FOTO: Bofó, um dos vereadores mais atuantes em Elesbão Veloso nas décadas de 80 e 90

 
Raimundo do Minú ou Bofó foi um vereador combativo na CMEV.

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão

No final dos anos 1980, começo da década seguinte, um vereador fez história na Câmara Municipal de Elesbão Veloso, dada sua postura em plenário e ao usar a tribuna. Raimundo Soares de Araújo, o Bofó era na verdade o único vereador a fazer oposição ao então prefeito Francisco José Portela Moura- Chico Norberto, que tinha apoio sólido na Casa, nada menos que oito vereadores. Mas Bofó incomodava. Apesar do seu trabalho no Banco do Estado do Piauí-BEP à época tirava um tempo para se fundamentar nos assuntos a serem pautados em cada sessão.

Ele sempre analisava os balancetes e ao notar qualquer "deslize" da gestão questionava. Muitos eram os elesbonenses que se se dirigiriam a Câmara às sextas-feiras para dividirem o pequeno espaço das dependências da sede do legislativo municipal, localizado à Rua 13 de Maio para acompanharem os debates acalorados entre Bofó e os vereadores membros da situação.

Apesar da sua atuação importante e combativa, Bofó não renovou mandato para os anos seguintes. Independente disso foi figura importante da oposição local. Dono de discurso eloquente, nos últimos anos, depois de militar por alguns partidos e ter se destacado no PT, disse que votaria em Lula, se fosse preciso.

Mas no momento não se encontra filiado a nenhuma sigla. É aposentado pelo BEP e se divide entre Teresina e Elesbão Veloso, onde tem uma fazenda que se destaca na fabricação de produtos derivados de leite.

Ao amigo Bofó que todo final de ano lembra de mim e me envia cartão natalino o meu abraço e admiração!!!
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu