DE OLHO NA LÍNGUA - Dicas de português com o professor Antônio da Costa, de Sobral-CE - Material de domingo, 25.06.17

Professor Antonio da Costa, de Sobral-CE
Nigérrimo e negríssimo
O adjetivo “negro” admite duas formas de superlativo absoluto sintético: nigérrimo (forma erudita) e negríssimo (forma popular).

Não confunda: projétil com bala
Projétil (alguns recomendam a pronúncia oxítona, projetíl, eu particularmente acho melhor a paroxítona), é tudo o que possa ser arremessado com força, por meio de arma ou não. Assim, uma pedra, uma bola e até uma tampa de panela pode ser um projétil, quando lançadas com força. Bala é projétil metálico, lançado por uma arma de fogo. Costuma tirar a vida de culpados e inocentes.

Aparição = aparecimento?
Não. Aparição é particularmente o aparecimento de seres sobrenaturais. Assim é que temos a aparição da Virgem Santíssima, a aparição de um anjo, a aparição de um fantasma, de uma alma etc. Quando se trata de um fenômeno, também só cabe a aparição: A aparição do sol, a aparição de um cometa etc. Aparecimento é o ato de aparecer, em sentido lato: O aparecimento de um amigo, o aparecimento de um automóvel, de um erro, de uma oportunidade etc.

Que dizer da famosa frase moderna: reverter o quadro?
É mais uma de jornalista brasileiro; por isso, nada mais que acrescentar...
Reverter o quadro é asneira, assim como reversão do quadro, expressão muito usada por médicos. O verbo reverter significa retornar, e não inverter. Assim, a língua e o bom senso pedem que se inverta o quadro, que se proceda a inversão do quadro. O paciente agradece...

Compartilhar (Como usar o verbo?)

Sem o DE, assim como desfrutar e usufruir (observe-se que o verbo é usufruir, e não “usufluir”, como muita gente boa diz). Vejamos os exemplos: Compartilho a sua alegria. (E não: compartilho da sua alegria); Desfruto muito prestigio lá. (E não: Desfruto de muito prestígio lá.); Nunca usufruí esse dinheiro. (E não: nunca usufruí desse dinheiro.)

Não confunda: defunto com finado
Defunto e finado são termos que se usam por eufemismo, em lugar de morto, é só se aplicam ao homem. Defunto designa um cadáver humano, um corpo morto; finado indica uma alma que está no purgatório: A família mandou dizer missa pela alma do defunto; A igreja ora pelos finados no dia 2 de novembro.

Mais pequeno
Perfeitamente correto. O adjetivo “pequeno”, ao lado da forma irregular “menor”, admite a forma “mais pequeno”. Ex.: Ela é menor que a irmã caçula; Ela é mais pequena que a irmã caçula.

“A usucapião” ou “o usucapião”
os puristas só admitem “a usucapião”, do Latim “usucapione”. O sufixo “one” em Latim indica feminino. No Português hodierno são admitidas as duas formas.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu