DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quinta-feira, 12 de julho 2018

Vereadora Marielle Franco foi assassinato no Rio em 14/3

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Anistia quer acompanhamento externo no caso Marielle
Às vésperas de as mortes da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, completarem quatro meses, no próximo sábado, a Anistia Internacional marcou para esta quinta-feira um encontro com os pais da parlamentar. Juntos, eles vão reivindicar o acompanhamento externo das investigações sobre o crime, que ainda está sem solução.

>> Comissão aprova brecha para liberar indicações políticas
A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira parecer que volta a permitir indicações políticas para diretoria ou conselho de administração de estatais. O veto começou em 2016, ano em que foi aprovada a Lei das Estatais, proibindo indicações para esses cargos de pessoas que tenham atuado nos três anos anteriores em partidos políticos ou em trabalho vinculado a campanhas eleitorais. A medida foi incluída no texto da Lei Geral das Agências Reguladoras.

>> CMO aprova LDO de 2019 em votação simbólica
A Comissão Mista do Orçamento (CMO) aprovou o texto base do substitutivo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2019, apresentado pelo relator da matéria, o senador Dalírio Beber (PSDB-SC). O novo texto redigido pelo parlamentar tucano sofreu 26 mudanças, entre elas, a redução de 10% para até 5% o limite para o corte nas despesas de custeio pelo próximo governo no ano que vem.

>> Medo do desemprego no País chega a um dos maiores níveis
Embora a última taxa de desocupação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tenha demonstrado melhora no último ano, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o medo do desemprego chegou a 67,9 pontos em junho. Somente em maio de 1999 e em junho de 2016, o indicador chegou a esse patamar.O balanço publicado nessa segunda-feira (9) revela que o Índice do Medo do Desemprego chegou a um dos números mais altos da série histórica iniciada em 1996.

>> Dodge quer investigar plantonista por 'prevaricação'
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou nesta quarta-feira, 11, ao Superior Tribunal de Justiça pedido de abertura de inquérito judicial contra o desembargador do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) Rogério Favreto, pelo crime de prevaricação. Ela entende que o magistrado agiu fora da sua competência ao conceder liminar em habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).A PGR também enviou ao Conselho Nacional de Justiça reclamação disciplinar contra o desembargador do TRF-4.

>> Fundador e líder da GDE é preso em carro blindado
Um dos principais fundadores e membro da atual liderança da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) foi preso. Ontem, policiais militares capturaram Auricélio Sousa Freitas, o 'Celinho', de 35 anos, por volta das 19h, na Avenida Desembargador Moreira, bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Conforme a reportagem apurou, 'Celinho' estava em um Corolla, cor preta, blindado.

>> Temer pode vetar anistia a multas a caminhoneiros, diz Marun
Apesar da pressão dos caminhoneiros que paralisaram o País, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse, em entrevista, que "é possível sim que se estabeleça um veto" em relação à medida provisória aprovada no Congresso, nesta quarta-feira (11), que trata do preço mínimo para os fretes rodoviários e anistia caminhoneiros e empresas de transporte.O ministro justificou a possibilidade de veto dizendo que "existem diversos processos tramitando na Polícia Federal que nos trazem ainda maior convicção de que foi praticado sim, o locaute, durante aquele movimento".

>> Juíza diz que Lula está inelegível
A juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sabatinas e entrevistas como pré-candidato, argumentando que a situação de Lula "se identifica com o status de inelegível", uma vez que foi condenado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

>> Policiais prendem acusado de matar diretora
Agentes da 54ª DP (Belford Roxo) em conjunto com policiais do 39º BPM ( Belford Roxo) prenderam, nesta segunda-feira, Thiago de Almeida Peres, conhecido como "Canelão", de 22 anos, acusado de atirar na diretora durante um arrastão em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ela faleceu dias depois.Segundo a Polícia Civil, Thiago foi o autor do disparo que atingiu a cabeça da diretora Tânia Maria da Silva Lima, no final de março, durante um arrastão.

INSS deve pagar a primeira parcela do 13º em agosto
Representantes de aposentados serão recebidos hoje pelo novo presidente do INSS, Edison Garcia, com a expectativa de obter a confirmação de que a primeira parcela do 13º salário dos beneficiários será depositada a partir do próximo mês. Uma fonte do órgão previdenciário afirmou à reportagem que, até o momento, não há previsão de mudança em relação ao ano passado, quando a parcela foi incluída na folha de pagamentos de agosto.A medida ocorre desde 2006, por acordo entre governo e aposentados.

>> MP entra com ação por improbidade contra Crivella
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou, no início da noite desta quarta-feira, uma ação civil pública contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, por improbidade administrativa. Conduzidas desde agosto do ano passado pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, as investigações apontam que o prefeito vem utilizando a máquina pública municipal para atender a interesses de integrantes de igrejas evangélicas, a mesma religião da qual é bispo licenciado.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

 
MUNDO

>> Buldogue com dificuldade para respirar é salva por tripulação de avião com ajuda de máscara de oxigênio
Darcy, de 3 anos, estava em voo que iria até Massachusetts, nos EUA, quando ficou com língua e gengiva azuis. Comissários levaram gelo e, depois, equipamento usado normalmente nos aviões.

>> Atriz pornô em litígio com Trump é presa em clube de striptease
Stormy Daniels foi presa por permitir ser tocada por um cliente em Columbus, Ohio. Advogado dela, Michael Avenatti, fala em 'motivação política'.

>> Os heróis que salvaram os 12 meninos e seu técnico de caverna na Tailândia
Mergulhadores de vários países e membros da Marinha tailandesa participaram de uma verdadeira operação internacional para salvar o grupo.

>> Turista tenta levar bomba da Segunda Guerra em avião
Equipe de especialistas foi chamada ao aeroporto de Viena para retirar explosivo da bagagem. Americana queria levar como recordação a granada de artilharia que encontrou durante passeio nas montanhas.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais G1 Piauí, Meio Norte e O Dia

>> Justiça Eleitoral aceita denúncia que pede cassação de prefeito e vice de Picos
O  juiz José Airton M. de Sousa, da 62ª Zona Eleitoral de Picos, julgou parcialmente procedente o pedido de cassação do mandato do prefeito Padre Walmir Lima (PT) e do vice-prefeito Edilson Carvalho (PTB), e a inelegibilidade por oito anos. A decisão foi publicada no Diário da Justiça do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí nesta quarta-feira (11). Mesmo com a decisão, o prefeito e o vice continuam no cargo até enquanto houver possibilidade de recursos. A ação foi impetrada pela coligação 'Pra Cuidar da Nossa Gente', oposição à chapa eleita nas eleições municipais de 2016 em Picos, no Sul do Piauí.

>> Homem é executado com 3 facadas no peito em Beneditinos
O agricultor Leôncio Barroso de Oliveira, de 57 anos, foi assassinado, às 9h30 de quarta-feira, na avenida Lídia de Alencar Magalhães, no centro do município de Beneditinos. A Polícia Militar (PM) de Beneditinos informou que um homem, já identificado pelos policiais, mas ainda em, liberdade, se aproximou de Leôncio Barroso de Oliveira, que estava em sua motocicleta e pediu que ele parasse. Quando parou sua motocicleta, Leôncio Barroso de Oliveira foi atingido por três facadas na altura do peito e mnorreu, imediatamente, no centro de Beneditinos.

>> Professores da rede estadual decidem manter greve por reajuste de 6,81%
Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (11), os professores da rede estadual de educação decidiram manter a greve da categoria, iniciada há pouco mais de um mês. A principal reivindicação do movimento é que o Governo do Estado pague um reajuste de 6,81% aos docentes e de 3,15% aos demais trabalhadores da educação, passando a 3,95% a partir de setembro. Por enquanto, os trabalhadores estão recebendo apenas um índice de 2,95%, que corresponde à inflação acumulada em 2017.

>>  Garota de 14 anos morre afogada em açude de fazenda no Piauí
Uma adolescente identificada apenas como Taliana, de 14 anos, morreu afogada durante banho em um açude localizado em uma fazenda na zona rural do município de Juazeiro do Piauí. O afogamento teria ocorrido na terça-feira (10). De acordo com informações repassadas por moradores a Polícia Militar, a adolescente saiu de casa na companhia de duas crianças, de 10 e 6 anos. Os três foram brincar nas margens do açude, momento em que Taliana sumiu nas águas e se afogou.

>> Após recusar insanidade mental, juíza marca audiência do assassino de Aretha
A juíza Maria Zilnar Coutinho, titular da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina marcou para o dia 23 de agosto a audiência de instrução do processo referente ao assassinado da cabeleireira Aretha Dantas Claro. Esta será a primeira vez que o réu pelo crime, Paulo Alves dos Santos Neto, será ouvido em juízo e também a primeira vez que a família de Aretha o encontrará frente a frente depois do ocorrido.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu