Coordenadora pedagógica do Ceep Benedito Leal, professora Gregória Soares comenta Chão da Escola, Circuito de Ciências, elogia Canal Educação e aponta estratégias para o ENEM. Confira

 
Professora Gregória Soares: coordenadora pedagógica no Ceep Benedito Leal

Por: José Loiola Neto/Destaques da Educação em Elesbão

Em entrevista recente ao Painel Popular/FM Eldorado, a coordenadoras pedagógicas do Ceep Benedito Leal discorreu sobre os mais variados assuntos pertinentes a escola. Com eloquência, Gregória Soares abordou sobre o Geek Day, evento preparado por professores do curso técnico de manutenção e suporte de informática, realizado no último dia 26/8, Circuito de Ciências, cujas atividades deverão acontecer nesse mês de setembro, foram pautados também os assuntos relacionados ao Curso de Formação Continuada Chão da Escola, aulas do Canal Educação e a etapa preparatória para o Enem 2017. Abaixo, os principais pontos da entrevista:

Sobre o Geek Day, a coordenadora explicou que de acordo com o currículo do curso, os professores tentaram integrar as ações a um projeto interdisciplinar:


- Eles tiveram a iniciativa de fazer esse dia que junta diversão e aprendizado dentro da área do curso. Uma atitude muito louvável dos professores porque além do entretenimento vem a questão de aperfeiçoar ou associar essa teoria do currículo à prática dos alunos, o que leva o crescimento muito maior no aprendizado com isso, a escola ganha e os alunos ganham muito com isso.


Na opinião da professora Gregória Soares, o Geek Day foi uma ação interessante, na medida em que prende a atenção dos adolescentes e dos jovens porque inclui jogos virtuais:


- A gente sabe que o computador e a internet e a informação sempre está lá na mão do aluno, em qualquer lugar em que ele estiver tem acesso, e a gente está tentando aproveitar isso, esse acesso que o aluno faz na internet e fazer de forma positiva, até porque a gente sabe que a internet tem dois lados da história, tem o lado positivo, mas tem muita coisa que as vezes leva a pessoa, a criança, o adolescente a um outro mundo, e não é o que a gente quer.


Professora Gregória fala sobre o Circuito de Ciências, uma atividade integrada a nível estadual e que já vem sendo desenvolvido há alguns anos. Fora da disputa ano passado, este ano o Ceep Benedito Leal trabalha alguns projetos para serem apresentados nas etapas local e regional:


- Vamos tentar levar esses projetos que os alunos estão desenvolvendo na área científica, essas ideias dos alunos a essa competição, já que o Circuito é uma competição a nível estadual e que também está atrelado ao currículo de forma a desenvolver e criar nos alunos o hábito da pesquisa. Isso vem sendo feito em todo o estado do Piauí com grande relevância e dessa vez o Benedito Leal vai tentar levar uma experiência para competição regional.


As prévias para exibição dos trabalhos que deverão concorrer no Circuito de Ciências deve acontecer por toda esta semana(até 15/9) obedecendo a chamada etapa local. A intenção, segundo Gregória Soares é levar entre 3 e 4 projetos nessa etapa 1, que acontece na escola:


- Dessa seleção vamos levar uma experiência para concorrer na Regional que é na 7ª GRE.


O Curso de Formação Chão da Escola, outra proposta a nível de Estado, através da Seduc-PI e que já acontece no Ceep Benedito Leal desde o ano passado sendo estendido aos professores da rede, concluiu recentemente a segunda etapa. Para Gregória Soares, com essa iniciativa, o governo oportuniza aos docentes a qualificação profissional para os próximos anos em que estiver atuando em sala de aula.


- Costumo dizer que no tocante a coordenação pedagógica pela primeira vez se viu o Ensino Médio com formação. Hoje, nenhuma escola, não só do Ensino Médio , nenhuma coordenação pedagógica sobrevive sem o apoio dos professores, e a coordenação pedagógica pode ajudar a classe dos professores à gestão da sala de aula... através da formações. O curso é uma oportunidade para trocas de experiências, discutindo os problemas e buscando soluções para que a gente possa elevar o padrão de qualidade do ensino que nós temos.


A cada nova etapa do curso Chão na Escola, os coordenadores pedagógicos participam de capacitações e oficinas com vistas a fomentar a gama de informações, tarefas e atividades no decorrer do curso. Gregória explica o que já extraiu de bom nesses eventos:


- O Piauí como um todo é uma referência em educação. Não é apenas na rede privada, na rede pública também, temos ótimos profissionais, e quanto as formações que já participei e das formações que já participei do Chão na Escola, é que nós temos pessoas gabaritadas para ajudar e trabalhar nesse sentido. Embora a gente saiba que alguns problemas existam, mas eu vejo que ha um avanço em alguns sentidos, e a formação quando você se dedica os frutos vem.


Muito recentemente aconteceram em Valença do Piauí, capacitações voltadas às áreas de Português e Matemática. No tocante as outras áreas da grade curricular deverão futuramente ser contempladas, conforme adianta Gregória Soares:


- As outras áreas serão contempladas sim. Sé que ainda há uma preparação porque existem as diretrizes curriculares para cada componente curricular, mas a gente não tem ainda a experiência dessas disciplinas nas avaliações externas. A próxima área a entrar no bloco é Ciências da Natureza, que brevemente entrará na Prova Brasil já que é uma proposta do MEC.

O trabalho de Elesbão Veloso no âmbito do Curso Chão na Escola vem sendo enaltecido por representantes da Seduc-PI, na medida em que é um dos municípios que se destaca no tange o desenvolvimento da formação, de maneira efetiva. Professora Gregória diz como recebe o reconhecimento.

- Eu me sinto muito feliz, e que bom que puderam ir todos os professores de português para a formação, e é assim que espero. A gente se esforça muito para que a formação continue porque ela não pode parar e a gente espera que isso cresça não apenas dentro da escola, como fora dela.


Uma das inovações do governo do estado, a partir de 2015 foi a criação do canal Educação, o qual contempla Elesbão Veloso, já que o Ceep Benedito Leal conta com um ponto de mediação tecnológica. Professora Gregória não esconde o entusiasmo com o projeto e elenca as razões para tal:

- É uma experiência que vem dando certo no Estado do Piauí desde 2014, quando vieram os cursos subsequentes de Serviço Público e Técnico em Educação Infantil, a partir dai abraçamos essa causa porque eu vejo que o Ensino A Distância(EAD) é uma realidade no nosso país e acho que veio para ficar. Nós em Elesbão Veloso somos pioneiros, já que nós tivemos o ponto de mediação junto com o Canal Educação, que são suportes muito fortes porque o canal proporciona não somente a formação do aluno, mas é também um meio de aproximar a Secretaria de Educação da escola através das videoconferências, dos cursos on-line, dos cursos via mediação tecnológica que atende a gestão, o professor. Sou uma defensora do Canal Educação porque acredito que é uma metodologia, una modalidade que não vai retroceder e que só tem a crescer.

Em tempos de ENEM, praticamente no limiar da prova, marcada para os dias 5 e 12 de novembro, como forma de preparar os alunos numa escola que convive com um misto de cursos, Gregória Soares dá dicas de como a preparação pode ser desenvolvida:

- Além do Pré-Enem que a escola já conta, que são essas aulas aos sábados e domingos que os alunos assistem pelo Canal Educação na modalidade a distância, eu acredito que esse reforço, o apoio dos professores das disciplinas básicas possam ser feito durante as aulas  no dia a dia. É bom levar questões modelo Enem para discutir em sala. Se a gente partir das questões dos conteúdos a gente ganha tempo para esse reforço e foca melhor o modelo da prova. Temos um público heterogêneo, tem alunos que querem mesmo fazer o ENEM porque querem ir para faculdade, outros querem o ENEM, mas eles tem o curso técnico... O ENEM é uma consequência para quem faz curso técnico porque a carga horária maior é para o técnico, e os alunos do ensino regular pode receber um reforço específico para a prova.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu