Elesbão Veloso é indicado ao Prêmio Mérito do Conselho Nacional da Assistência Social. Sectetária de assistência social e presidente do conselho municipal da assistência social comentam o feito.


Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

Durante a semana passada, Elesbão Veloso recebeu a visita de membros do Conselho Nacional da Assistência Social, como parte da contemplação do município ao Prêmio Mérito do Conselho Nacional da Assistência Social.

Em contato com o Elesbão News, a primeira dama do município, a secretária da assistência social, dona Glicéria Soares destacou o feito que mostra que o setor da assistência social do município está no caminho certo, provas disto são os serviços de Fortalecimento de Vínculos e um dos serviços é a Banda 13 de Maio que é assistida os membros da banda, a família dos que fazem a banda, visto que há integrantes da banda indicados pelo CRAS e CREAS.

- Tínhamos casos de meninos que estavam fora da sala de aula e que voltaram para o ambiente escolar, tínhamos casos de componentes que eram usuários e a família vinha sofrendo bastante e conseguimos reverter a situação. São meninos que conquistaram a auto estima e alguns indicados ao Mais Educação para dá aula de música.

Glicéria disse ter gostado muito e achou louvável a iniciativa do Conselho Nacional da Assistência Social por lançar esse prêmio. Na entrevista, ela fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, professor Jozivan Silva, pessoa que  vivencia experiências do cotidiano não apenas no Setor do Cadúnico como na sala de aula.

- O Jozivan tem um conhecimento muito grande, sabe e acompanha os ensaios da banda 13 de Maio, os familiares do pessoal da banda, nos ajuda e nos orienta com relação os faltosos em sala de aula e que correm risco de perder o benefício para que a gente tome todo o cuidada e as famílias não sejam prejudicadas. Agradeço muito a visão do professor Jozivan com Ivanilides e a Irene também, que viu na internet e nós tivemos a coragem  de fazer essa inscrição.

A secretária disse que a grande surpresas foi o município de Elesbão Veloso ter sido apontado em primeiro lugar. Glicéria acreditava na classificação sobretudo pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses, principalmente no que se refere a Banda 13 de Maio, que tem participado de vários eventos não apenas em Elesbão Veloso, mas em outras cidades, o que tem contado positivamente para o alcance do resultado.

- Minha surpresa foi o primeiro lugar no Brasil, o único no Piauí, ai foi a grande surpresa. Isso faz aumentar bastante a nossa responsabilidade. Apesar de já estarmos numa linha boa, que é de exercer bons trabalhos no setor social para a população, cumprir as obrigações como secretária de assistência social, mas aumenta a responsabilidade.

Glicéria encerrou conclamando a todos a assistirem no próximo dia 5 de dezembro, o resultado da premiação, ao tempo em que agradeceu às famílias dos membros da Banda 13 de Maio, e os jovens que compõem a banda, o Conselho da Assistência na pessoa do professor Jozivan, a assessora técnica Ivanildes. Ela pediu aos elesbonenses que torçam para que Elesbão Veloso continue em primeiro lugar.

- Já somos campeões no Piauí, estamos em primeiro lugar no Brasil com nota 6.51, torçam pela gente, no dia 5 de dezembro teremos o resultado e vai ser transmitido ao vivo.

Presidente do CMAS em Elesbão Veloso se diz envaidecido com reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município.

Acerca da indicação de Elesbão Veloso ao Prêmio Mérito do Conselho Nacional da Assistência Social, a reportagem do Elesbão News também conversou com o presidente do Conselho Municipal, professor Jozivan Silva, onde afirmou que o resultado o faz se sentir envaidecido, visto que o trabalho do Conselho no geral não é remunerado, e de repente surge uma contemplação a nível nacional e faz com todos que integram o setor da assistência social se sintam felizes.

- O trabalho de um conselheiro tem que ser feito com responsabilidade independente de qualquer outra coisa, e é isso que a gente tem procurado fazer. O CMAS do município de Elesbão Veloso é muito responsável e atuante. Os componentes do Conselho são pessoas que se doam e dão o máximo para dispor de um tempo para se reunir, conversar, discutir sobre algumas questões em que a gente pode pontuar e ajudar.

Jozivan lembrou que o trabalho do Conselho não é apenas de fiscalização, mas de cooperação com a Secretaria de Assistência Social. Perguntado sobre o que o município fez por merecer o reconhecimento ao Prêmio Mérito do Conselho Nacional da Assistência Social, o presidente do CMAS disse que o trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social nos últimos anos e a contribuição que o Conselho dá a esse trabalho culminou com alcance do resultado.

- A gente tem meninos que vem, depois desistem, a gente vai lá conversa e conquista e eles retornam. Nossa equipe acompanha esses meninos durante ensaios. A gente conversa bastante com eles, faz o papel de orientação comum e simples, muitas vezes através de uma brincadeira com eles, a gente repassa algumas informações como se comportarem como cidadão perante a sociedade, durante as aulas na escola, dizendo o que eles ganham com isso. Temos procurado fazer com eles esse trabalho de orientação não apenas no tocante a Banda 13 de Maio voltado para a música, mas também para o convívio social.

A propósito da indicação de Elesbão Veloso ao Prêmio Mérito do Conselho Nacional da Assistência Social, professor Jozivan Silva disse que gostaria de agradecer pelo empenho de todos os membros do CMAS bem como a secretária Glicéria Soares pela parceria e aceitação das opiniões e propostas que o Conselho apresenta à Secretaria da Assistência Social.

- É um trabalho de parceria e a gente se entende, falamos a mesma língua e acho que quando todas as repartições de um setor falam a mesma língua o trabalho flui espontaneamente. O sentimento é de agradecimento aos conselheiros e a todos os profissionais que atuam na Secretaria de Assistência Social, que são muito dedicados e eficientes e procuram fazer o trabalho da melhor forma possível e a prova que está dando certo é o reconhecimento do trabalho através desse prêmio.

CADÚNICO: Elesbão Veloso sofre cortes no Bolsa Família e cobertura passa a ser de 100%

Coordenador responsável pelo Setor do Cadastro Ùnico-CADÚNICO em Elesbão Veloso, nessa entrevista Jozivan Silva tratou a respeito do tema. Maior programa de distribuição de renda no país, o Bolsa Família injeta mensalmente importância significativa na economia local, e que por uma questão de ajuste nas contas, nos últimos meses, o Governo Federal, que gerencia os recursos resolveu promover cortes de beneficiários e Elesbão também foi afetado.

Um dos critérios para manutenção do benefícios às famílias é a assiduidade dos crianças em sala de aula, e nesse particular Jozivan afirmou que sua equipe tem procurado fazer um trabalho constante de conscientização e acompanhamento das famílias, além disso há uma conversa permanente com os diretores de escolas, tendo em vista saber quais são os alunos mais faltosos.

- A gente sempre procura a família, vai até a casa, manda chamar na escola. O trabalho de acompanhamento é feito exatamente para evitar possíveis cortes ou problemas no benefício, nesse momento, o Programa Bolsa Família a nível nacional passa por alguns ajustes. O município de Elesbão Veloso sempre teve uma cobertura de 124%; agora estamos no que a lei permite, que é 100%. Houveram essas mudanças e a gente tem um pequeno quadro de reserva para casos bem específicos que o município dispõe e que é controlado pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu