Setor de transportes da PMEV oferece curso voltado ao transporte escolar para motoristas

Na semana passada, a Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso-PMEV, através do setor de transportes, ofereceu um curso para motoristas que atuam no transporte escolar junto a Secretaria Municipal de Educação. O curso foi desenvolvido no auditório Maria Livramento Sousa- Lili, na PMEV e contou com a participação dos mais de 40 motoristas cadastrados no serviço.

Ouvido pela Edorado FM, o responsável pelas instruções aos participantes, o professor Carlos André, da Fundação Serviço de Estágio, disse que o curso é uma excelente oportunidade de está conscientizando os motoristas a respeito da importância do transporte escolar. O objetivo, ressalta Carlos André, é capacitar o profissional da área de transporte para que ele possa atender os pré-requisitos necessários à execução da atividade.
Professor Carlos André ministrou o curso.
O curso abordou legislação específica no transporte escolar, orientação em relação aos veículos, atualizações sofridas  com relação o Código de Trânsito Brasileiro- CTB, aspectos de direção defensiva e relacionamento interpessoal para que o profissional tenha noção a respeito da sua postura de comportamento e qualidade do atendimento e prestação de serviço às crianças.

- Nós acreditamos que, principalmente pela natureza do trabalho, por se tratar de transporte de passageiros, principalmente de crianças, todo condutor que trabalha nessa área precisa ter um diferencial no tratar, no cuidar para que não venha trazer problemas emocionais no tratar com a criança.

Professor Carlos André disse que uma palavra dita de maneira errada pode causar algum problema psicológico na criança.

- Temos conhecimento que pessoas que sofreram traumas emocionais são potenciais repetidoras desse traumas e como profissionais da área de transportes não podemos se dá o luxo de não domar o uso animal em nós; precisamos ser capazes de tomar os cuidados necessários, policiando a nossa forma de falar, de pensar e agir para que nós não venhamos repetir ou multiplicar os traumas que porventura nós tivéssemos sofrido na vida de outras pessoas na sociedade, inclusive de crianças.

O curso para motoristas é realizado em dois momentos: no primeiro momento, instrução, no segundo momento-- avaliação. O curso, lembra Carlos André, é reprovativo, já que o participante realiza quatro provas e tem que atingir média 7(sete) para obter um resultado favorável.

- Uma vez feito esse projeto de avaliação, é emitido o certificado, que é registrado junto ao Detran, dai ele está apto para exercer a função.

Por: José Loiola Neto
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu