DE OLHO NA LÍNGUA- PROFESSOR ANTONIO DA COSTA, DE SOBRAL-CE- Material de domingo, 19/03/2017.

Uma bliz, duas blitze
Trata-se de uma palavra alemã em franco uso no Português do Brasil. Daí o modo estranho com que forma o plural. Significa batida policial de improviso e com grande aparato. Ex.: A blitz pegou o criminoso de surpresa; Várias blitze foram realizadas na região em busca de traficantes. Não esqueça: O singular é blitz; o plural, blitze (sem “s’ final).
Com o tempo, ela se tornou “uma carrasca” para o marido
Diga-se: Com o tempo, ela se tornou “um carrasco” para o marido. Chamam-se substantivos sobrecomuns aqueles que mantêm sempre seu próprio gênero, não importando se se referem a homens ou a mulheres. Carrasco é substantivo sobrecomum. Sempre, portanto, masculino, não importando a quem se aplique: Paulo é um carrasco; Joana é um carrasco.

Veja alguns outros exemplos de substantivos sobrecomuns, com os respectivos gêneros: O algoz, o anjo, o cônjuge, a criança, a criatura, o ente, a fera, o  indivíduo, o ídolo, a pessoa, o ser, a testemunha, o verdugo, a vítima, etc.

Existe febre alta?
Nem baixa. A temperatura do corpo é que fica alta ou baixa. A febre é intensa, amena etc. Ninguém tem ainda muita ou pouca febre. Febre não se mede; ignorância, talvez…


Penalizar (Uso inadequado)
Significa, em rigor, atormentar, afligir, causar desgosto, dor ou aflição a. Ex.: Uma vitória simples do Palmeiras já penaliza os corintianos; uma goleada, então, é de matar! O suicídio do presidente penalizou toda a população brasileira.

Na língua cotidiana tem aparecido por apenar, punir, ou por prejudicar: Fui penalizado por algo que não cometi; A inflação penaliza mais os assalariados. Aliás: Fui apenado (ou punido) por algo que não cometi. A inflação prejudica mais os assalariados.

Pronuncia-se: Subsistência ou Subzistência?
A primeira. Subsistência (ci) é uma das palavras cuja pronúncia a maioria das pessoas tem dúvida. O “s” de subsistência tem som sibilante (ci), assim como em subsídio. Não devemos pronunciar subsistência (zi), nem sub-existência como a maioria das pessoas o faz.


Subsídio (SI) ou Subsídio (ZI)?
A primeira. Subsídio (sub’sídio), significa auxílio, benefício que se dá a qualquer empresa. Também significa: quantia que um estado arbitra para obras de interesse público. No Brasil significa, ainda, vencimentos de senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores. Evite pronunciar sub’zídiu, que é como algumas pessoas andam a pronunciar, sem ter conhecimento da verdadeira pronúncia. Observe que não pronunciamos: Subzólo, subzerviente, subzalário, subzônio, , subzecuente, subzecretaria. Por que então pronunciarmos subzídio?

O caso de obséquio é diferente, uma vez que já nos veio diretamente do latim, tendo o “s” valor de “z”. Note que pronunciamos obsequente, observação, obsessão, obsoleto, etc. Já têm o “s” com o som de “sê”.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (088) 3611-4695 // (088) 99762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu