PLANTÃO PERMANENTE: As notícias de Elesbão Veloso no final de semana- sábado(6) e domingo, 7 de agosto 2016.

Lagoa secando em Elesbão Veloso
Por José Loiola Neto da redação do Elesbão News

DAP
Ao participar de reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso neste sábado(6/8), o supervisor territorial rural do Emater-PI disse que muitos recorrem ao Emater-PI ou Sindicato no sentido de requerer a Declaração de Aptidão Pronaf-DAP, mas desconhecem o critérios para receber o documento. Conforme Valdeci Alves de Araújo, o Dedé, DAP é para quem se enquadra, sendo assim, precisa ser sócio do Sindicato Rural e ter 70% da renda proveniente da agricultura familiar. A DAP tem validade de 3 anos, antes era 6 anos.

INADIMPLÊNCIA
A inadimplência no Sindicato Rural de Elesbão Veloso chega a 40%, superando as cotas mensais pagas pelos associados que estão em dia com suas atribuições.

CULTO DE DESPEDIDA.
Previsto para esta terça-feira(9/8), o culto de despedida do pastor Luis Libâneo Sério da Assembleia de Deus-AD de Elesbão Veloso. Depois de três anos e meio, ele está de saída para Caridade do Piauí, região que fica próximo a Simões, sua terra natal. Libâneo Sério é evangélico há 40 anos, e há 30 é pastor.


VOLTOU
Conforme previsto, a Câmara Municipal retomou trabalhos nesta sexta-feira, depois de extenso recesso. Até outubro, data das eleições, os 9 vereadores se dividirão entre as atribuições da Casa e a campanha, que se aproxima.

ELEIÇÕES
Aliás, a campanha eleitoral propriamente dita permitida pela justiça eleitoral começará em 16 de julho, mas a essa altura ainda que timidamente já tem candidatos por aí divulgando suas propostas.

REUNIÃO NO STTR-EV
Prevista para logo mais às 9h da manhã, reunião no Sindicato dos Trabalhadores(as) Agricultores(as) Familiares de Elesbão Veloso, a qual deverá contar com a presença da presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí-FETAG-PI, Elisângela Moura. Reunião será conduzida por Valdemir Vieira, vice-presidente do órgão.

LICENCIADO
Dessa reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso hoje pela manhã não participará o atual presidente do órgão Cícero do Cabana, licenciado da função para disputa da eleição municipal para vereador. Ele só deverá retornar ao cargo em novembro.

IFPI DE ELESBÃO
A todo vapor, a obra de construção do Instituto Federal do Piauí-IFPI de Elesbão Veloso, no bairro Piçarra. A previsão é que a obra seja entregue a comunidade até o final desse mês. A partir daí, fica a expectativa da inauguração.

AGONIZANDO
As plantações de NIM(árvore indiana) fincadas em canteiro entre as duas pistas que divide Elesbão Veloso e o bairro Várzea Alegre estão agonizando por falta de água, algumas estão aparentemente mortas. Seria interessante o poder público fazer algo.

RACHAS
Denúncia de que quase que diariamente, motoqueiros continuam a promover rachas e pegas na Praça Juracy Portela Leal, imediações da Prefeitura de Elesbão Veloso. Outro ponto onde o abuso é perceptível é na Rua Santo Antonio, na Piçarra.

GP NA CACIMBA DO COCO
Acontece nesse sábado, durante todo o dia o 5º GP da Fazenda Cacimba do Coco, que este ano distribuirá algo em torno de R$ 10.200,00 em premiação. O evento, que se consolida a cada ano é promovido por Dr José Renaldo Barbosa.

UM ANO SEM RICK
Segunda-feira, dia 8/8 completará um ano da morte do comerciante Valdenrique Nonato da Silva, o Rick. Dono do Sacolão no bairro Porto Alegre em Teresina morreu em decorrência de acidente com carro na zona rural de Elesbão Veloso. Ele deixou esposa e duas filhas. Familiares realizarão visita ao túmulo e mandarão celebrar missa na Capelinha de Fátima segunda-feira pela manhã.

10 ANOS DE MARIA DA PENHA
Nesse domingo(7/8), a Lei Maria da Penha completa 10 anos que foi instituida e sancionada pelo então presidente Lula. Mesmo diante do rigor a quem pratica violência contra mulheres, às voltas a DP de Elesbão Veloso recebe denúncias de agressões, a maoiria delas praticadas por maridos e companheiros.

PROJETOS
Além do projeto habitacional, a Associação da Piçarra tende a desenvolver os projetos do óleo de cozinha e corte e costura. Outra pleito em mente do presidente Edmilson Miranda é a fábrica de reciclagem. A Associação da Piçarra está completando 7 anos em 2016.

FESTEJOS
Terá sequência esse final de semana, os festejos de Santa Clara em Elesbão Veloso. A programação desse final de semana inclui novenas e quermesse após as celebrações.

RECLAMANDO
Em entrevista recente ao Painel popular, Rodimilson Lopes, o Peixe, disse que é agravante a situação de vários pontos da cidade em face o lixo depositado indevidamente por moradores que estão totalmente alheios de padrões de higiene. Para Rodmilson não adiante apenas cobrar da poder público, todos tem que ajudar, cada um precisa exercer seu papel de cidadania afim de preservar o meio ambiente. Ele citou como um dos locais que vem sendo constantemente sujo, a margem da avenida Florentino Sampaio Veras(estrada Nova), próximo ao terminal rodoviário.

PROERD
Implantado em Elesbão Veloso em 17 de junho passado, atendendo a proposta do vereador Paulo França, o PROERD, uma ação do governo estadual ainda não desenvolveu suas ações no município, e ao que parece, o programa que tem foco direcionado a crianças e adolescentes matriculados nas primeiras séries colegiais, prevenindo drogas e violência nas escolas só deverá ser executado com o passar das eleições.

EXPORTADOR
O município de Elesbão Veloso é um dos maiores exportadores de carne do Vale do Sambito, vendendo caprinos, mas principalmente bovinos para cidades próximas daqui como Francinópolis e Barro Duro às mais distantes como Demerval Lobão e até a capital Teresina, conforme o pecuarista Osvaldo Paim.

SECA BRAVA
Açudes e riachos começam a secar em Elesbão Veloso. A tendência nos próximos meses é de seca mais intensa, o que força produtores ter que se desfazer do rebanho, assim, uma das saída é venda dos animais. Por outra parte, na iminência de falta de água para consumo humano na zona rural, ações como  a o abastecimento dos reservatórios pela Defesa Civil é absolutamente necessária.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu