nesse sentido ela recomendou que os gestores municipais adotem as medidas necessárias.

- É preciso que seja tomada uma providência urgente porque sabemos que a partir do Código de Trânsito Brasileiro-CTB, ele é de responsabilidade de cada gestor municipal, assim é preciso que eles urgentemente procurem os Detrans para dar suporte na parte de engenharia para que haja uma organização do trânsito, porque fica muito difícil organizar trânsito numa cidade que sequer tem sinalização.

A reportagem também conversou com a estudantada do Ceep Benedito Leal, tendo em vista destacar opiniões pós-palestra. Para o aluno do 3ª ano E/noite Jhonata Diego, a iniciativa foi interessante porque a equipe da Escola de Trânsito do Detran-PI veio para não apenas incentivar os jovens a se proteger no trânsito, mas orientar sobre a importância da Carteira Nacional de Habilitação.

- Eu penso em tirar minha carteira(de habilitação), até porque preciso sempre de transporte, o que faço hoje, onde atuo, no meu trabalho precisa de transporte., falou Diego.
Jhonatan Diego,aluno do 3º ano
O aluno do 1ª ano D/tarde, Saymon disse que da palestra tira de proveitoso, a conscientização, principalmente, levando em conta o fato de menores de idade, como ele, não poderem guiar veículos, além disso, pôde conferir noções importantes como o uso correto de capacete. Perto de completar 18 anos, Saymon disse que faz planos para retirar sua CNH.

Eles também falaram sobre o atual cenário do trânsito em Elesbão Veloso e numa ótica apurada foram unânimes em dizer que o que chama mais a atenção no momento são os maus estacionamentos, principalmente na área central da cidade.

- Na praça (da Independência), eles (motoristas) param carros indevidamente, arriscando pedestres e motociclistas, falou Diego.
Saymon, aluno do 1º ano no CEEP Benedito Leal
Saymon destaca que os motociclistas em Elesbão Veloso estão mal acostumados quando o assunto é a utilização de capacetes.

- Muita gente usa capacete na testa, capacete é para ser colocado na cabeça e com fivela apertada. Vejo muitos jovens andando sem capacete e sem a fivela apertada.

A diretora do Ceep Benedito Leal, professora Doralice Costa(Maninha) se mostrou satisfeita diante a participação do alunado, que compareceu em bom número. Ela disse que espera que a palestra possa ter contribuído para o conhecimento dos alunos, até para que a situação venha a mudar, mas segundo, Maninha, se for necessário trará novamente o Detran-PI para reforçar ainda mais as informações.

- Saber o que pode e o que não pode, eles sabem, resta saber se vão fazer pelo menos um pouquinho a parte deles. Na escola, todo mês, pelo menos três ou quatro alunos deixam de fazer provas porque caiu da moto. Isso é preocupante...

A diretora destaca que o que mais motivou direção, coordenação pedagógica e corpo docente a pensar em um evento dessa envergadura para a escola foi o fato de haver constantes acidentes envolvendo alunos, que na maioria das vezes acabam tendo que se afastar da sala de aula por estar se recuperando.

- A gente educa para a vida inteira para em qualquer lugar que eles chegarem terem aquela educação. No Benedito, como a faixa-etária é aquela que pega em moto, apesar de serem menores de idade, a gente tem uma incidência muito grande de acidentes com alunos e isso motivou a realização dessa palestra. MAIS FOTOS. Reportagem: José Loiola Neto.






 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu