MARCO MANCHADO: Colégio José Martins em Elesbão Veloso completa 70 anos em meio ao caos do abandono.

U.E.José Martins em Elesbão Veloso encontra-se em repleto estado de abandono

Por José Loiola Neto

Em repleto estado de abandono e sem nenhuma perspectiva de reforma por parte do governo do Piauí, pelo menos por enquanto, a Unidade Escolar José Martins, considerada a mais antiga repartição de ensino público sediada em Elesbão Veloso completa hoje, dia 23 de junho 70 anos de fundação.

O marco histórico não chega a ser animador, haja vista que a escola se encontra em situação deplorável e calamitosa. Fechada há um ano e 9 meses sob argumento de que os alunos e profissionais de educação estavam expostos a risco, à época o governo prometeu reformar o local, o que não se confirmou. O que aconteceu na verdade, até agora foram visitas de técnicos do governo ainda durante o ano passado, contudo, a implementação dos serviços ainda são aguardados.
Professora Zélia Borba foi diretora da u.E.José Martins durante muitos anos

É doloroso ver uma escola que por certo faz parte da vida escolar de muitos elesbonenses(inclusive este que escreve) em situação de total abandono, fechada e depredada, tomada por mato e sem nenhuma iminência de receber as melhorias necessárias.

A Escola José Martins foi no passado o ponto de referência da educação em Elesbão Veloso. Foi ali onde estudou muitos do que hoje são os mais gabaritados profissionais, filhos dessa terra.
Zulmira Moraisfoi zeladora da U.E.José Martins; faleceu em 2006
Nessa data especial, ainda que não tendo muito o que comemorar, tanto que a escola se encontra em situação adversa, "retratando o tamanho da importância da educação para o Estado e o Brasil num todo" não podemos deixar de fazer referência a pessoas que contribuíram diretamente para a história viva daquela repartição de ensino.

Lembremos de dona ZÉLIA BORBA, professora aposentada, diretora da escola durante muitos anos, pessoa aguerrida, uma das responsáveis pela implantação da educação em Elesbão Veloso no começo dos anos 1960. Também merecem menção as professoras(es):

-Maria Elza

- Dona Doraci Cavalcante

- Do Ó do Pereira

- Teresinha Sales(falecida)

- Geni Coimbra

- Maria Bezerra

- Judite Bezerra

- Celina Coimbra

- Teresinha Sousa(falecida)

- Dona Ernesta

- Dona Santíssima(falecida)

- Conceição Lima Verde

- Hilma Lima Verde

Contribuíram como vigilantes e zaladoras(es):

- Zulmira Morais(falecida)

- Pixicuta(falecida)

- Otávinho Ribeiro

- Joãozinho Dodocha(falecido)

- Zé da Lina(falecido)

- Dona Lina(falecida)

- Dona Mozila(falecida)

- Seu Zezé Gomes(falecido)

Em tempo: Obviamente que nem todas(os) os profissionais que passaram pela U.E.José Martins foram citados nessa matéria, assim sendo deixo a disposição o meu contato no WhatsApp ou telefonem para que nomes de outros profissionais sejam inclusos nessa reportagem. Meu número do zap (86) 9 9419-1603.

Apesar dos pesares, parabéns José Martins!!!
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu