DE OLHO NA LÍNGUA: Dicas de português com o professor Antonio da Costa, de Sobral-CE. Material de 12/02/2017

Professor Antonio da Costa de Sobral-CE

Minha opinião “pessoal”
Frase comum e corriqueira na imprensa e até usada por pessoas formadas. Mas é visível a redundância. Ora, se a opinião é minha, só pode ser pessoal.
 
Dolo (Como se pronuncia?)
É aberto o timbre da vogal tônica dessa palavra: DÓLO. Com a conclusão do inquérito sobre o acidente com o avião da TA, tanto os parentes das vítimas como seus advogados falavam em “dolo”. Mas, afinal, o que seria “dôlo”? Não tenho a menor ideia. Mas dolo (‘dó’) significa enganoso, falso, má fé, hipócrita, preconcebido.
Vírgula antes de etc.

É opcional. Pela lógica, não. Etc. é a abreviatura de uma expressão latina que começa pelo e (é): Et cetera (Et coetera). Significa “e outras coisas”. Ora, em geral, não se vírgula antes do e (é). Consequentemente, também não se usa a vírgula antes do etc.

É correto, portanto, escrever assim, por exemplo: Curso para noivos implica cidadãos católicos, batismo, primeira comunhão, pagamento da taxa etc. Pela tradição, sim. Mas a tradição já consagrou o uso dessa vírgula. Até o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) faz isso. Também é correto, portanto, escrever assim: O curso para noivos implica candidatos católicos, batismo, primeira comunhão, pagamento da taxa, etc.
 
Etc. só se aplica a coisa?
Deveria. Mas, com o tempo, também passou a aplicar-se a pessoas e a animais. Ex.: Ali ficamos todos: alunos, professores, diretor, funcionários, livros, cão da escola, etc.
 
O cônjuge ou a cônjuge?
Sempre o cônjuge. A palavra cônjuge, seja homem ou seja mulher, é sempre masculina. E como é que se vai saber quando nos referimos a ele ou a ela?
Aí, se usam, por exemplo, os termos homem e mulher, posteriormente. Ex.: O cônjuge homem (ou do sexo masculino), o cônjuge mulher (ou do sexo feminino).
 
O mascote ou a mascote?
Use sempre a mascote. - Mesmo sendo um menino?! - Sim. A palavra mascote (ser humano, animal ou coisa a que se atribui o dom de dar sorte a uma pessoa, a uma sociedade desportiva, a uma instituição ou a um grupo) é sempre feminina. Veio do francês “mascotte” no feminino e mantém esse gênero no Português. Ex.: Maria é a nossa mascote; Carlos é a mascote do nosso time; O urubu é a mascote do Flamengo.
 
Um aforismo ou Um aforisma?
Porém “aforismo” (= Sentença, máxima, proposição) é também palavra grega e termina por “mo” (com o) é do gênero masculino. Ex.: “Amai vossos inimigos” é um dos mais célebres aforismos da doutrina cristã. Outra palavra que muita gente claudica ao escrever é cataclismo. Significa inundação, transformação ecológica, desastre social, derrocada, catástrofe. Esta palavra é também do gênero masculino. Diga-se: Um cataclismo, o cataclismo.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (088) 3611-4695 // (088) 9655-1801.
Reactions

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Dolo (sem acento - pronuncia-se dôlo) é exactamente o mesmo que dólo (com acento).

    A diferença está simplesmente de que lado do Atlântico é que se está.

    ResponderExcluir

Close Menu