DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quarta-feira, 27 de junho 2018

quarta-feira, 27 de junho de 2018

DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quarta-feira, 27 de junho 2018

José Dirceu está em liberdade

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Advogada é morta a tiros após ser sequestrada
Uma advogada de 56 anos foi sequestrada e morta a tiros na noite desta terça-feira, 26, na cidade de Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador). Sílvia da Silva Carvalho foi executada com diversos disparos por volta das 20h30, na estrada do Alecrim Miúdo, no distrito de Maria Quitéria.Segundo informações da polícia local, o crime foi cometido por quatro homens, que estavam em um veículo e seguiram a vítima após ela sair do escritório, em frente ao Complexo de Delegacias do Sobradinho. A secretária da advogada também foi levada pelos suspeitos.

>> Começa a vacinação para menores de até 9 anos
A Campanha Nacional de Vacinação foi encerrada na última sexta-feira (22), mas desde ontem, municípios que ainda têm disponíveis vacinas contra gripe, além de continuar distribuindo para o público-alvo, podem disponibilizar gratuitamente também para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos, por determinação do Ministério da Saúde.Pelo menos na capital baiana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 130 mil doses remanescentes estão disponíveis nas unidades de saúde do município, já que a cidade conseguiu atingir a meta de imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, o que corresponde a 541 mil pessoas.

>> Motorista do Rio decora ônibus para torcer pelo Brasil
Em época de Copa, as viagens de passageiros de um ônibus que circula na Zona Norte do Rio são acompanhadas de bandeiras, fitas, simpatia e até um penteado à la Neymar. O motorista Carlos Rodrigues Moço, de 71 anos, resolveu decorar o coletivo e demonstrar sua torcida e seu amor pela Seleção.Seu Moço', como é conhecido, trabalha na linha 630, que vai do IAPI da Penha até a Praça Saens Peña, na Tijuca. Ele conta que não é a primeira vez que decorou o ônibus, e que em diversas ocasiões ou datas comemorativas pensa num jeito de agradar a seus passageiros.

>> Greve derruba indústria e setor tem o pior mês da história
A greve dos caminhoneiros que parou o País por 11 dias em maio fez a indústria brasileira registrar o pior desempenho de sua história. A produção industrial despencou 13,4% no mês passado na comparação com abril, o que representa um impacto maior que o da crise financeira global, de 2008, quando a queda, em um único mês, foi de 11,2%.A estimativa referente a maio é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e será divulgada nesta quarta-feira, 26.

>> Delação de Palocci foi homologada
O boato mais repassado para o WhatsApp do Estadão Verifica (11 99263-7900) na segunda-feira, 25, envolve a delação do ex-ministro Antônio Palocci, preso desde setembro de 2016 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O texto compartilhado via aplicativo diz que a delação do petista homologada na última sexta-feira, 22 — teria vazado. A alegação é falsa. O conteúdo do que o ex-ministro disse à Polícia Federal, responsável por ouvi-lo, ainda é sigiloso.O que há por enquanto são indícios do conteúdo da delação revelados pela imprensa.

>> Procuradores temem que soltura de Dirceu prejudique Lava-Jato
A decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a soltura do ex-ministro José Dirceu — que cumpre pena de 30 anos e 9 meses — coloca mais uma vez em debate a prisão após condenação em segundo grau. Por 3 votos a 1, os integrantes do colegiado concederam ontem liminar que autoriza que o petista responda o processo em liberdade até julgamento do último recurso possível.

>> Trabalhadores têm até sexta-feira para sacar o PIS/Pasep
O abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2016 estará disponível para saque até a próxima sexta-feira (29) para os 2,2 milhões de trabalhadores que ainda não resgataram benefício.De acordo com o Ministério do Trabalho, há pelo menos R$ 1,6 bilhão esperando pelos beneficiários nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em todo o País.

>> Apreensão de drogas nas estradas de minas quase dobra
As estradas de Minas Gerais, dona da maior malha viária do país, são rota dos criminosos que distribuem drogas para diferentes estados. Mas o tráfico não está sendo tão fácil. Antes ainda do encerramento do primeiro semestre deste ano, a apreensão de maconha nas rodovias administradas pela União que cortam o estado feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) já é quase o dobro do que os agentes conseguiram retirar de circulação em 2017 todo.

>> Prefeituras têm deixado de receber milhões de reais
Os municípios reclamam a cada ano da crise financeira que se agrava decorrente de queda de receitas e do aumento das despesas. Prefeituras quebradas e prefeitos com pires na mão peregrinam em busca de recursos em Brasília. É a queixa geral. Entretanto, em meio à escassez de recursos, a maioria das gestões deixa de receber verbas para programas de assistência às crianças e aos adolescentes por falta de criação e estruturação do Fundo Municipal e cadastro correto de pessoa jurídica.

>> Polícia Federal faz alerta sobre aplicativo
Uma nova versão do tradicional jogo “verdade ou consequência” está tirando o sono de muitos pais. Por meio do aplicativo de celular “verdade ou desafio”, pessoas de todas as faixas etárias podem participar da brincadeira, mas o problema está em algumas das atividades propostas: numa delas, o jogador é desafiado a ficar sem roupa e a fazer, por dez minutos, tudo o que o grupo mandar. A Polícia Federal em Pernambuco fez um alerta aos pais para ficarem atentos aos filhos

>> Acidente mata três pessoas e deixa três feridos
Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas em acidente na noite desta terça-feira (26), na BR-101, entre Osório e Maquiné, no litoral norte do Estado. Uma das vítimas morreu no local e a outra durante atendimento no hospital em Osório durante a noite. A terceira não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada no hospital, em Capão da Canoa.

>> Sacolas plásticas descartáveis serão proibidas no estado
Foi sancionada pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta terça-feira, a lei que altera as regras para substituição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. A proposta, que tem autoria do deputado Carlos Minc (PSB) obriga a substituição por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis, proibindo a distribuição ou mesmo a venda de sacolas plásticas no estado.

>> Justiça concentra ações para inclusão de tempo especial
A cada dez segurados do INSS que buscam a Justiça para tentar validar algum período de contribuição a ser utilizado na aposentadoria, nove querem o reconhecimento de tempo especial, segundo levantamento realizado pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a pedido do Agora.

>> Policial federal aposentado é morto a tiro em tentativa de assalto
O policial federal aposentado Luis Carlos Dias, de aproximadamente 60 anos, morreu numa tentativa de assalto, na noite desta terça-feira, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste de Rio. De acordo com as primeiras informações, a vítima se recusou a entregar o celular, com receio de ser identificada pelos bandidos, e foi baleada.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

 
MUNDO

>> Presidente da Macedônia se recusa a assinar lei para alterar nome do país
Gjorge Ivanov chamou lei de 'criminosa'. Parlamento macedônio havia assinado acordo com a Grécia para resolver disputa entre os dois países.

>> Chuva torrencial impede busca de jovens presos em caverna na Tailândia
12 meninos e seu treinador de futebol desapareceram sábado (23) na caverna de Tham Luang, quando começou a chover na região.

>> Apostador francês acerta os vencedores de 12 jogos da Copa e fatura R$ 1,1 milhão
Homem de 30 anos pretende saldar financiamento de sua casa com o dinheiro.

>> Justiça ordena que EUA reúnam menores separados na fronteira em até 30 dias
Juiz federal Dana Sabraw, do Tribunal de San Diego, também ordenou que as crianças de 5 anos sejam devolvidas aos seus pais no máximo em 14 dias.

>> Sobrevivente de acidente aéreo em Havana apresenta melhora progressiva
Estado da cubana Mailén Díaz Almaguer, de 19 anos, ainda é muito grave, mas ela já respira sem aparelhos e tem bom estado de consciência. Três mulheres sobreviveram à queda do voo DMJ-972 em 18 de maio, mas duas morreram no hospital.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais Cidade Verde e O Dia

>> CNMP suspende por 60 dias, com perda de remuneração, membro do MP-PI
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), durante a 11ª Sessão Ordinária de 2018, realizada nesta terça-feira (26), aplicou a pena de suspensão por 60 dias, com a perda dos vencimentos e vantagens do cargo, em desfavor do procurador de Justiça José Ribamar da Costa Assunção, do Ministério Público do Estado do Piauí. O relator do processo, conselheiro Luciano Nunes Maia, apontou em seu voto que foram comprovadas a autoria e a materialidade de conduta em flagrante descompasso com o padrão de comportamento funcional imposto ao membro do MP-PI: "O acervo probatório dos autos demonstra, de forma coesa e segura, a autoria e a materialidade da falta funcional", afirma o conselheiro.

>> Mulher é assassinada com um tiro ao reagir a assalto no Monte Castelo
A Polícia Militar registrou um caso de latrocínio na madrugada desta quarta-feira (27) na Rua Doutor Arêa Leão, bairro Monte Castelo, em Teresina. Uma mulher, identificada como Tânia Alves do Nascimento, 50 anos, foi assassinada ao reagir a um assalto e acabou baleada no peito.  De acordo com a polícia, ela estaria acompanhada de mais duas mulheres dentro do carro e dirigia o veículo, quando foi abordada pelo suspeito. O criminoso cercou o carro e, armado, mandou que as vítimas entregassem todos os seus pertences, mas elas disseram que não possuíam nada de valor material no momento. O suspeito, então, disparou contra o veículo, próximo ao cruzamento das Ruas Doutor Arêa Leão com Manuel da Paz e o tiro atravessou o vidro dianteiro da porta do motorista e atingiu Tânia no peito. A mulher morreu no local, antes mesmo da chegada do Samu.

>> Reajustes e venda ilegal interferem no preço do gás de cozinha
O gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhe­cido como gás de cozinha, é um dos produtos conhecidos pela sua alta variação de pre­ços. O consumidor final sente essa instabilidade no bolso, mas nem sempre compreen­de porque isso ocorre. Muitos culpam os impostos e têm ra­zão. Mas essa é não é a única causa. O técnico em eletrônica Edilson Viana fala sobre as mudanças constantes de pre­ço e como elas impactam a economia doméstica. Ele con­ta que o pior período foi na época da greve dos caminho­neiros, quando o botijão de gás chegou a custa R$ 120, o dobro da sua última compra.

>> Presidenciável, Henrique Meirelles cumpre agenda em THE amanhã
O pré-candidato do MDB a presidente da República, Henrique Meirelles, vem ao Piauí amanhã (28) para reu­nião com dirigentes do MDB e pré-lançamento de sua can­didatura ao Palácio do Pla­nalto. A pré-candidatura de Meireles é organizada pelo piauiense João Henrique, presidente do Conselho Nacio­nal do Sesi. Henrique Meirelles desem­barca em Teresina às 9 horas e segue para a reunião, marcada para às 9h30, na sede do MDB, no bairro São João, zona leste da capital. Antes, o ex-minis­tro concede entrevista coletiva à imprensa.

>> Rafael Fonteles passa por procedimento no Sírio-Libanês para tratar hérnia
O ex-secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, foi submetido a um procedimento médico na última segunda-feira (25), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de uma hérnia de disco. De acordo com o boletim médico, o procedimento foi bem-sucedido, mas o ex-secretário precisa fazer tratamento clínico complementar e ficar em repouso pelos próximos 75 dias. Rafael Fonteles viajou a São Paulo na semana passada para fazer exames e se submeter ao tratamento. Por conta da possibilidade de precisar de um período mais prolongado de repouso, preferiu pedir exoneração do cargo de secretário. O procedimento a que foi submetido é denominado de bloqueio foraminal (infiltração) guiado por tomografia.

>> Deputados exigem liberação de pagamento do transporte de pacientes renais
Os deputados Luciano Nunes (PSDB), Rubem Martins (PSB) e Dr. Pessoa (SD) cobraram do governo a regularização do transporte para pacientes renais do interior. Luciano disse que vários desses pacientes vieram de Oeiras para Teresina, para tentar sensibilizar o governo e que já são sete meses de atraso no pagamento do transporte. O deputado Rubem Martins afirmou que os prefeitos dos municípios onde não existe mais o transporte para os pacientes renais estão aflitos com a situação. Ele se solidarizou com os pacientes que vieram a Teresina e com o colega Luciano Nunes, que deu início à discussão sobre o problema. Dr. Pessoa disse que é a saúde de um modo geral que está passando por problemas, inclusive com médicos da capital querendo entrar em greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário