IBGE vai realizar Censo Demográfico em Elesbão Veloso e outros dois municípios do Piauí

terça-feira, 12 de março de 2019

IBGE vai realizar Censo Demográfico em Elesbão Veloso e outros dois municípios do Piauí

No Piauí, além de Elesbão Veloso as cidades de Oeiras e Colônia do Piauí estão na lista dos 53 municípios que esta fase compreende.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nesta segunda-feira (11), foi iniciada a segunda fase da prova piloto do Censo Demográfico 2020, onde serão visitados, entre outras formas de abordagem, cerca de 5 mil domicílios em áreas urbanas e rurais distribuídas em 14 estados do país. No Piauí, as cidades de Elesbão Veloso, Oeiras e Colônia do Piauí estão na lista dos 53 municípios que esta fase compreende.

Até 5 de abril serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados por meio de questionários que avaliarão o tempo de resposta e compreensão do informante, além de entrevistas por telefone e o autopreenchimento pela internet, já que nem sempre é possível a aplicação do questionário presencial.

A pesquisa também tem como objetivo capacitar a própria rede de coleta das unidades do IBGE, em que mais de 200 profissionais estão envolvidos nas visitas.

Agentes vão percorrer comunidades indígenas e quilombolas. Eles também irão visitar comunidades indígenas e quilombolas afim de terem “uma visão de toda a mobilização que envolve a visitação nesses locais, como a negociação de permissão para entrar nas comunidades, o recrutamento de guias e intérpretes, o percurso, que muitas vezes, só é feito por barco ou helicóptero e pode durar dias”, como destaca o diretor do Censo Demográfico Luciano Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário