DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta segunda-feira, 30 de abril 2018.


Ministra do Interior do Reino Unido Amber Rudd(foto) renuncia após polêmica sobre imigração
 Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Chuva faz barragem do Rio Joanes transbordar
As fortes chuvas que atingiram Lauro de Freitas-BA nos últimos dias fez a barragem Joanes I, situada na localidade de Jambeiro, transbordar. O fato atraiu moradores da região para tomar banho nas quedas d'água e pescar, já que muitos peixes foram carregados da represa, onde a pescaria é proibida. Mas especialistas alertam que as comportas não foram abertas e a vazão devido ao grande volume de água é um acontecimento pontual, que não resolve a degradação que o manancial enfrenta há pelo menos 20 anos.

>> Escutas telefônicas têm milicianos falando sobre operação
No começo do mês, uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 159 homens em uma festa que seria de um grupo miliciano. Mas o que seria uma vitória da polícia logo se tranformou em protesto. Famílias revoltadas com a demora da Justiça, que demorou quase 20 dias para separar quem de fato era suspeito e quem foi preso sem motivo.O principal alvo da operação na madrugada do dia 7 de abril era o chefe da maior milicia do estado: Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko. As investigações da polícia indicaram que vários chefes da milícia estavam reunidos pra comemorar uma aliança com outro grupo que domina regiões da Baixada Fluminense.

>> Beltrame nega envolvimento em esquema de corrupção
O ex-secretário de Segurança do Estado do Rio José Maria Beltrame divulgou nota na manhã deste domingo, 29, negando todo e qualquer envolvimento com o esquema de corrupção do governo de Sérgio Cabral. Em delaçãonbpremiada homologada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o economista e ex secretário de governo do Rio Carlos Miranda acusou Beltrame de receber mesada de R$ 30 mil, segundo reportagem exclusiva publicada neste domingo pelo jornal O Globo. Beltrame afirmou que a acusação é “fantasiosa”.

>> Ex-assessor do PP está sob proteção da PF
Pivô da recente operação da Polícia Federal contra líderes do PP, o ex-assessor José Expedito Rodrigues Almeida ingressou no Programa de Proteção à Testemunha. O pernambucano, que relatou à PF ter carregado bolsas e malas de dinheiro para o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), conhecido como Dudu da Fonte, teme represálias de políticos do partido.Almeida, no entanto, não prestou serviço apenas aos dois parlamentares alvos da operação da semana passada. Registros da Câmara apontam que ele trabalhou como secretário parlamentar em gabinetes de pelo menos outros três deputados do PP.

>> Cenário das eleições no DF começa a clarear
A seis meses das eleições e a três meses e meio para o registro das candidaturas (o prazo termina em 15 de agosto), o cenário para a disputa ao Palácio do Buriti começa lentamente a clarear. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fala abertamente sobre a reeleição, e os adversários estão sendo definidos. Jofran Frejat (PR) consolidou-se como candidato de um grupo que deverá contar com o apoio do MDB, PP e DEM.A ex-deputada Eliana Pedrosa (Pros) trabalha uma aliança com o clã Roriz nestas eleições, tendo a seu lado a mulher do ex-governador, Weslian Roriz, as filhas, Jaqueline e Liliane, e o neto Joaquim Domingos Neto. Mas, apesar do apoio da família de Roriz, antigos aliados do ex-governador não estarão com Eliana.

>> Brasil chega a 13,7 milhões de desempregados
O desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre de 2018, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último trimestre de ano passado, a taxa era de 11,8%. Em março de 2017, o desemprego havia ficado 13,7%.Com a elevação indicada pelo IBGE , o total de desempregados no País chegou a 13,7 milhões, um aumento de 11,2% em relação ao trimestre anterior, quando havia 12,3 milhões de pessoas sem ocupação. Na comparação com o primeiro trimestre de 2017 (14,2 milhões de desocupados), houve queda de 3,4%.A parte ocupada da população, que está em 90,6 milhões, caiu 1,7% em relação ao último trimestre do ano passado, quando era de 92,1 milhões.

>> Carros batem de frente e sete pessoas ficam feridas
A batida entre dois veículos deixa feridos e complica o trânsito na noite deste domingo na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete pessoas ficaram feridas, algumas vítimas estão em estado grave. O congestionamento chegou a atingir 15 quilômetros.O acidente aconteceu por volta das 17h30 próximo ao km 537. Segundo a PRF, dois carros pequenos se envolveram em uma batida frontal. Uma viatura da corporação ainda está no local apurando a dinâmica e as causas da ocorrência. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudaram no socorro aos feridos.

>> Mais de 165 mil são imunizados em dez dias
Iniciada no dia 20 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 já registra 165.047 pessoas vacinadas em Fortaleza, conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), do Ministério da Saúde. Hoje, os postos funcionam normalmente; porém, no feriado de amanhã, Dia do Trabalho, nenhum abrirá."Os trabalhadores já estão bem cansados porque o esforço está sendo grande para atender toda a população. Acho que não vamos ter vacina para atender nesse dia", disse a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, garantindo que novos lotes chegarão na quarta-feira (2) e no sábado (5).

>> Declaração do Imposto de Renda termina nesta segunda-feira
O contribuinte que ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2018 só tem até as 23h59 desta segunda-feira (30) para fazer a prestação de contas dos rendimentos tributáveis adquiridos em 2017. Em Pernambuco, cerca de 130 mil contribuintes (de um total de 830 mil) ainda não acertaram as contas com o Leão. Quem perder o prazo poderá pagar multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o tributo a pagar.Em todo o País, até as 16h deste domingo (29), a Receita Federal havia recebido 24,9 milhões de declarações.

>> Reportagem apresenta relatos de assédio sexual
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, deste domingo (29), revelou uma série de relatos de assédio sexual contra atletas e ex-atletas do Clube Mesc, de São Bernardo do Campo, São Paulo. Eles teriam sido vítimas de investidas do técnico Fernando de Carvalho Lopes, que ficou mais conhecido depois de ser o coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Ginástica (CBG). Lopes foi afastado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2016 após relatos de assédio. Ele nega as acusações.

>> STF decide nesta semana sobre fim do foro privilegiado
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar na quarta-feira (2) o julgamento sobre a restrição ao foro por prorrogativa de função, conhecido como foro privilegiado, para deputados e senadores. Até o momento, há maioria de oito votos a favor do entendimento de que os parlamentares só podem responder a um processo na Corte se as infrações penais ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato. Caso contrário, os processos deverão ser remetidos para a primeira instância da Justiça.

>> Confira como garantir a pensão por morte no INSS
A pensão por morte é um dos benefícios que deverá ser concedido automaticamente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).A meta é passar a liberar a pensão pela internet. A previsão inicial do diretor de benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, era dar início a esse processo em maio, o que não deve ocorrer.O sistema de liberação será simples: o INSS vai cruzar dados dos cartórios para saber se pode aprovar o benefício. Com isso, receberá informações sobre as mortes, além de poder checar casamentos e nascimentos.Para especialistas, a medida é preocupante, já que pode estar suscetível a fraudes e concessões indevidas

>> Tio acredita que sobrinho tenha sido vítima de milicianos
Foram enterradas neste domingo as cinco vítimas da chacina ocorrida na Vila Operária, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os sepultamentos, que ocorrem no Cemitério Nossa Senhora das Graças, no Parque Felicidade, começaram às 15h20m; o último está previsto para iniciar às 16h50m. O crime ocorreu no início da manhã de sábado, após o fim de um baile funk. Uma das linhas de investigação é de que o assassinato teria sido cometido por milicianos.

Fonte: Jornais editados no Brasil

 
MUNDO

>> Passageiros relatam espera de mais de 10 h por voo de Portugal para o Brasil
Mais de 300 usuários reclamam que estão no salão de embarque do Aeroporto de Lisboa. Promessa é de voo para o início da tarde desta segunda-feira (30).

>> Ministra do Interior do Reino Unido renuncia após polêmica sobre imigração
Jornal revelou carta de Amber Rudd para primeira-ministra no ano passado onde ela citava 'cotas para deportação'.

>> Duplo ataque a bomba mata 25 no Afeganistão; 6 são jornalistas
Atentados ocorreram em um intervalo de meia hora nesta segunda-feira (30). Estado Islâmico reivindicou autoria da ação que matou também jornalistas.

>> Regime sírio diz que 'mísseis inimigos' foram disparados contra posições militares
Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou os ataques. Autores não foram identificados pelas autoridades do país.

 
PIAUÍ- Resumo Portal O Dia-Teresina

>> Polícia prende homem atirando em via pública em Campo Maior
Helis Augusto de Oliveira estaria querendo vingar a morte de um comparsa ocorrida na semana passada. Polícia fala em rixa entre gangues pelo controle do tráfico.

>> Polícia encontra corpo enterrado às margens da PI-126 em Pedro II
Os policiais chegaram até o local após receberem uma denúncia anônima e a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar o caso.

>> PM prende 3 e apreende adolescente por suspeita de atirar em cabo
A PM chegou até os acusados através do carro utilizado no crime, um veículo de modelo Gol. Prisão foram efetuadas na zona leste de Teresina.

>> Paciente internada com gripe H1N1 apresenta melhora, diz FMS
Adolescente de 13 anos está se consciente e se recuperando bem. Mesmo com a infecção controlada, a jovem continua internada na UTI.

>> Policiais sobrevivem de bicos para complementar a renda da família
Alguns oficiais chegam a trabalhar em até três atividades diferentes para conseguir arcar com as despesas de casa
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu