Secretário Cícero Barreto destaca arborização e organização do trânsito na Praça da Independência em Elesbão Veloso.


Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

Considerada o marco principal de Elesbão Veloso, a Praça da Independência, inaugurada em 1969 durante a gestão do prefeito Enéas Nogueira tornou-se nos últimos anos um ponto de caos no trânsito, dada o grande fluxo de veículos, feirantes e pedestres dividindo espaço. Em razão desses percalços passava da hora de adotar medidas capazes de se não resolver ao menos atenuar a problemática.

Ainda durante o ano passado, o setor de serviços urbanos vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através de Vonaldo Veloso promoveu a retirada de árvores que se mostravam desgastadas.

Ao assumir a secretaria no começo desse ano, o técnico agrícola Cícero José Barreto, também ex-vereador do município e com experiência em outras secretarias aprovou a iniciativa de substituir as árvores na Praça da Independência, notadamente mais arborizada e aconchegante para o deleite de quem a procura para passar o tempo.

- Assim que assumimos a secretaria demos continuidade ao trabalho, retiramos árvores que já não estavam mais servindo, estavam em período de decadência, morrendo devido a idade para facilitar o crescimento de outras árvores que foram plantadas. A praça da Independência com o tempo vão se expandir e vai ficar bem sombreada para os moradores.

Cícero recordou a insatisfação seguida de críticas de muitas pessoas com relação a retirada das árvores, lembrou no entanto que as novas árvores deram um novo panorama a Praça da Independência, hoje mais atrativa para que a procura.

- Sempre que tem uma ação, muitas vezes tem uma reação. Você lembra que quando foi retirado os ônibus da Praça da Independência para outro local houve essa mesma reação contrária por parte da população e até das empresas de ônibus que circulam pelo município, mas tudo isso foi feito para o bem estar das pessoas e para facilitar e melhorar o tráfego de veículos.

Trânsito melhor depois das mudanças

É notória a mudança no trânsito no centro de Elesbão, especialmente no trecho da Praça da Independência, a partir de setembro passado, quando por meio de portaria, o prefeito Ronaldo Barbosa propôs a disciplinação do serviço para tanto foram colocados fiscais permanentes entre 5 da manhã e 16h30 para organizar a bagunça que só piorava a cada dia.

Para Cícero Barreto, a entrada frequente de carros na cidade, muitos deles atuando no serviço de carga e descarga de mercadorias estava gerando muita confusão no trânsito, tornando necessária a adoção de medidas por parte do poder público.

- Carros estavam parando em lugares que não deviam parar, é bom que se diga que essa organização vai ser feita gradativamente, vamos adotando medidas pouco a pouco para somente dessa maneira o povo irá entender.

Cícero acha correto que se faça a municipalização do trânsito porque somente a partir dai a lei de trânsito poderá ser aplicada. Ele concordou que se fossem retirados os fiscais agora, a bagunça na Praça da Independência voltaria. Ressalta que é necessário antes de tudo que haja conscientização por parte das pessoas, como forma de eliminar os gargalos que existem no trânsito local.

- Tudo que vai fazer, se a população não colaborar, não ajudar teremos dificuldades, a presença dos fiscais é importantes, eles ajudaram bastante, mas é preciso que haja conscientização por parte de quem faz uso do trânsito desde o pedestre, os motoristas e motociclistas.

Fiscais e usuários percebem mudanças no trânsito na área central de Elesbão Veloso

Um dos seis fiscais que atuam no intuito de organizar o trânsito no centro de Elesbão Veloso, especialmente na Praça da Independência, o jovem Zé Filho disse que há um controle da situação por parte da equipe, na medida em que na sua maioria, motoristas e motociclistas aceitam as orientações repassadas com relação a estacionamentos.

- Percebo que até para os pedestres ficou bom agora, para os carros baú também, ficou tudo mais fácil no centro de Elesbão.

Morador do Povoado Capim Pubo, o motorista Domingos, que atua no transporte escolar de alunos daquela comunidade para a cidade destaca que melhorou bastante a fluidez no trânsito no centro, principalmente depois da atuação dos fiscais.

- Hoje sobra mais espaço, apesar da praça não ser tão grande. OS acidentes diminuíram graças as Deus, tá bem melhor.

O aposentado Antônio Vieira de Abreu, o Carequinha, que utiliza sua bicicleta diariamente como meio de locomoção e transporte observa que a Praça da Independência ficou mais espaçosa depois da organização implementada.

- Antes era difícil trafegar, era muita bagunça, agora melhorou, a praça está livre na parte central, os estacionamentos serviram para organizar aquele amontoado.

Márcio Ronnes, coordenador do serviço de fiscalização de trânsito em Elesbão Veloso, disse que a maioria das pessoas tem elogiado o serviço de organização do trânsito na praça da Independência.

- 100% não é porque não existe trabalho 100%, mas vamos procurar melhorar sempre.

Outro detalhe que Márcio tratou de esclarecer é que não houve a retirada de nenhum feirante que atuava na Praça da Independência.

- A gente só mudou eles de local. Todos eles gostaram dos locais que eles ficaram e sobre o trânsito a gente só está pedindo a colaboração dos elesbonenses.

Um dos taxistas tradicionais em nossa cidade, o senhor Benedito Sousa que faz ponto na Praça da Independência disse ao Elesbão News que há uma melhora no tocante ao fluxo de veículos, porém, é preciso que se crie mais estacionamentos.

- Só existe estacionamentos para oito carros, é muito pouco, tem que aumentar esse número, além disso, ninguém quer que coloque carros em frente a seus comércios ou da sua porta, por isso, tem se tornado uma situação difícil.

Perguntando se há pontos para se criar novos estacionamentos na Praça da Independência, Seu Benedito disse que o espaço é reduzido, mas é preciso buscar uma maneira de expandir os pontos para carros.

- A maioria das cidades tem estacionamentos para taxistas, para motos, para carros de grande porte, para os carros menores e aqui precisa se pensar nessa possibilidade.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu