DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta segunda-feira, 14 de maio 2018.

Anistia Internacional cobra solução para caso Marielle em comunicado

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL

>> Banco do Brasil ajuda a concentrar a renda no campo
Desde as capitanias hereditárias, a terra foi o principal meio de produção e de acumulação de riqueza no Brasil, nas culturas de cana de açúcar e café, e na mineração do ouro. Quase tudo com mão de obra negra, escrava, sem acesso à terra, como os imigrantes europeus que, enquanto a escravidão era extinta por etapas vieram com as famílias para cultivar o café nas ricas terras roxas do planalto paulista e do Paraná em regime de terça ou parceria. A falta de acesso ao meio de produção da época (e depois à educação) ajuda a explicar a posição da população negra na base sócio-econômica.

>> Anistia Internacional cobra solução para caso Marielle em comunicado
Para marcar os dois meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes (em 14 de março), a Anistia Internacional divulgou um comunicado em que renova a pressão sobre as autoridades de segurança para que o caso seja solucionado. O comunicado traz declarações da diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, mas também dos pais e da irmã da vereadora.

>> Pavuna sofre com violência, comércio ilegal e transporte irregular
Rio - Na estação do metrô da Pavuna, na Zona Norte do Rio, circulam diariamente 44 mil passageiros. O caminho para embarcar no transporte é árduo. Todos precisam enfrentar a desordem urbana e a ausência do poder público. As irregularidades vão desde a venda de produtos roubados e piratas até a comercialização de animais, celulares, tablets e peça de carros, além da exploração de máquinas de caça-níqueis.

>> Polícia Militar prende presidente e integrante da Galoucura em Belo Horizonte
A Polícia Militar prendeu dois integrantes da torcida organizada Galoucura na tarde deste domingo. A prisão envolveu Josimar Júnior de Souza Barros, 29, presidente do coletivo, e Jeferson Conceição Silva, 34, membro do grupo. Ambos estavam na sede da torcida – localizada na Rua Caparaó, no Bairro Bonfim, no Noroeste da capital – e são suspeitos de porte ilegal de armas.  Segundo a PM, uma denúncia anônima levou os policiais a Jeferson Silva. Ele estava em uma sacada da sede da torcida organizada no momento da abordagem. Ao lado dele, a corporação encontrou uma pistola calibre .32 e cinco munições.

>> No Ceará, famílias voltam a usar carvão após alta do gás
O preparo do almoço na casa da dona Vera Lúcia dos Santos, 61, não se restringe à escolha do que vai ser servido à mesa ou dos temperos a serem utilizados. Moradora da localidade de Minguaú II, em Caucaia, ela separa alguns punhados de carvão e despeja no fogareiro de alvenaria antes de tudo, para fazer a brasa “pegar logo”. A alternativa em usar o carvão como combustível para cozimento de alimentos, em vez do mais convencional gás de cozinha, se dá pelo peso que este último tem no orçamento de sua família.

>> Crise estanca queda de mortes na infância
Após mostrarem melhoras significativas por mais de uma década, os indicadores de mortalidade infantil apontam que esse ritmo de avanço foi bastante reduzido na taxa geral e já registra retrocessos preocupantes nos números de mortes evitáveis para crianças  entre um mês e quatro anos. Em 2016, dado mais recente disponível, o número de óbitos nesta faixa etária aumentou 11%, segundo números disponíveis no Ministério da Saúde, após 13 anos de queda. A alta em 2016 foi generalizada, apenas Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraíba e Distrito Federal tiveram redução das mortes nesta faixa. Em alguns locais, como Roraima, o número mais do que dobrou.

Fonte: Jornais editados no Brasil

 
MUNDO

>> Confronto entre Gaza e Israel horas antes da inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém
18 palestinos morreram e cerca de 500 ficaram feridos. Estado de Israel completa 70 anos nesta segunda-feira (14).

>> Amputado das duas pernas, chinês chega ao cume do Everest
Foi a quinta tentativa do chinês, em uma delas ele enfrentou uma tempestade no topo, sofreu congelamento e perdeu os pés.

>> Crise e insegurança criam nova onda de migração brasileira rumo ao Japão
Entre 2014 e 2016, número de vistos emitidos para cônjuges, filhos e netos de japoneses quase triplicou; agências de emprego com escritórios nos dois países dizem estar enviando entre 150 e 200 brasileiros ao Japão por mês neste ano.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portal O Dia-Teresina e G1 Piauí

>> Mulher é suspeita de matar pai e filho em vingança por crime ocorrido há 18 anos
Uma das vítimas teria assassinado o pai da suspeita em uma festa há quase 20 anos. Ela está foragida e a polícia faz buscas para localizá-la.

>> Criança de 10 anos é ferida com faca durante assalto em Água Branca
Segundo a Polícia Militar, menino foi lesionado após ser roubado por um adolescente de 14 anos.

>> Casal sofre tentativa de homicídio no Buenos Aires e polícia investiga
Vítimas foram baleadas nas pernas e braços receberam atendimento no hospital do bairro. Polícia ainda não tem suspeitos.

>> Paes Landim diz que candidatura de João Vicente pode mudar futuro do partido
O parlamentar esteve reunido com o governador esta semana em seu gabinete, em Brasília, e falou sobre o assunto.

>> Após 18 anos, filha vinga a morte do pai em Floriano; entenda o caso
Os suspeitos pelas morte de Fabrício da Costa Reis e do seu filho Douglas da Silva, de 18 anos, foram identificados como Denis e Francineia.

>> No instagram, governador homenageia a mãe e Rejane Dias
Na foto com Dona Teresinha, ele escreveu que “nunca estamos velhos demais para um colo de mãe” e manifestou o amor pela matriarca da família.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu