Semana Mundial do Aleitamento materno tem início neste sábado(01).


 Semana Mundial do Aleitamento materno tem início neste sábado(01).
Hoje, dia 1º de agosto, tem início a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para marcar a passagem do acontecimento, estão previstas em todo o Brasil várias ações, dentre as quais, o "Mamaço", que tem como finalidade reunir mães e bebês em um só dia para comemorar a Semana de Aleitamento Materno e lutar pela prática da cultura da amamentação.

Em entrevista a Rádio Itatiaia de BH, neste sábado, dentro do jornalístico "Café com Notícia", a enfermeira/obstetra Cíntia Ribeiro Santos, que também é membro do Comitê de Aleitamento Materno da Maternidade Sofia Feldman, informou que o tema do mamaço deste ano é "Amamentação e trabalho para dar certo, o compromisso é de todos". Em Belo Belo Horizonte, o mamaço acontece hoje às 9h na Praça da Liberdade, também às 14h no Sofia Feldman.

Ao comentar sobre a situação das mães que amamentam e sua relação com o trabalho, a enfermeira ressaltou que a maioria das empresas oferece para a mulher trabalhadora uma licença de quatro meses, o que, na sua opinião dificulta à prática da amamentação. Importa lembrar que a Organização Mundial da Saúde-OMS preconiza que o aleitamento materno exclusivo aconteça até os seis meses e após até os dois anos de idade.

A mulher tendo uma licença-maternidade reduzida para apenas quatro meses observa Cintia, fica complicado para quando ela volta ao trabalho,principalmente para manter o aleitamento materno. Para a enfermeira a Semana Mundial de Aleitamento Materno também é um momento de conscientização, levando em conta que existem muitas mães que amamentam são mulheres trabalhadoras, sendo que elas devem se reunir para poder lutar para que as empresas estendam a licença maternidade para seis meses para poder ficar mais perto de seus filhos e garantir o alimento mais saudável para a vida do bebê e as empresas possam oferecer para suas funcionárias uma ambiente onde ela possa extrair o leite com segurança e armazená-lo um consumo seguro por parte do bebê.

Cintia lembrou que a parceira entre empregada e empresa é importante e todos saem ganhando, na medida em que é um benefício conjunto para a mãe, para o bebê e a empresa, que adota a licença-maternidade estendida conta com benefícios, pois tem os descontos de Imposto de Renda. (Por: José Loiola Neto)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu