Amariles Borba disse que sarampo também preocupa o Piauí.

Drª Amariles Borba falou sobre importância da vacinação para combater doenças

Por José Loiola Neto

A diretora de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde- FMS em Teresina disse em entrevista ao Painel Popular(edição 820- domingo, 8/7) que o órgão continua fazendo seu trabalho, querendo atender a todos e honrar os compromissos, tentando executar as ações da melhor maneira possível mesmo diante das adversidades, principalmente de ordem financeira, já que a tão comentada crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos ocasionou cortes de recursos para o setor.

- Temos sentido esse corte de recursos, mas por enquanto a gente tem conseguido executar as ações claro que com certa dificuldade, mas temos conseguido atender a tudo aquilo que planejamos.

Drª Amariles Borba fez um balanço da última campanha de vacinação contra a gripe, concluída no último dia 22 de junho. Segundo ela, na capital, o resultado foi positivo, tanto que mais de 200 mil pessoas foram vacinadas, a estimativa era imunizar cerca de 180 mil, houve uma procura muito boa, o que fez atingir a meta.

- Mas a população precisa entender que vacina não se encontra em qualquer lugar, além disso, as pessoas responsáveis pelas crianças precisam ficar atentas para cumprirem o calendário de imunização, ele tem de ser obedecido.

SARAMPO

Nos últimos meses, o país vem enfrentando o ressurgimento do sarampo, uma doença que parecia erradicada. Há surto de sarampo em Roraima e no Amazonas, e casos confirmados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Ao tratar sobre o tema em entrevista ao Painel Popular, Drª Amariles ressaltou que a entrada de venezuelanos ao Brasil pela divisa em Roraima pode ser um canal para disseminação do sarampo, uma doença transmitida pelo ar.

- Já temos casos no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e pessoas que foram à Amazonas e por não estarem vacinadas transmitiu a doença. É preciso ter cuidado e cada um ter responsabilidade e cumprir o calendário de imunização, até porque a criança não vai sozinha ao posto de saúde.

A médica questionou o fato de em apenas um único dia vacinar 120 mil cães e gatos em Teresina, por outro lado, não consegue vacinar 53 mil crianças de seis meses a menores de 5 anos contra a gripe. Quanto ao sarampo, ela acredita que a doença deve ser encarada como motivo de preocupação para o Piauí, levando em conta que há no estado um grande número de pessoas transitando para Roraima, Manaus...

- Há pessoas que vão até as Guianas Francesas fazer compras de produtos para revender, inclusive aqui no Piauí, por isso, a gente precisa ter cuidado porque os vírus e bactérias não estão guardados no cofre, estão ai no ar.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu