DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam neste sábado, 2 de setembro 2017

Mayra Aguiar conquista bicampeonato de judô em Budapeste na Hungria

Por: José Loiola Neto/Elesbão News
 

BRASIL

>> Palácio do Planalto antecipa defesa de Michel Temer e afirma que a delação do doleiro  Lúcio Funaro é fruto de perseguição. Presidente decidiu manter o cronograma e voltar da China apenas na quarta-feira.

>> Ministério Público Federal quer anular a delação de Delcídio do Amaral e absolver Lula. O órgão diz que o senador mentiu sobre a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e por isso não há provas contra o ex-presidente.

>> Rodrigo Janot denuncia integrantes do Partido Progressista- PP por organização criminosa na Petrobras. Procurador Geral da República quer a condenação dos políticos, mas como a investigação está sob sigilo de justiça, os nomes não foram divulgados.

>> Guido Mantega faz acordo com Ministério Público Federal e em troca pede que não seja preso. A justiça garante que o ex-ministro irá esclarecer fatos e colaborar com as investigações sobre os empréstimos do BNDES para JBS.

>> Rodrigo Maia acredita que o melhor para o Brasil é que não haja uma nova denúncia contra Michel Temer. No entanto, o presidente interino garante que a Câmara dos Deputados irá analisar as acusações.

>> Dilma Rousseff ataca Jair Bolsonaro e João Dória e diz preferir Geraldo Alckmin na disputa com o PT na eleição presidencial de 2018. Em entrevista a Folha de S.Paulo a ex-presidente afirmou que o governador de São Paulo é o único que ainda pode ter compromisso com o país.

>> Lula diz que faz caravana pelo Nordeste para ver o que está acontecendo pelo país depois de um ano do impeachment de Dilma. Em discurso em Marcolândia- PI, o ex-presidente voltou a atacar a imprensa e as elites e disse que o atual governo vai retroceder a região.

>> Rodrigo Janot se manifesta contra o pedido de Eduardo Cunha para ir para prisão domiciliar. Procurador Geral da República alega que o ex-deputado era a pessoa mais importante na organização criminosa formada dentro da Câmara.

>> Justiça de São Paulo suspende por 15 dias a reunião de acionistas da JBS que irá decidir se Wesley Batista continuará  no comando da empresa. Um tribunal arbitral irá julgar se há conflitos de interesses que impeça representantes dos irmãos Batista de votar.

>> O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira- INEP divulgou na sexta-feira(01) os resultados do último ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes deste ano trouxe um dado que chamou a atenção de muita gente: apenas 6% dos cursos avaliados receberam o conceito máximo. As provas são obrigatórias aos alunos e serve para medir entre outras coisas, o nível de aprendizado obtido por eles nos cursos do país.

>> O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal deu mais 60 dias para que os executivos da JBS acrescentem provas aos acordos de delação. O prazo inicial terminou na quinta-feira, dia 31/8, mas os empresários Wesley e Joesley Batista solicitaram a prorrogação. Segundo os advogados a extensão do período vai permitir a apresentação de esclarecimentos mais robustos e efetivos.

>> A Balança Comercial Brasileira fechou o mês de agosto com superávit de U$ 5 bilhões, 600 milhões. No acumulado do ano o superávit é recorde e chega a U$ 48 bilhões, 100 milhões. Esse valor é maior que todo o saldo do ano passado da balança. As exportações somaram até agora quase U$ 146 bilhões, aumento de quase 18%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

>> Subiu para 101 o trágico número de policiais mortos no Rio de Janeiro neste ano de 2017. A nova vítima é um sargento da PM que estava de folga e "fazendo um bico" como segurança. Luis Ferreira de Santana de 41 anos de idade tentou evitar um roubo de caminhão de carga no bairro Jardim Redentor em Belford Roxo na Baixada Fluminense, trocou tiros com os criminosos, foi baleado, chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

>> Mercado automotivo registra em agosto o melhor resultado de 2017. O desempenho positivo não era registrado para um mês desde 2014. As vendas de veículos novos atingiram 216 mil unidades com a superação do mês de maio com 195 mil carros comerciais leves, caminhões e ônibus. Os emplacamentos cresceram 17,75% na comparação com o mesmo mês em 2016- 183 mil veículos.

>> Todos os assentos de ônibus e metrôs no Distrito Federal passarão a ser prioritários para idosos, grávidas, mulheres com crianças de colo e pessoas com deficiência física. A lei entrará em vigor daqui a 60 dias e foi sancionada na última sexta-feira. O governador Rodrigo Rollemberg sancionou o projeto integral.

>> Polícia Civil do Amazonas  afirma que agentes facilitaram  o massacre de presos no Complexo Anysio Jobim em Manaus, ocorrido no dia 1º de janeiro e indicia 210 detentos. Na ocasião 56 presos foram mortos a tiros e esquartejados. O inquérito foi concluído na última sexta, depois da análise de 2.500 páginas com fotos, transcrições de áudios, depoimentos e laudos.

>> População de Manaus fica chocada com estupro de uma bebê de sete meses em um motel da cidade. Médico peruano de 45 anos e uma mulher de 24 foram presos acusados pelo crime. Uma funcionária do motel da capital do Amazonas acionou a polícia após ouvir o choro da criança. Uma perícia apontou que a bebê já havia sido estuprada outras vezes.

>> Ministério da Fazenda define lance mínimo para o leilão da Lotex. O governo espera arrecadar ao menos R$ 1 bilhão com a concessão por 25 anos do braço da Caixa Econômica Federal para loterias instantâneas. A expectativa é que o leilão seja realizado em dezembro.

>> Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANSS suspende a venda de 41 planos de saúde de 10 operadoras. A punição é resultado de reclamações de clientes a respeito da cobertura assistencial registradas no segundo trimestre do ano. Entre as queixas mais comuns estão negativas e a demora no atendimento. A suspensão passa a valer em 8 de setembro.

>> Delação de Lúcio Funaro deve atingir cerca de 20 políticos ligados ao ex-deputado Eduardo Cunha. O acordo ainda não foi homologado pelo STF e é mantido em sigilo. Mas segundo o Jornal O Globo, Funaro citou os ex-ministros Geddel Vieira Lima e Luis Eduardo Alves.

>> Série de ataques criminosos a prédios, veículos e órgãos ligados a policia atinge a 11 cidades catarinenses. Entre os alvos estão bases da PM, prédios públicos e uma delegacia. Os ataques ocorreram entre a noite de quinta-feira e manhã da sexta-feira em Florianópolis e outras 10 cidades do Estado.


MUNDO

>> FARC vira um partido político na Colômbia. Sigla passou a significar Força Alternativa Revolucionária do Comum e terá direito a 10 cadeiras do congresso do país a partir de 2018.

>> Chega a 46 o número de vítimas do furacão Harvey nos EUA. Nesta sexta-feira, o governo do Texas revelou que precisa de U$ 125 milhões para reconstruir o Estado.

>> Ministro de relações exteriores da Rússia promete duras respostas contra os EUA após fechamento de embaixadas.

>> Uma semana depois da  chegada do Furacão Harvey ao Estado do Texas, moradores de Houston começam a se recuperar da tragédia.

>> China anuncia que vai ampliar importação de carne brasileira e número de plantas frigoríficas devem aumentar

ESPORTES

>> Mayra Aguiar vence a japonesa  Mami Umeki e é bicampeã mundial de judô em Budapeste na Hungria. Com o feito desta sexta-feira a brasileira conquistou a quinta medalha em mundiais e se tornou a maior vencedora do país neste tipo de competição.

>> UEFA abre investigação formal sobre o PSG após contratações milionárias de Kylian Mbappé e Neymar. A entidade quer saber se o clube francês respeitou as regras de gastos previstos no fair play financeiro

>> A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro será complementada neste sábado com o jogo entre Grêmio x Sport Recife. Em caso de vitória, o time gaúcho diminuirá para 7 pontos a diferença para o líder Corinthians.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu