ENTREVISTA: enfermeiro Getúlio Portella destaca estratégias da Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso para combater Aedes aegypti.

Enfermeiro Getúlio Portela. Foto: José Neto
O enfermeiro Getúlio Portela, que atua junto a Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso, em entrevista exclusiva ao Painel Popular Edição 710 deste domingo(17/1) traça um panorama quanto às estratégias que a pasta pretende desenvolver nos próximos dias junto a comunidade no sentido de evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika virus, esta última aliás vem sendo super pautada na mídia em decorrência da sua associação com os possíveis casos de microcefalia em bebês.

- Pesquisas estão sendo feitas, mas existe a suspeita de que ele está relacionado a microcefalia, isso acontece quando a mãe é atingida pelo zika vírus, fato é que as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito.

De acordo com Getúlio, o Ministério da Saúde se mostra preocupado com a atual situação, prova disto é que suspendeu as férias de profissionais da saúde, incluindo agentes de saúde e de combate às endemias, levando em conta esse começo de período chuvoso, época importante para o mosquito se propagar.

- Não adianta a gente cuidar da nossa casa, se o vizinho não cuidar da dele, o mosquito vai se proliferar, e isso vai afetar toda comunidade.

Na entrevista, Getúlio pediu atenção redobrada dos munícipes no sentido de evitar água parada, recomendou a limpeza dos quintais e busca de orientação junto a profissionais de saúde no que se refere a microcefalia.

- Queremos que a população nos ajude. Receba bem os agentes de saúde e de combate às endemias. Gostaria que cada um analisasse vendo o que pode fazer, fato é que cada um precisa fazer sua parte, esse mosquito é uma questão de saúde pública seríssima, ainda vai levar certo tempo para que se descubra uma vacina, então importante é que se crie uma corrente positiva para que a gente consiga cortar o ciclo de transmissão, e isso só será possível eliminando todos os criadouros.

Por: José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu