DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta terça-feira, 7 de agosto 2018

Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> A Polícia Federal fechou a fronteira da Venezuela com o Brasil em Roraima, após ordem judicial que vetou a entrada de venezuelanos no país. Logo depois, a ministra Rosa Weber negou um pedido sobre o assunto feito em abril pelo governo do estado. A decisão da ministra do STF não revogou a ordem do juiz, mas mandou notificá-lo. Caberá a ele decidir se volta atrás ou se mantém o fechamento, mesmo contrariando o STF.

>> A Polícia Militar encontrou o corpo da policial Juliane dos Santos Duarte dentro do porta-malas de um carro, ontem à noite. A PM, que tinha 27 anos, desapareceu em Paraisópolis na semana passada. Segundo testemunhas, ela foi baleada e levada por homens encapuzados.

>> O  candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, criticou nesta segunda-feira (6) o acordo que o PSB fez com o PT para não apoiar nenhum candidato à Presidência da República. Em troca, o PT se comprometeu a apoiar candidatos do PSB em disputas de governos estaduais. A aliança com o PSB era disputada por diversas candidaturas à Presidência. A decisão do partido de não apoiar oficialmente nenhum candidato veio no domingo (5), dias depois do acordo com o PT.

>> Definidas as coligações para a campanha eleitoral deste ano, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, terá direito a mais tempo de TV que outros cinco rivais somados (Lula, Henrique Meirelles, Alvaro Dias, Ciro Gomes e Marina Silva). Ao todo, segundo levantamento com base em estudo de analistas do banco BTG Pactual, Alckmin terá direito a 6 minutos e 3 segundos de tempo de TV em cada bloco de propaganda, cujo tempo total é de 12 minutos e 30 segundos.

>> A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva desistiu nesta segunda-feira (5) de um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) com o qual tentava suspender a pena de prisão do ex-presidente até que a condenação seja analisada pelas instâncias superiores. Em junho, o ministro Edson Fachin, relator do caso, negou conceder uma liminar (decisão provisória) para suspender a prisão e pediu que a defesa esclarecesse por qual razão primeiro mencionou a questão da inelegibilidade de Lula no pedido e depois reivindicou a retirada do tema do recurso.

>> O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou, na tarde desta segunda-feira (6), o biológo Luís Felipe Mainvailer, de 32 anos, pela morte da esposa Tatiane Spitzner pelo crime de homicídio com quatro qualificadoras - meio cruel, dificultar defesa da vítima, motivo torpe e feminicídio. Mainvailer também foi denunciado por fraude processual por alterar a cena do crime e cárcere privado.

>> A morte de Andreia Campos Araújo, grávida de três meses, em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foi causada por traumatismo craniano, segundo o Instituto Médico Legal (IML). O marido dela, Marcelo Kroin, foi preso em flagrante pelo crime. A mulher de 28 anos tinha uma filha de 10 anos de outro relacionamento. A prisão em flagrante foi encaminhada ao Poder Judiciário na manhã desta segunda-feira (6). O G1 não conseguiu contato com a defesa do marido da vítima.

>> O  ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar o inquérito que investigava o deputado federal Beto Mansur (MDB-SP), um dos vice-líderes do governo na Câmara. Mansur era investigado em um desdobramento da Operação Lava Jato pelo suposto recebimento de valores da empreiteira Odebrecht sem declaração à Justiça Eleitoral.

>> A  viúva da vereadora Marielle Franco, Mônica Benício, prestou depoimento na tarde desta segunda-feira (6) na Delegacia de Homicídios do Rio. Ela conversou com os policiais durante 3 horas e disse que a polícia lhe ofereceu um programa de proteção. Após relatar ameaças sofridas pessoalmente e via internet, a arquiteta afirmou que vai avaliar esta semana a entrada no programa de proteção à testemunha.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

 
MUNDO

>> Sanções unilaterais dos EUA contra o Irã entram em vigor
Medidas passaram a valer à 1h01 de Brasília, e afetam transações financeiras, importações de matérias primas, o setor automotivo e a aviação comercia.

>> Fotos mostram terroristas sorrindo com coletes-bomba antes de ataques a Barcelona, na Espanha
Imagens e áudio foram obtidos pela imprensa espanhola.

>> Nicolás Maduro não aparece em manifestação de apoio a ele após ataques de drones na Venezuela
Manifestação pró-Maduro em Caracas teve público abaixo do esperado, diz agência

>> Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada após decisão judicial, diz PRF
Fronteira para venezuelanos que querem entrar no Brasil foi fechada por volta das 17h desta segunda (6), informou a PRF, que presta apoio à Polícia Federal.

>> Manifestantes neonazistas não serão separados em metrô de Washington
Grupo de extrema-direita ligado à Ku Klux Klan tinha pedido três vagões e escolta policial para se dirigir à manifestação 'Unite the Right' no próximo domingo. Em edição do ano passado do evento, em Charlottesville, homem jogou carro em contra-manifestantes e matou uma mulher.

>> Mina terrestre na Venezuela explode e mata militar próximo à fronteira com a Colômbia
Militares venezuelanos patrulhavam área onde há tensão com grupos paramilitares colombianos.

>> Japão recorda 73 anos do bombardeio nuclear de Hiroshima
Lançada em 6 de agosto de 1945, 'Little Boy' causou a morte de 140 mil pessoas no próprio dia e nas semanas seguintes; três dias depois, outra bomba atômica atingiu Nagasaki. 'Se a humanidade esquecer a história ou deixar de confrontar-se com ela, poderíamos voltar a cometer um erro terrível', afirmou prefeito em cerimônia.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais  O Dia, G1 Piauí e Cidade Verde

>> Depois de encontro em torno de votos Marcelo desaba nas redes sociais: “Comi os prefeitos”
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Marcelo Castro, se expressou mal em uma postagem no seu perfil no Facebook. Em um encontro com gestores, o parlamentar postou a seguinte legenda: “Comi os prefeitos, Vianey de Caldeirão Grande do Piauí e Ademar de Belém do Piauí”. A expressão “comi” não passou despercebida e está viralizando nas redes sociais e em grupos no WhatsApp. Internautas acreditam que o assessor (a) que cometeu esse erro não será perdoado.  O encontro que era pra ser levado a sério, acabou se tornando meme nas redes sociais e levantou a seguinte questão: o corretor no celular acaba com uma postagem ou passa a impressão de que o deputado, que é muito rico, usou a expressão “comi” para avisar que fez negócios em troca de votos.

>> Firmino diz que sua militância escolherá entre Robert e Wilson
Em entrevista ao jornal O DIA na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito Firmino Filho (PSDB) voltou a se esquivar ao ser questionado se votará no deputado estadual Robert Rios (DEM) ou no ex-governador Wilson Martins (PSB) para o Senado Federal no pleito deste ano. O tucano não hesita ao afirmar que um dos seus votos será no senador Ciro Nogueira (Progressistas), "por uma questão de gratidão". Com relação ao segundo voto, Firmino afirma que a decisão caberá à sua militância, mas ressalta que também é grato a Robert e a Wilson pelo apoio que eles lhe deram nas eleições de 2012 e 2016.

>> Polícia prende três pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas em THE
Três pessoas foram presas nesta segunda-feira (22) por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Os presos foram identificados como José Willames Lopes Pereira, conhecido como Pai Acã, Gabriel Paiva Fernandes e Gislene Tabata Barbosa de Sousa. De acordo com o titular do 22º DP, o delegado Tales Gomes, as prisões são resultado do cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de José Willames, que é condenado por homicídio, além de outros crimes.

>> Idoso morre ao ser atropelado e arrastado por ônibus após fazer caminhada em Teresina
Um idoso morreu após ser atropelado e arrastado por um ônibus no fim da tarde deste segunda-feira (06/08) na avenida João Antônio Leitão, bairro Piçarreira I, Zona Leste de Teresina. A vítima foi identificada como José, de 69 anos, que tentava atravessar a via quando foi colhido pelo ônibus que faz linha para a Zona Rural de Teresina. Segundo o subtenente Bulamarque, da Polícia Militar, o idoso costumava fazer caminhada no local e morreu próximo a sua residência. O idoso morreu antes de receber atendimento médico e o motorista do ônibus evadiu-se do local. O Instituto Médico Legal foi solicitado para fazer a remoção do corpo.

>> Funcionários de distribuidora são feitos reféns por criminoso com farda do Exército
Um criminoso usando roupas do Exército assaltou nesta segunda-feira (06/08) a Toureiro Farma, localizada na Avenida Industrial Gil Martins, Zona Sul de Teresina. O criminoso contou com o apoio de um comparsa, que andava de moto, e antes da ação ficou observando a movimentação na empresa. Ao entrar na distribuidora de medicamentos, fez funcionários reféns e procurava o local onde o dinheiro era guardado e pelo gerente, Oscar, que informou ao 180 que o dinheiro não ficava na empresa. O gerente conseguiu sai do estabelecimento sem ser visto pelo assaltante e chamou a polícia. O comparsa percebendo a ação, chamou o outro e ambos conseguiram fugir na motocicleta antes da chegada dos policiais.

>> Criança brinca com fósforos e provoca incêndio em residência na zona Sul de Teresina
Um incêndio em uma residência neste domingo (5) assustou moradores da Vila da Glória, região do bairro Porto Alegre, na Zona Sul de Teresina. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência por volta das 13h. De acordo com o subtenente Pimentel, do Corpo de Bombeiros, os vizinhos e a mãe da criança relataram que o incêndio começou após a criança brincar com fósforos. “Ela estava brincando com fósforos e acabou tocando fogo no quarto, que veio a queimar, afetando também o teto da sala e também um cômodo de uma residência ao fundo”, declarou.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu