FOTOS: Eldorado FM de Elesbão Veloso completa 19 anos no ar. Confira um resumo histórico de uma das primeiras emissoras do segmento comunitário no Piauí.

Por: José Loiola Neto do Elesbão News

Uma das primeiras emissoras do segmento comunitário no Piauí, a Eldorado Fm de Elesbão Veloso completa 19 anos no ar. Pouco depois das 16h30 do dia 28 de fevereiro de 1998, a rádio executava a primeira música: Frei Damião com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e principiava ali sua trajetória no campo da comunicação radiofônica na cidade. À rádio surgia por meio de uma ideia dos irmãos, o empresário José Evaldo Gomes Barbosa e o ginecologista José Renaldo Gomes Barbosa, com estúdios instalados até hoje no mesmo ponto referencial, situado à Avenida Presidente Castelo Branso, 476, centro.
Logomarca Eldorado FM de Elesbão Veloso
A rádio teve como primeiro locutor Daniel Rodrigues, dono de boa voz e que ficaria até junho do ano seguinte. Semanas após sua abertura, o então vocalista de bandas Gerry Adriane, o Gerry Jamaica era contratado para compor a equipe, e em maio de 1998, o radialista José Loiola Neto, que acabara de deixar a AM Coroatá se juntava a equipe Eldorado, precisamente a 1 de junho daquele ano.
Daniel Rodrigues: primeiro locutor da FM Eldorado
Gerry Jamaica ficou na Eldorado FM entre 1998 a 2002 e fazia o Estação da Alegria e Só Forró
Daquela equipe composta por três profissionais, apenas o último, ou seja, José Loiola Neto permanece. Atualmente Daniel Rodrigues cuida de um provedor de internet que cobre não apenas Elesbão Veloso, mas outras cidades aos arredores. Por sua vez, Gerry que ficou na rádio até outubro de 2002, é empresário do ramo de bandas, atrávés de GP Eventos, oferecendo um pool de bandas musicais que se destacam no eixo Norte-Nordeste.
José Loiola Neto: único remanescente de 1998; faz o Almanaque e programas jornalísticos na casa
No começo, foram várias as vezes que por força de determinações da Anatel, a rádio era retirada do ar. Insatisfeito com as autuações, Evaldo Barbosa, decidiu religá-la apenas quando recebesse outorga do Ministério das Comunicações, o que demorou exatos seis meses, já que foi de março a setembro de 1999.

A FM Eldorado de Elesbão Veloso é uma das poucas emissoras do segmento comunitário no estado a ter o registro legal para funcionamento por parte do Ministério das Comunicações, e tem como diretor administrativo o empresário Evaldo Barbosa.
Empresário Evaldo Barbosa: idealizador da Fm Eldorado, é diretor administrativo da rádio
No seu quadro de funcionários, além dos três já citados anteriormente, outros passaram, empunharam microfone e deram sua contribuição valiosa. Passaram pela Eldorado FM: Josylanne Moura, atualmente servidora pública municipal; Suyanne Alencar, também servidora pública municipal; Mayra Karine, ora funcionária de uma ótica na cidade; Cruizinha Barbosa, falecida em 2005, um ano depois de deixar a rádio, em consequência de complicações no parto; Silvana Carvalho, dona de estabelecimento comercial; De Maria Nogueira, residindo em Teresina; Bharbara Vilana, por coincidência nascida no mesmo dia em que a rádio era inaugurada, estudante de enfermagem em Teresina; Marlene Magalhães, locutora noticiarista na Teresina FM; Cláudia Patrícia, que esteve na rádio até ano passado; Andrea Pontes, residente no interior de São Paulo, onde exerce a função de caixa de supermercado.
Marlene Magalhães: grande profissional do rádio esteve na Eldorado Fm em 2001

De Maria Nogueira é irmã de...
Bharbara Vilana, que nasceu no dia que a Eldorado Fm surgiu. 


Silvanna Caravalho: passagem pela Eldorado FM
Suyanne Alencar com a camiseta da FM Eldorado em 2013
Cláudia Patrícia teve passagem marcante pela Eldorado, fazia programa no foco em vaquejada aos sábados

Josylanne Moura dona de voz bonita apresentou programas do segmento sertanejo e o Brega Rasgado.

Mayra Karine fazia o Circuito Sertanejo e comandava audiência aos sábados pela manhã. Esteve na rádio em duas oportunidades até sair em 2014
Andrea Pontes: pessoa dedicada no que fazia; esteve na rádio entre 2007 e 2009.
Atualmente além de José Loiola Neto, único remanescente de 1998, fazem parte do quadro de funcionários, Marcos Willian, que ingressou em janeiro do ano passado; Valéria Miranda que está desde 2012 e Anna Cláudia, que chegou mês passado.
Valéria Miranda está na Eldorado desde 2012, é também vocalista de banda

Marcos Willian ingressou na Eldorado em janeiro de 2016

Ana Cláudia está na Eldorado atualmente e demonstra gostar do que faz.
Em termo de programação, além da boa música e jornalismo de qualidade, a emissora pauta também a religiosidade, visto que sempre realiza as as transmissões ao vivo da abertura dos festejos da padroeira Santa Teresina em setembro. Por muitos anos já transmitiu as celebrações direto da matriz nos tempos dos padres Edvar Ribeiro e Wanderley Morais.

Merecem destaque também os programas Fim de Tarde Com Deus, até bem pouco tempo no ar, aos domingos, com apresentação do professor Gean Cleiton e equipe litúrgica da igreja católica. Aos domingos pela manhã antes da Missa, entre 2000 e 2003, a igreja de Santa Teresinha tinha o programa "Despertar" e que contava com as apresentações de Claudinha do Franquimar, Francelmo Damascento, ambos morando em São Paulo atualmente e professor Rêmulo Brandão.

A igreja Assembleia de Deus tem desde novembro de 1999 um espaço para divulgação de seus trabalhos, e assim, o programa Novas de Paz por muito tempo teve apresentação da Irmã Ana Lúcia, aos domingos das 7 às 8h tem o programa A Voz da Assembleia de Deus com Daniel Rodrigues.

No começo de sua história, ainda durante o ano de 1998, a rádio tinha no ar o programa On Line com apresentação da eclética e experiente Fanca Lima Verde que acumula passagens pela AM Vale do Coroatá. O On Line tinha foco em bastidores de pessoas que se destacam na sociedade em Elesbão Veloso e no Piauí, não esquecendo o mundo das celebridades pelo Brasil.

Um dos primeiros programas da rádio foi o Eldorado Notícias, comandado por Daniel Rodrigues que fez também o Recordações 96. O Estação da Alegria era um programa matinal do gênero musical, tendo apresentação de Gerry Jamaica. Recém-chegado José Neto fez os programas Manhã Alegre e o Eldorado Esportivo. Anos depois veio o Manhã Total, Conexão do Ouvinte e Momento Esportivo.

Até os dias atuais, o carro-chefe da emissora é sem dúvidas o Painel Popular, produzido e apresentado por José Loiola Neto, no começo o noticioso dominical, que foi ao ar pela primeira a 9 de abril de 2.000 tinha como foco e tendência principal o Poder Legislativo, portanto, era apresentado em apenas meia hora uma síntese das sessões na Câmara Municipal.

Com o passar dos anos, o programa foi ganhando "adeptos-ouvintes" o que serviu para expandir o seu tempo de duração para uma hora no ar, a partir de 2001, depois uma hora e meia. A parir de 2003 passou a ter duas horas de duração até 2007 quando ganhou mais uma hora e assim tem atualmente três horas de duração.

O Painel Popular é uma verdadeira revista eletrônica do rádio com notícias pormenorizadas do Brasil, Mundo, Estado, informação de loterias, revistas semanais, placar esportivo, dicas de português, saúde, comentários políticos e o noticiário local em evidência, aqui, dentro de uma linhagem ética abordamos os assuntos cotidianos, reivindicando em nome da população afligida a resolutividade dos problemas comuns no dia a dia.

O Brega Rasgado é depois do Painel Popular, o programa mais apreciado pelo público-ouvinte. Tradicional das tardes de sábado desde a fundação da Eldorado FM, o programa toca o melhor da música que o povão gosta de ouvir das 14 às 16h. Entre os anos de 1998 e 1999, o Brega Rasgado teve apresentação de Ronaldo Barbosa, que se tornaria prefeito de Elesbão Veloso pela primeira vez partir de 2000.
Ronaldo Barbosa apresentou o Brega Rasgado na Eldorado
Entre 2002 e 2005, a Eldorado filiou-se a rede Estação Sat do Recife e diariamente transmitia o programa do Mução, o humorístico tinha audiência consolidada no horário das 16 às 19h de segunda a sábado. Faz parte também da história da rádio, o personagem "Cumpade Mané", que fez o Só Forró da Eldorado entre 1998 e 2002.

Foi na Eldorado FM durante os anos de 2001 e 2002 que o jornalista Wrias Moura, atualmente diretor do Sistema Meio Norte, teve uma das primeiras experiências enquanto comunicador, aos domingos, entre 9 e 10h ele apresentava a Revista Eldorado.

Um detalhe importante acerca da rádio diz respeito o fato de ela ter iniciado na frequência 96,5, a partir de 2004 passou a modular em 87.9 MHZ. A Eldorado foi uma das primeiras emissoras do segmento comunitário a surgir no Piauí, e na região Vale do Sambito foi uma espécie de precursora, na medida em que somente após seu surgimento apareceram outras emissoras do gênero aos arredores daqui, casos de Valença do Piauí, Novo Oriente, São Félix, Aroazes etc.

O sistema digital da Eldorado FM começou a partir de 22 de janeiro de 2.000, à época implantado por Misael da Info-company de Teresina. Iniciamos com um acervo de aproximadamente 3 mil músicas no PC, atualmente temos algo em torno de 25 mil músicas dos mais variados ritmos, que atende o ouvinte eclético elesbonense que gosta de ouvir desde o brega, forró, flashback, pagode, swingueira, sertanejo etc.

Nesses 19 anos de existência, a Eldorado Fm tem a graça de contar com audiência sólida de um público ouvinte fiel não apenas em Elesbão Veloso, mas na zona rural e mundo afora já que a partir de 2012 a emissora transmite a sua programação via internet pelos vários aplicativos espalhados na rede.

Eldorado FM, 19 anos, um marco histórico que a gente tem o prazer e a satisfação de de dividir e compartilhar com pessoas especiais, colegas da atualidade e aqueles que passaram e deram sua contribuição a essa rádio, a colega Cruzinha Barbosa em memória, e principalmente os amigos-ouvintes, combustível e termômetro da nossa audiência, razão da Eldorado está todo esse tempo fazendo e narrando histórias do nosso povo, da nossa gente!

Parabéns, que venham mais anos...
Reactions

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Hoje assisti painé popular minha irmã mandou um link que saudade de elesbao Veloso hoje moro e Minas Gerais

    ResponderExcluir

Close Menu