Em entrevista, endocrinologista Wallace Miranda explica sobre retardo de crescimento em crianças e disfunções da tireóide

Dr Wallace Miranda é endocrinologista
Por José Loiola Neto/Do Elesbão News- Saúde.

O endocrinologista Wallace Miranda esteve em Elesbão Veloso na última quinta-feira(15 de março) oportunidade em que atendeu na Clínica Clinimagem, da Drª Mônica Tapety, com sede na Rua 13 de Maio, prédio onde funciona a lotérica.

Ouvido por nossa reportagem, em principio, Wallace Miranda agradeceu a Drª Mônica pelo convite para vir a Elesbão com vistas a atender a pacientes que por ventura estejam acometidos por diabetes, com sobrepeso, obesidade, com problemas na tireoide; crianças com problemas de crescimento, osteoporose alterações no decorrer da puberdade, dentre outros problemas hormonais. Ele ressaltou que o endocrinologista é especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

No caso da obesidade, uma doença que afeta mais da metade da população brasileira e que provoca outras enfermidades como alteração do colesterol, gordura no fígado, pressão alta, infarto e até AVC(derrame).

- A gente cuidando da obesidade, vamos estar prevenindo outras doenças, dai a importância, por exemplo de tratar esse problema.

No tocante o retardo do crescimento das crianças, lembra Wallace Miranda, é interesse que os pais estejam atentos quanto a necessidade de se buscar a ajuda de um endocrinologista, com vistas a diagnosticar o problema, com vistas a corrigir o problema, ressaltando, no entanto que é preciso que haja uma acompanhamento contínuo.

- Primeiro é importante que a criança faça primeiro o acompanhamento dela com um pediatra e com um endocrinologista, a avaliação deve ser feita a cada seis meses, observando o crescimento para avaliar da melhor maneira possível.

O retardo de crescimento pode estar associado a doenças crônicas(diarreia ou problemas respiratórios; uma pneumonia) pode atrapalhar o crescimento. Outro fator é o próprio hormônio responsável pelo desenvolvimento da estatura da pessoa. Os pais também precisam ficar atentos com relação a puberdade.

- A partir dos dois anos de idade, é importante que os pais observem o crescimento da criança, é preciso ver também se a puberdade não está vindo muito cedo, e isso pode atrapalhar o crescimento, a puberdade precoce pode atrapalhar o crescimento.


PUBERDADE PRECOCE

Segundo o médico Wallace Miranda, é puberdade pode ser considerada precoce, quando, nas meninas surge a partir dos 8 anos de idade, quando os seis começarem a crescer, e nos meninos abaixo dos 9 anos de idade, se neles começarem a crescer os testículos, surgimento de pelos e mudanla de voz.

- A partir desses sintomas é preciso ver a necessidade de tratamentos nesses pacientes.

TIREÓIDE

O problema na tireoide, de acordo com Wallace Miranda, afeta homens e mulheres, nesse público entre 30 e 40 anos. As alterações na tireoide pode ser vista quando esta funciona de modo mais lento ou acelerada, ou a partir do surgimento de nódulos, que podem se transformar em um câncer.

As disfunções da tireoide podem ser explicadas, de modo que, quando funciona pouco chama-se hipotiroidismo(porque está funcionando devagar).

- Isso geralmente é voltado para aquela mulher que tem alteração na menstruação, que não vem todos os meses, começa a ganhar peso, sente dor nas pernas, cai cabelo, começa a quebrar o cabelo, a quebrar as unhas, fica cansada durante o dia, não consegue desenvolver direito o trabalho.

No caso do hipertiroidismo, que é quando funciona demais a tireoide, o médico lembra que a pessoa começa a perder muito peso sem causa aparente, a ter tremores nas mãos, além disso, o coração tende a acelerar, a pessoa vive constantemente ansiosa.

Nódulos na tireoide estão cada vez mais comuns nos últimos anos, nesses casos, a pessoa precisa passar por um endocrinologista para avaliar se realmente é câncer ou não. Se houver casos na família, ele lembrou que é importante a procura por um profissional para uma avaliação.  Os nódulos na tireoide podem ser vistos por meio de exames físicos ou num exame de ultrassonografia.

Formado pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, em janeiro de 2007, depois disso foi para São Paulo, onde permaneceu por quase sete anos fazendo especializações, fez residência em clínica médica e endocrinologia, doutorado na área de diabetes, depois disso, retornou a Teresina, onde se encontra há mais de três anos e meio.

Na capital, atende em sua clínica particular, e acaba de aceitar o convite da Clinimagem em Elesbão Veloso para atendimento de pacientes. Ele estará na cidade novamente no dia 27 de março.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu