CONVERSA EM FAMÍLIA: Seu Julio de Castro Barbosa, 90 anos, morador da localidade Miguel Alves, zona rural de Aroazes, viúvo há 40 anos, é pai de 13 filhos. Saiba

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

Aposentado Julio de Castro Barbosa, 90 anos de idade, foi entrevistado do quadro "Papo com Idosos", do Painel Popular/FM Eldorado Edição 790, oportunidade em que ao lado de dois dos seus filhos narrou um pouco da sua experiência como lavrador e pai dedicado.

Vivendo na companhia do filho Ricardo e da nora-- Rosa no Povoado Miguel Alves, zona rural de Aroazes, onde nasceu, Seu Julio, um dos filho do casal José de Castro Barbosa e Rosa Vilarinho de Castro ficou  viúvo a partir de 1977, forçando-o a ter  que lidar e cuidar de alguns filhos que ainda estavam no primeiros anos de vida.

Ao Papo com Idosos/Conversa Em Família Seu Julio um da prole de oito filhos do casal José e Rosa lembrou que o pai, um exímio camponês morreu trabalhando, ele teria ido apanhar uma carga d´agua para os afazeres de casa, quando de repente, teve um mal súbito e morreu no lago. Lavrador dedicado, com raízes ligadas ao povoado Miguel Alves, seu Julio estudou muito pouco, o suficiente para escrever o nome e dominar as quatro operações.

Casado com dona Ricarda de Castro Moura com quem teve 14 filhos, destes, apenas um faleceu. Seu Júlio disse se sentir satisfeito por ter tido muitos filhos, pois todos são bons para ele. Quanto a perda da esposa,  não foi tão simples ser superada, e uma nova relação não foi sequer tentada. O cuidado com os filhos que ficaram pequenos quando a esposa faleceu precisou ser contínua e a dedicação permanente.

- Ficaram sete crianças, e eu procurei fazer o melhor. Minha situação foi um pouco precária porque minha família era grande, eu trabalhei sustentando a todos com a força dos braços, trabalhando duro no roçado, eu trabalhei por muitos anos para o Luis Barbosa, depois para o  Santídio Barbosa.

Ele conta que se sente realizado e feliz. Quanto a longevidade, os mais de 90 anos já vividos não há segredo, e Deus é quem se encarrega de dá vida conforme o merecimento e necessidade de cada um no plano terrestre. A alimentação não é tão balanceada, pois come de tudo um pouco, inclusive gordura suína(de porco). O fumo também fez parte da sua rotina de vida.

- Fumei por 80 anos, parei de fumar recentemente, fumava cigarros, e suspendi assim que fiz uma cirurgia de próstata ai disseram que quando estivesse operado não podia fumar, então resolvi parar antes da cirurgia, e não encontrei dificuldades para superar o fumo, já que não nasci fumando. Quanto a beber tomava algumas doses, mas parei.

A projeção de vida daqui pra frente depende da vontade de Deus, só pensa em viver, especialmente no Povoado Miguel Alves, local em que nasceu, cresceu e pretende continuar vivendo.

- Acho difícil me mudar para outro lugar, não me vejo sem estar ali porque tenho algumas manias e só dá certo se for lá.

PAPO COM OS FILHOS

Empresário Luis de Castro, proprietário do Posto Lu(situado às margens da PI-224 sentido Francinópolis-PI), um dos filhos de Seu Julio, nota que o pai estar bem. Para Luis, o seu pai é um "homem guerreiro", pois foi exemplo de dedicação para criar a todos os filhos, depois de precocemente perder a esposa.

- Ele é uma base e um exemplo para família inteira. Quando minha mãe morreu eu tinha apenas cinco anos de idade, nós procuramos fazer o melhor para agradar a ele, hoje ele vive com o Ricardo no Miguel Alves, mas qualquer de nós estamos prontos para recebê-lo, se for o caso. Ele nunca abandonou a gente e jamais a gente iria abandonar ele.

O pecuarista Ricardo Castro disse que o seu pai nunca deu trabalho, salvo quando está doente, mas isso acrescenta Ricardo, é natural no processo de envelhecimento. FOTOS



Seu Julio de Castro é morador da localidade Miguel Alves, onde nasceu.
Aposentado Julio de Casto, 90 anos perdeu a esposa em 1977
Seu Julio de Castro fala ao Conversa Em Família

Luis de Castro, dono do Posto Lu, um dos 13 filhos do senhor Julio
Ricardo Castro fala ao quadro Conversa em Família

Seu Julio de Castro ladeado pelos filhos Luis e Ricardo
 
Ricardo de Castro com quem Seu Julio mora na comunidade Miguel Alves

Repórter José Neto com o entrevistado Julio de Castro
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu