Elesbão Veloso tem número considerável de diabéticos e hipertensos; enfermeiro Getúlio Portela aponta causas para enfermidades.


Por José Loiola Neto

Em dado momento de uma entrevista ao Elesbão News, semana passada, quanto tratou a respeito da fase final da campanha de vacinação contra gripe, concluída nesta sexta-feira(22/6), o enfermeiro Getúlio Portela, coordenador de campanhas junto a Secretaria de Saúde também comentou acerca da situação de duas doenças que acometem grande parte dos elesbonenses- a diabetes e a hipertensão, segundo ele, proporcionalmente, considerando o número de moradores que Elesbão Veloso possui, a situação chega a ser preocupante, principalmente em se tratando daqueles que tem pressão arterial elevada(hipertensão). O enfermeiro elenca motivos para o surgimento dos problemas.

- São problemas que está presente na vida das pessoas e não somente em Elesbão Veloso não, é em todo o mundo porque a nossa alimentação mudou demais, nos dias atuais a gente come muita "porcaria", muita coisa industrializada, os embutidos e muitas vezes a gente precisa comer porque é o que nos oferecem.

Em Elesbão Veloso, de acordo com Getúlio Portela há muitas mais pessoas hipertensas, o número chega a ser exponencial se comparada a diabetes. O enfermeiro aponta as causas e fatores de riscos para a hipertensão.

- Primeiro genética, depois hábito alimentar, o fumo também contribui, consumo exagerado de sal e gordura. Há também componentes genéticos fortes, mas somente isso não é suficiente porque isso lhe predispõe, junto a isso temos vida sedentária com má alimentação e uso de cigarros, isso aumenta o risco da pressão subir.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu