Desde 2010, a média de casos de coqueluche vem aumentando e recentemente, e atinge em média cerca de 5 mil registros por ano, segundo dados do Ministério da Saúde, maioria em crianças. O infectologista pediátrico da Universidade Federal do Ceará-UFC, Robério Leite explica o que é a doença e os principais sintomas.
- É uma infecção respiratória e os principais sintomas são tosse persistente as vezes acompanhada de vômito. Essa doença é mais complicada nos bebês, especialmente nos primeiros anos de vida porque pode levá-lo a uma parada respiratória.
Por esses fatores a doença é considerada problema de saúde pública, além disso, segundo o infectologista a coqueluche também é de fácil transmissão. Uma das medidas de prevenção e se vacinar.
Além disso é preciso ter novos cuidados já conhecidos pela população, como pro exemplo manter sempre as mãos limpas com água e sabão ou álcool e evitar contato com pessoas assintomática, procurar um médico no aparecimentos dos primeiros sintomas também é importante para a saúde do paciente e da família. (Suely Frota- Rádio Web)
0 Comentários