![]() |
Bolsa Família em Elesbão Veloso |
- Precisamos aumentar a margem de acompanhamento, entendemos que essa preocupação deveria ser do próprio beneficiário porque é ele quem recebe o benefício e sabe que tem que fazer o acompanhamento. Essas informações de vacina, peso e medida é dos beneficiários. Ele sabe que tem que fornecer essas informações, mas a família deixa de comparecer, e só quando o benefício sofre um bloqueio ou cancelamento a família acha ruim e não aceita e chega a criticar injustamente as pessoas que trabalham no setor.
Jozivan Silva destaca que a baixa procura das famílias à Secretaria de Saúde para atualização de dados pode estar relacionada a saída destas para outros estados, sendo que repetidamente não ocorre a transferência de cadastro, o que dificulta o acompanhamento.
- Mesmo que seja por um período curto de cinco, seis, sete ou oito meses, a família precisa fazer essa transferência exatamente por conta desse acompanhamento. LEIA MAIS
Professor Jozivan Silva em entrevista ao Painel |
As últimas informações veiculadas na imprensa tem deixado beneficiários do Bolsa Família sob tensão e em Elesbão Veloso não é diferente. Importa lembrar que já foi anunciado que poderá haver corte na ordem de R$ 10 milhões para 2016. Embora, a presidente Dilma tenha negado atraso e cortes no programa, os beneficiários demonstram preocupação. O coordenador do CadÚnico local Jozivan Silva disse a nossa reportagem que algumas pessoas tem recorrido ao setor em busca de informação.
Mas em se tratando das obrigatoriedades pertinentes ao Bolsa Família, Jozivan disse que muitas famílias deixam algo negativo acontecer para somente então questionar. Ele ressaltou que baseado no que a mídia tem mostrado, o País vive uma recessão e cenário de crise, por isso, há uma previsão de cortes no orçamento e que com certeza irão afetar programas sociais como o Bolsa Família.
- Se isso se confirmar vai haver cancelamento, bloqueio e redução no valor do benefício, que inclusive já vem ocorrendo, o que tem deixado famílias insatisfeitas, e eu acredito que em 2016 será um ano muito difícil, porque temos acompanhado o noticiário e as previsões não são das melhores. Temos que nos preparar.
Nessa reta final de ano, informa Jozivan, o CadÚnico de Elesbão Veloso está finalizando o processo de atualização cadastral de 2015. Ele ressaltou que das famílias que tinham que comparecer são poucas as que ainda não atualizaram os dados. Em sua maioria são famílias que estão viajando. A intenção é concluir os trabalhos até o dia 30 de novembro.
- Ultimamente temos feito mais entrevistas para o desconto da tarifa social da energia elétrica, temos uma procura muito grande; carteira do passe livre do idoso temos tido também uma procura muito grande e com relação a finalização de cadastros novos com a finalidade de ingressar no Bolsa Família isso já reduziu bastante até porque o processo está finalizando. Em dezembro, o trabalho será interno, vamos planejar as ações para 2016. (Por: José Loiola Neto)
0 Comentários