Nutricionista Helena Cavalcante da Odontomed em Elesbão Veloso fala sobre o que comer antes e depois de treino.

Alimentação saudável.

Por: José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

A nutricionista Helena Cavalcante que atende na Clínica Odontomed em Elesbão Veloso falou ao quadro Espaço Saúde do programa Almanaque da Eldorado FM recentemente. A conversa girou em torno de alimentação saudável, especificamente alimentos voltados a quem treina em academias. Ao repórter José Loiola Neto, a nutricionistas respondeu a perguntas das mais variadas, dentre elas, o que comer antes, durante e depois de uma atividade física, levando em conta os diferentes horários.

Helena disse que nos consultórios uma dúvida bem frequente das pessoas diz respeito o que comer para que se obtenha bons resultados quanto à forma física. A nutricionista acrescenta que a alimentação indicada pode variar de pessoa para pessoa, na medida em que a nutrição trabalha com individualidades biológicas.

- O plano alimentar que é feito para uma pessoa não necessariamente vai funcionar para outra, dai é importante estar procurando um profissional habilitado, nesse caso, um nutricionista para avaliar cada situação.

Quando perguntada sobre o que comer antes de uma atividade física, Helena Cavalcante disse que vai depender muito do horário, dessa maneira, quando a pessoa pratica atividade pela manhã, por exemplo, não é recomendado que vá de jejum porque o corpo estava em estado de repouso.

- É importante que a pessoa coma uma fruta, que tem um bom índice glicêmico, o que vai fazer com que o organismo metabolize o açúcar de maneira mais rápida. Uma maçã ou pera são bem recomendadas porque são frutas que metabolizam bem mais rápido o açúcar. Uma laranja ou o suco de laranja faz bem. Mas se a pessoa tiver tempo pode fazer aquele café da manhã, básico, antes do treino: incluir carboidrato de baixo índice glicêmico, que faz com que o organismo libere a glicose(açúcar no sangue) de maneira mais lenta. O pão integral é uma boa estratégia para o café da manhã, café com leite e uma fruta, pode adicionar uma fibra-- uma banana com aveia é bem interessante.

De acordo com a nutricionista, no decorrer do treino, o aluno de academia pode e deve fazer uma alimentação, priorizando os líquidos, principalmente água(normal) ou água de coco.

- O que a gente vê hoje em dia são as águas isotônicas. Eu particularmente prefiro água de coco porque ela te dá uma saciedade maior sem falar que tem ainda a questão de eletrólitos, que vai fazer com que a gente perca menos água que os isotônicos.

Sobre a alimentação pós-treino ressalta a nutricionista Helena Cavalcante deve ser feita até uma hora depois do treino porque já houve gasto de energia pelo corpo.

- Se uma pessoa sai da academia e 10, 15 minutos depois vai se alimentar não é muito interessante porque o organismo ainda está realizando o processo de metabolização, durante o treino ocorre da glicose ficar muito alta, por isso não é interessante que a pessoa se alimente logo após um treino.

CONFIRA OUTROS TRECHOS DA PARTICIPAÇÃO DA NUTRICIONISTA HELENA CAVALCANTE NO ALMANAQUE
 

1) Arroz branco engorda?

- Tudo que é em excesso engorda. Se eu utilizo duas colheres de servir de arroz branco, vai fazer com que eu engorde porque a quantidade de carboidrato é grande. O arroz branco engorda porque a gente não come de maneira para se saciar. Temos a mania de comer e não comer devagar, mastigar bem os alimentos, assim, consequentemente a gente vai comer mais do que a gente precisa, em consequência disso a gente vai engordar, principalmente a parte da barriga.

2) Cortar a janta completamente para perder peso é correto?

- Não está correto cortar uma alimentação drasticamente. O que pode ser feito? existem estratégias, uma delas é diminuir a quantidade até chegar o momento que você não coma mais ou prefira um lanche mais leve durante a noite.

3) O que comer antes e depois do treino da tarde?

- Uma hora antes do treino pode comer uma maçã, uma pera... uma fruta, porque a fruta tem rápida absorção, depois do treino, um iogurte desnatado com uma banana picada, aveia e mel, temos ai um carboidrato complexo com carboidrato de baixo índice glicêmico para fechar essa parceria para que a pessoa consiga ganhar massa muscular.

5) A banana realmente  engorda, como muitos costumam dizer?

- A banana pura é saudável e querido para quem pratica atividade física, é rica em potássio e evita a fadiga muscular, daí não tem problema algum consumir a banana antes do treino. A banana não engorda. Claro, se eu comer 4, 5 vai fazer mal. Tudo que em excesso, faz mal, mas se eu comer uma ou duas bananas vai fazer bem.

6) Porque geralmente ocorre o acúmulo de gordura abdominal em algumas pessoas?

- Porque a gente vem de uma alimentação absolutamente errada. Nós, brasileiro costumamos consumir muito carboidrato simples. Se a gente começasse desde pequeno a fazer uma alimentação saudável e de maneira consciente a gente não tinha esse acúmulo de gordura, principalmente na barriga, na parte abdominal, que incomoda bastante.

7) Existem alimentos que auxiliam na perda da barriga?

- Os chamados termogênicos, que são estratégias nutricionais que a gente indica nos consultórios e que vem dando certo, aliado, lógico a atividade física. Uma estratégia de termogênico que a gente pode estar citando é o gengibre, que queima gordura, assim. o chá de gengibre ou o adiciona ao suco verde(detox), que vai agir queimando gordura abdominal. Limão também é interessante porque também é termogênico.

8) Algumas dicas com relação a treino em academia e alimentação...

- Primeiro de tudo, procurar manter uma alimentação saudável. Não adianta eu ir para academia se eu não tenho uma alimentação saudável. Se eu estou tendo uma dificuldade com alimentação, recomenda-se procurar um nutricionista, porque, a gente estuda por cinco anos e estamos habilitados a repassar informações e desenvolver estratégias que possam ajudar o paciente. Para quem quer chegar ao corpo ideal precisa ter disciplina e foco. A gente sabe que perder peso e ganhar massa muscular é difícil.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu