PAPO COM IDOSOS: Seu Machado, 100 anos de vida; lavrador nato, filho único, perdeu a mãe quando tinha apenas um ano e dois meses. Saiba mais.

Por: José Loiola Neto

No último dia 14 de março, o senhor Benedito Machado, "Seu Machado" como é mais conhecido em Elesbão Veloso completou 100 anos de vida. Entrevistado no quadro Papo com Idosos do Painel Popular, ele narrou um pouco da vida, recordou o tempo em que viveu na zona rural, onde atou como lavador.

Nascido na zona rural de São João da Serra-PI, filho único do casal Maria Prexedes Machado da Silva e José Machado da Silva, primos. Conta Seu Machado que quando sua mãe faleceu ele estava com apenas um ano e dois meses de nascido, dessa maneira, foi criado pelos avós maternos.

A chegada a Elesbão Veloso ocorreu em 1980, onde passou a exercer atividade rural como lavrador, fazia cerca de arame com enorme facilidade, conta Seu Machado que cercou o Baixão do Gonçalo Gomes inteiro. Além de lavrador, foi vaqueiro, tendo trabalhado na Fazenda Tinguis por duas vezes.

Filiado ao Sindicato Rural de Elesbão Veloso, obteve aposentadoria ainda à época do presidente Cajaíba. Além de lavrador

Morador da Rua Olavo Martins, na Grota do Feijão, casado com a senhora Teresa Maria de Jesus Lima, é pai de vários filhos, também tem netos e bisnetos. Famoso por uma burra que possuía e que servia como meio de transporte.

Perguntado sobre o segredo da longevidade vital, Seu Machado descreve uma pouco da rotina e hábitos.

- Nunca fumei nem consumi bebida alcoolica, sempre dormi bem. Cheguei a 100 anos, quero viver mais uns 20.

Ouvimos Pedro Machado da Silva, um dos filhos do idoso, e que mora em Carpina-PE, ele esteve em Elesbão recentemente para abraçar seu genitor. Pedro enalteceu o fato do senhor Machado completar 100 anos de vida.

- Acho que ele está bem para quem acaba de completar  um século de vida; hoje em dia são poucas pessoas que chega a essa idade; o problema dele é apenas a audição já escuta muito pouco, a gente precisa falar bem alto para que ele entenda. VEJA FOTOS









Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu