Cícero do Cabana explica ida ao INSS em Teresina, diz que safra agrícola 2018 em Elesbão Veloso será inferior ao ano passado e agenda para 5/5 próxima reunião no Sindicato Rural

Cícero Marcos, presidente do STTRAAF de E.Veloso

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão Veloso

Ao final da reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso neste sábado(7 de abril), o presidente Cícero Marcos Oliveira, o Cícero do Cabana abordou os temas mais interessantes tratados no decorrer do encontro. Em um deles, o Sindigital, implantado no último dia 3 de março, e que ora acontece uma fase de recadastramento dos associados, que vai até 30 de maio.

A ferramenta com a marca da Infatec Soluções Tecnológicas visa otimizar o acesso a informação, lançando em um cartão as informações pessoais inerente a um associado, reduzindo o uso de papel.

Novidade da etapa de recadastramento realizado pelo Sindicato Rural para a implantação de uma nova carteira, é a criação de uma comissão que irá percorrer as principais comunidades rurais para coletar os dados pessoais dos associados.

- Já temos costume de realizar reuniões em comunidades como Capim Pubo, Santa Helena, Mosqueada, Chapadinha, Alta Vista, Baixa da Ponte, àquelas pessoas moradoras dessas comunidades que não tiverem vindo aqui serão atendidas lá porque muitas vezes eles vem em dias de pagamento e querem resolver algo e voltar rápido e acabam não fazendo o recadastramento.

IDA AO INSS

Na próxima quarta-feira, dia 11/4, o presidente do Sindicato Rural de Elesbão Veloso estará em Teresina, oportunidade em que irá percorrer o INSS na capitaljuntamente com outros representantes sindicais, o intuito é se reunir com a gerência executiva do órgão no estado para discutir as ações do INSS Digital.


- Essa ferramenta é uma realidade, só que não está funcionando e está dificultando a questão de agendamento, não está tendo vagas. Valença, por exemplo está com apenas três funcionários, Está muito lento, tem pessoas que já eram para ter sido atendidas e não foi, por falha do sistema. O nosso sindicato se preparou, já compramos todo o equipamente, estamos com pessoal treinado, mas ainda estamos aguardando o serviço fluir melhor.;


PERDA AGRÍCOLA

Ao falar sobre possíveis perdas agrícolas para o município, o presidente Cícero do Cabana considerou que os meses de dezembro, janeiro choveu razoavelmente, em fevereiro foi excelente, em março entretanto deu uma caída, o que contribuiu para prejudicar um pouco lavoura de milho especialmente.


- A safra desse ano vai ser menor que a do ano passado.  será inferior, e este ano tinha mais terras preparadas para plantio que o ano passado, infelizmente não teremos uma colheita como o trabalhador rural esperava.


CISTERNAS

Sobre as cisternas, Cícero Marcos lembrou que Elesbão Veloso possui ao todo 352 cisternas espalhadas pela zona rural. O presidente do STTRAAF pediu que os proprietários adotem os devidos cuidados, promovendo a limpeza e abasteça para o chamado período crítico de seca que é geralmente entre os meses de julho e outubro.

- Nessa época não temos água nos reservatórios, além do que os barreiros e açudes secam, além do que nosso município possui apenas um carro pipa, o que não dá para atender a uma demanda de 352 cisternas, o município tenta fazer, mas não dá para cumpri.

Cícero reclamou o fato de o Governo Federal não disponibilizar recursos, prova disto é que não ano passado não veio sequer uma pequena ajudar para custear as ações de amparo a quem precisa de água para os mais diversos afazeres.

 
PRÓXIMA REUNIÃO, DIA 5/5

A festa comemorativa ao Dia do Trabalho vivido em 1 de maio vai acontecer no dia 5/5, nessa mesma data acontecerá sorteio de brindes para as mães, conforme o presidente Cícero do Cabana, que tratou de justificar a mudança

- Não adianta você fazer festa no dia 1 de maio porque nós temos grandes eventos, nesse dia mesmo tem festa popular em Francinópolis, quatro dias depois vamos ter festa de graça aqui na cidade, no final de semana seguinte, nos dias 12 e 13 de maio festa de aniversário da cidade, então não vamos concorrer, no dia 5 de maio, com representantes da Fetag-PI vamos fazer uma grande reunião com sorteio de brindes para as mães.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu