Elesbão Veloso: Uma cidade de "população flutuante". Desde 2002, censo do IBGE aponta menos de 15 mil habitantes.



Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão Veloso

Rotina que se repete todos os anos. Quinta pela manhã, pelo menos entre 30 e 40 pessoas deixaram a cidade rumo a um outro lugar do pais. Por esta e outras, costuma-se dizer que Elesbão Veloso tem uma "população flutuante".

Confesso que vez por outra nos meus comentários na rádio Eldorado FM contesto os dados referente ao Censo do IBGE, mas ao mesmo tempo percebo que posso estar equivocado, pois há um grande "marasmo", pois há uma situação desconfortável em termos numéricos para a cidade que acaba perdendo com essas saídas.

Há pelo menos 18 anos, Elesbão Veloso não tem ido na vertical no que tange a contagem da sua população, visto que apenas no ano 2000, tínhamos pouco mais de 15 mil habitantes, nos anos seguintes notou-se um declínio considerável e continuamos estagnados na casa do pouco mais de 14 mil habitantes.

Pudera isso então porque a nossa população continua e poderá por muitos anos continuar a ser flutuante, isso porque, há pessoas que saem daqui hoje e quando menos se imagina coisa de três a quatro meses essas mesmas pessoas estão aqui novamente; ficam por aqui dois a três meses e voltam para São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso etc.

Em suma, Elesbão Veloso nos últimos 20 anos tem tido uma grotesca saída de pessoas, já foi mais frenética no passado, à época do corte de cana, todos os dias nesse período saiam diariamente entre 3 a 5 ônibus lotados.

A saída desse pessoal, sem dúvida se reflete a falta de oportunidade que a cidade não oferece. Sabemos que Elesbão Veloso, infelizmente não gera emprego, não há frente de trabalho, e isso força e faz com que muitos dos irmãos elesbonenses vá em busca de oportunidade em outros lugares.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu