Glicéria Soares enaltece trabalho da Banda 13 de Maio em Elesbão Veloso: "são os olhos da assistência"

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

Secretária municipal da Assistência Social e primeira dama do município de Elesbão Veloso, a professora Glicéria Soares em recente contato com o Portal Elesbão News falou a respeito do trabalho desenvolvido pela Banda 13 de Maio, vinculada ao setor social e vem ganhando notoriedade nos últimos meses, tanto que tem recebido convites para apresentações em cidades aos arredores de Elesbão.

Para Glicéria Soares, uma das incentivadoras do projeto, a Banda 13 de Maio é formada por um grupo de jovens que está crescendo e demonstra evolução a cada dia. Ela recordou que ao assumir a secretaria em janeiro de 2013, encontrou um começo da banda, por meio de um trabalho executado pelo senhor João Filho e a ex-primeira dama.

- Eu sempre gostei muito de percussão e queria que colocasse isso na banda ou aumentasse a banda, conversei com o mestre, o professor Neto Chaves de Valença e ele topou a iniciativa. Os componentes foram resgatados de famílias que são usuários do Bolsa Família e a Assistência Social e do Serviço de Convivência. Começamos com 10 componentes, depois passou a 15, e hoje temos 25 componentes.

Glicéria elogiou as inúmeras apresentações da banda no âmbito da municipalidade, a partir da abertura dos festejos da padroeira, passando pela festa do Dia da Mulher, em março, missa das mães, em maio, festival de folguedos, em junho, desfile de 7 de Setembro e em outras cidades, como Francinópolis, em Tanque.

- A banda se apresentou nos festejos de Várzea Grande, fomos para os festejos de São João da Serra, aniversário da cidade de São Félix, tocamos também em Inhuma e Francinópolis.

Para Glicéria Soares, a Banda 13 de Maio exerce um papel de inserção social importante, na medida em que alguns membros estavam em situação de risco, deles fora da sala de aula, duas integrantes da banda são mães adolescentes, dois que integram famílias que tem problema com álcool, dois que tem problema com famílias que tem usuários de drogas em casa.

- Alguns membros da banda fazem parte de famílias que tem conflitos sociais e eles melhoraram depois que vieram para cá e hoje são realmente os olhos da Assistência porque a gente tem todo um cuidado. Temos ensaios todas as quartas-feiras manhã e tarde com o professor Neto.

Fazendo referência o Auto de Natal, grande parte do evento conduzido pela Banda 13 de Maio, nesse particular, Glicéria lembrou que são preparadas 16 músicas a serem executadas durante a festa natalina.
Glicéria entende que o trabalho da banda precisa ter continuidade por se tratar de algo bom para o município e jovens, sem falar que há um ciclo de atuação.

- Alguns vão saindo para seguir a vida, principalmente quando completam 18 ou 19 anos, vão começar a entrar no mercado de trabalho, ai eles vão saindo e entrando outros.

A Banda 13 de Maio irá abrilhantar o 5º Auto de Natal no dia 9 de dezembro no adro da Igreja de Santa Teresinha. Glicéria não esqueceu de reforçar o convite à comunidade elesbonense.

- Na verdade o Auto de Natal foi criada também por conta da Banda 13 de Maio para que ela fizesse suas apresentações para a comunidade, visto que o Auto de Natal é um musical e eles tocam o musical, lá não há outro som, é apenas a banda do início ao fim. Aproveito para convidar a todas as famílias e cidades vizinhas e amigos para nos prestigiar e confirmar que realmente é um belo espetáculo, acredito que seja o maior evento cultural que hoje temos em Elesbão Veloso e é uma festa linda de se ver.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu