DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta sexta-feira, 27 de abril 2018.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta sexta-feira, 27 de abril 2018.

 
Paz: presidentes Kim Jong Un(Coreia do Norte) e Moon Jae-in(Coreia do Sul) apertam as mãos

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Feirão da Caixa vai ofertar 11 mil imóveis em Salvador
Cerca de 11.838 mil imóveis, entre novos e usados, estarão disponíveis na 15ª edição do Feirão da Caixa em Salvador. Quem anunciou a novidade foi o próprio presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook.A capital baiana vai receber o Feirão logo no primeiro final de semana do evento que acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio, a partir das 10h, no Shopping da Bahia.Quem deixar para conferir as oportunidades para adquirir a casa própria no domingo, é melhor chegar cedo porque o atendimento se encerra mais cedo, às 18h.

>> Lei fazendo três anos, população insiste em jogar lixo na rua
Se aproximando do terceiro ano em que o descarte irregular de lixo passou a ser punido com multa na capital baiana, a cidade infelizmente convive com a falta de conscientização da população. Diversos pontos da cidade viraram foco para descarte de todo tipo de material descartado que, em tempos chuvosos, acabam contribuindo para o entupimento de bueiros e degradação do meio ambiente. Ao longo da Rua Conde de Porto Alegre, no IAPI, a equipe da Tribuna da Bahia encontrou pelo menos três montinhos de lixo espalhados pela calçada.

>> STJ manda para Moro investigação sobre Beto Richa
O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, determinou nesta quinta-feira (26) o envio da investigação aberta a partir da Operação Lava Jato sobre o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB-PR) para a Justiça Eleitoral do Paraná e para o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba. O caso corre em segredo de Justiça.Beto Richa foi citado nas delações premiadas do ex-executivo da empresa na região Sul, Valter Lana, e do ex-presidente da Odebrecht infraestrutura Benedicto Júnior, divulgadas no ano passado.

>> Dia das Mães deve ser o melhor em 5 anos
O desempenho do Dia das Mães deste ano deve ser o melhor desde 2013 especialmente por causa da inflação baixa. Tida como o Natal do primeiro semestre pela forte importância nas vendas do varejo, a data deve movimentar R$ 9,4 bilhões em produtos e serviços este ano, uma cifra 4,3% maior em relação às vendas de 2017, segundo projeções da Confederação nacional do Comércio (CNC).O principal fator para sustentação desse aumento real de faturamento é a inflação baixa, destaca o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, responsável pelas projeções.

>> Investimento público cai para 1,17% do PIB
União, Estados e municípios investiram, no ano passado, R$ 76,9 bi, mas recursos não foram suficientes sequer para garantir a manutenção da estrutura pública que já existe; estudo aponta uma queda contínua desde o pico registrado em 2010 Investimento público cai para 1,17% do PIB e atinge o menor nível em 50 anos.O investimento público no Brasil chegou ao fundo do poço em 2017, quando União, Estados e municípios investiram o equivalente a 1,17% do Produto Interno Bruto (PIB) –o menor nível em quase 50 anos. A situação é tão grave que, no ano passado, o dinheiro aplicado pelos três níveis de governo não foi suficiente sequer para garantir a conservação de estradas, prédios equipamentos que pertencem ao poder público.

>> Juíza do DF realiza audiência por WhatsApp
A facilidade e agilidade das mensagens instantâneas por aplicativos alcançou um patamar diferente: uma juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios decidiu usar a plataforma para realizar uma audiência sobre pensão alimentícia. Na última semana, a magistrada Ana Louzada realizou a sessão por meio do WhatsApp, já que as partes residem em países diferentes e o canal era a alternativa mais rápida de resolver o conflito. A citação e a intimação para a audiência também foram feitas por mensagens do aplicativo, com anexo das fotos do processo como forma de passar o conteúdo necessário a cada parte. Um defensor público também foi designado para representar a pessoa acusada.O contato, na audiência, foi feito por chamada de vídeo.

>> Juros do cheque especial têm novo aumento e chegam a 324,7%
A taxa de juros do cheque especial registrou um aumento em março. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (26), a elevação foi de 0,6 ponto percentual frente a fevereiro, chegando a 324,7% ao ano. No acumulado do ano, a alta é de 1,7 ponto percentual.Novas regras relativas ao cheque especial foram anunciadas no início do mês, mas as mudanças passarão a valer somente no mês de julho. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes que usarem mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias seguidos receberão a oferta de um parcelamento, com taxa de juros inferior que será definida individualmente pelos bancos.

>> Saiba quais os próximos passos do impeachment de Pimentel
O processo que pode culminar no afastamento do governador Fernando Pimentel (PT) e posterior perda de mandato está previsto na Lei 1.079, de 1950, que trata do rito processual em caso de crime de responsabilidade. A legislação já foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu pela sua legalidade.Dessa forma, o rito vai seguir a lei, a Constituição estadual e o Regimento Interno da Assembleia.O primeiro passo, concluído nesta quinta-feira, é o acolhimento do pedido de abertura do processo de impeachment e leitura do plenário. A partir daí o presidente da Assembleia Legislativa convoca a formação de uma comissão especial para discutir o pedido.

>> Acesso à internet cresce 19,9% no CE
O acesso à internet no estado do Ceará expandiu 19,9% em 2017 ante o ano imediatamente anterior, 2016. No ano passado, 58,1% dos domicílios cearenses (1,67 milhão) tinham acesso ao serviço, enquanto que em 2016 (1,39 milhão) 48,9% das moradias – menos da metade – podia usar a internet, independentemente da plataforma. Os dados fazem parte da pesquisa “Características gerais dos moradores e dos domicílios 2017”, divulgada ontem (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela ainda o crescimento do acesso, sobretudo, pelo telefone celular e Smart TV.

>> Vírus da zika pode ser usado para eliminar câncer cerebral
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o vírus da zika é capaz de infectar e matar as células de tumores cerebrais com grande eficácia, sem causar danos às células saudáveis.De acordo com os autores da pesquisa, os resultados sugerem que, no futuro, vários tipos de tumores agressivos do sistema nervoso central poderiam ser tratados com algum tipo de abordagem envolvendo o uso do vírus da zika, conhecido por sua preferência por atacar células do cérebro em formação.Realizada por cientistas do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP, sob coordenação da geneticista Mayana Zatz, nesta quinta-feira (26), na revista científica Cancer Research, da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer.

>> Dezenove das 38 UPPs serão extintas
Dezenove das 38 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) serão extintas. A decisão foi tomada, nesta quinta-feira, pelo Gabinete da Intervenção Federal no Rio, durante reunião entre oficiais do Exército e da cúpula da Polícia Militar. Quando criado, o projeto de pacificação foi apresentado pelo governo Sérgio Cabral com a ideia de retirar o poderio de traficantes de drogas em áreas conflagradas.Os agentes que trabalham nas UPPs serão realocados nos batalhões da área em que atuavam. Entre as comunidades que terão as UPPs desativadas estão a do São Carlos, no Estácio, Batan, em Realengo, e a da Mangueirinha, em Duque de Caxias, a única da Baixada Fluminense e fora da capital

>> Saiba quando compensa adiar a sua aposentadoria
Paciência e planejamento são aliados do trabalhador que está pensando em pedir a sua aposentadoria ao INSS. Em muitos casos, ao adiar em alguns anos a data de início do benefício, o segurado consegue driblar um sistema de cálculos que pode reduzir pela metade a sua renda mensal.O advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), ensina o passo a passo para acertar nesse planejamento.O ponto de partida para escolher a hora certa de pendurar as chuteiras é entender como funciona a regra 85/95 progressiva, pois ela é o caminho mais rápido e fácil para a maioria dos segurados escaparem de ter a aposentadoria reduzida pelo fator previdenciário.

>> Mulher de Nem da Rocinha reduz pena com trabalho em escola
Danúbia de Souza Rangel, mulher do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, trabalhou durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018 na escola da Penitenciária Nelson Hungria, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, onde estava presa. Na unidade, ela era auxiliar de serviços gerais, segundo informação de seus advogados. Atualmente, Danúbia está na Penitenciária Talavera Bruce, também no Complexo de Gericinó, e não está trabalhando.Com o tempo de trabalho, a “xerifa da Rocinha” pretende reduzir a pena à qual foi condenada.

Fonte: Jornais editados no Brasil

MUNDO
>> Presidentes das Coreias do Norte e do Sul apertam as mãos
Os líderes da Coreia do Norte e do Sul trocaram um caloroso aperto de mão nesta sexta-feira sobre a linha de demarcação que divide os dois países antes de uma cúpula histórica."Estou feliz em conhecê-lo", disse Moon Jae-in ao seu colega Kim Jong Un, no momento em que ele se tornou o primeiro líder do Norte a entrar no Sul desde a Guerra da Coreia.Moon também entrou rapidamente no norte antes de caminhar de volta.Kim é o primeiro líder norte-coreano a entrar no sul desde a Guerra da Coreia, há 65 anos.

>> Amigos são assassinados e dissolvidos em ácido no México
Estudantes de cinema voltavam de uma filmagem quando foram sequestrados após serem, aparentemente, confundidos com rivais de cartel de drogas.

PIAUÍ- Resumo Portal O Dia-Teresina
>>  Dupla agride cobrador durante arrastão em ônibus no Deus Quer
Os suspeitos fugiram levando a chave do veículo e ainda atiraram para a cima para evitar a aproximação da polícia e de populares.

>> Shoppings funcionarão em horários especiais no Dia do Trabalhador
Lojas ficam fechadas e apenas praças de alimentação e cinemas funcionam nesta terça.

>> PR quer indicar vice da chapa de Wellington Dias
Partido disse que irá entrar na briga para a vaga na chapa majoritária, caso o MDB não consiga emplacar o nome de Themistocles.

>> Fábio Abreu admite possibilidade de concorrer ao Senado
O deputado recebeu um convite do senador Ciro Nogueira para colocar o nome na disputa, mas diz que sua pretensão é concorrer novamente à Câmara Federal.

>> IMEPI atesta que radar de fiscalização está funcionando normalmente
Técnicos da STRANS participaram de análise feita na manhã desta quinta-feira (26)

>> Menor apreendido em aeroporto receberia R$ 5 mil para levar droga
Adolescente de iniciais L. D. O. estava vindo do Acre e tinha como destino final a capital piauiense.

>> Jeová nomeia indicado de Themístocles que foi exonerado por Firmino
Ricardo Monteiro foi exonerado da SDR em novembro, dias após Jeová Alencar ser reeleito presidente da Câmara, depois de conseguir antecipar o pleito em mais de um ano, contrariando Firmino.

>> A cada 20 dias, um piauiense morre vítima de acidente de trabalho
Os registros de 2018 já somam 50% do total de mortes no ano passado. Seis trabalhadores da construção civil morreram até o mês de abril.

>> FMS confirma mais seis casos de pacientes com H1N1 em Teresina
Além da adolescente que havia sido diagnosticada com o vírus, exames confirmaram seis novos casos de H1N1. Todas são mulheres.

>> Jovem morre e outro fica ferido em acidente com animal na BR-316
Os dois jovens, identificados como “Lazinho” de 22 anos e “Tiaguinho” de 19 anos, trafegavam na motocicleta quando colidiram com uma vaca que estava atravessando a BR

>> Manutenção em estação deixa bairros de Teresina sem água
O fornecimento deverá ser totalmente regularizado até o final desta quinta-feira (26).

>> Piauiense é preso por matar a própria esposa a golpes de faca em SP
Juarez José da Silva morava há 20 anos em SP e voltou ao Piauí para se esconder. Polícia piauiense o monitorava. Prisão foi em Simplício Mendes.

>> Dupla é baleada ao tentar fazer assalto próximo à sede de Batalhão da PM
Ainda não se sabe de onde partiram os tiros que deixaram um dos suspeitos ferido. Dupla estava em uma moto e um deles foi encaminhado ao HUT.

>> Piauí já contabiliza 14 ataques a instituições financeiras só em 2018
Segundo o Greco, os membros da quadrilha desbaratada ontem em Campo Maior ficariam com R$ 1 milhão cada se o assalto ao banco da cidade fosse concretizado.

>> Greve fecha Instituto de Identificação na Praça Saraiva
O Sindicato dos Policiais Civis está impedindo a população de solicitar serviços como a retirada de RG.

>> Piauí cobra R$ 900 milhões não repassados pela União
Os governadores do Piauí e de mais 18 estados ameaçam ingressar com ação no STF caso o presidente Temer não atenda ao pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário