Secretária Maria Augusta fala sobre novembro Azul e mutirão realizado nesta sexta (24)


A Secretaria Municipal de Saúde esta realizando desde o início deste mês de novembro, a campanha novembro Azul, voltada exclusivamente para a saúde masculina. O evento tem seu ponto alto nesta sexta-feira (24), quando vários profissionais e procedimentos serão realizados na sede da SMS.

Na manhã da última terça-feira (21), a reportagem conversou com a secretária de saúde, Maria Augusta Macedo, onde a mesma tratou sobre o evento e esclareceu sobre a finalidade e procedimentos que serão realizados durante o evento.

O que vai acontecer, o que vai se dar neste mutirão?

A gente esta com essa programação durante todo este mês (novembro), onde as equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), estão fazendo os atendimentos e orientações nos bairros, palestras e atendimentos em todas as áreas sobre a prevenção do câncer de próstata e vários outros tipos de doenças. Pra encerrar iremos realizar o mutirão que já, e uma tradição que todos os anos realizamos e neste ano será no dia 24 de novembro pela manhã aqui na secretaria de saúde. Onde teremos atendimento médico com clinico geral do PSF, onde todos os médicos do programa estarão aqui como Dr. Ailton, Dr. Edmilson, Dr. Tiego, Dr. Rafael, Dr. Roberto e todos os médicos do PSF irão estar.

Na parte da tarde vai estar atendendo Dr. Carlos Henrique Leal Veloso cardiologista) e o proctologista Dr. Miguel Arcoverde onde inclusive vai fazer o atendimento e exames para homens que estiverem precisando.

É uma serie de serviços que esta sendo voltados ai pra comunidade masculina?

Os homens procuram menos atendimento que as mulheres que se cuidam mais, e os homens tem que se chamar mais, pois eles tem uma certa resistência, principalmente com proctologista, urologista onde alguns homens ainda são muito resistentes. Mas sabemos que é necessário e prevenir ainda é o melhor.

Os serviços serão na parte da manhã e a tarde, onde pela manhã terão atendimento médico, palestras, atendimento com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, serão oferecidos vários exames também como eletrocardiograma, teste de glicemia, PSA onde os médicos vão consultando e os mais urgentes já, vão encaminhando.

Se tiver um diagnostico de algum problema mais serio já serão encaminhados pra alguma especialidade?

Os que precisarem de Ultrassom da próstata eles já, irão dar o encaminhamento e depois eles irão nos procurar e aí disponibilizaremos a realizadão da Ultrassom sempre aos sábados na clinica UDI em Teresina. Os PSA mais urgentes serão feitos aqui mesmo na SMS e os demais encaminharemos depois pra Teresina, pra serem feito os exames.

O chamamento aqui é para os homens, pra que eles comparecem aqui na SMS realizar esses serviços?

Isso e contamos com a presença de todos, onde serão vários médicos, a disposição pra atender a população e isso é uma maneira de se prevenir e oportunidade boa pra não precisar se deslocar pra Teresina e outras cidades, e realizar aqui pertinho os atendimentos e queremos contar com a presença de todos.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu