Elesbão Junino alcança sucesso desejado pela organização e encaminha resgate da tradição de festas juninas na cidade. Veja fotos e vídeos.

domingo, 14 de julho de 2019

Elesbão Junino alcança sucesso desejado pela organização e encaminha resgate da tradição de festas juninas na cidade. Veja fotos e vídeos.

Por José Loiola Neto- Elesbão Junino 2019

Aconteceu na última quinta-feira(11/7) e na sexta-feira(12/7), a segunda edição do Elesbão Junino, evento promovido pela Secretaria de Cultura, realizado no Complexo de Lazer Zezi Soares, centro da cidade. No primeiro dia do evento, quem foi ao espaço pôde conferir a exposição de peças e produtos da nossa região por meio da feira cultural, através de trabalho desenvolvido pelas escolas do município.

O segundo dia do Elesbão junino foi voltado para apresentações de danças e quadrilhas juninas com participações de alunos de escolas municipais das zonas urbana e rural. Excelente público presente ao evento. Abaixo, as apresentações, por ordem, exibidas na noite:

Dança "Piauí e meus cantos"- U.E.Raimundo Lopes

Dança "Encantos do Sertão"- U.E.Joana Nonata

Dança "Dançar, ferver e sorrir"- U.E Raimundo Rodrigues

Quadrilha Encanto Junino- CRAS

Quadrilha Estrela Nordestina- U.E.Lucrécio Dantas(Povoado Santa Helena)

Quadrilha Capim Dourado- U.E.Melquíades José da Silva(Povoado Capim Pubo)

Quadrilha Amor Junino- U.E. José Martins- SEDE

Quadrilha Lumiar do Sertão- U.E.José Martins ANEXO

 
Primeira dama, secretárias de educação e cultura fazem análise positiva do Elesbão Junino

Ao término do evento, ouvida pelo Elesbão News, a secretária de assistência social e primeira-dama enalteceu o Elesbão Junino, destacando que houve um avanço substancial, se comparada a edição, considerando inclusive, o número de quadrilhas participantes. Glicéria Soares Macedo Barbosa chamou a atenção para a qualidade das apresentações.

- Devemos lembrar que eram todas quadrilhas dos colégios de Elesbão Veloso, fui muito bom, bastante positivo.

A primeira-dama disse que o município ainda não promove festival de quadrilhas porque é preciso resgatar as quadrilhas que com o passar dos anos deixaram de existir, prova disto é que no Elesbão Junino do ano passado, apenas uma quadrilha considerada grande participou do evento e outras três de pequeno porte.

- Esse ano foi o contrário, as apresentações que predominaram no evento foram as quadrilhas, notamos que surgiram novas quadrilhas e melhores, acho que o trabalho de resgate que temos procurado implementar nas escolas está surtindo efeito, temos procurado incentivar, estamos bastante satisfeitos com o resultado. As apresentações chamaram muito a atenção.

A secretária de educação Maria Reis em contato com o Elesbão News disse que carregava consigo um sentimento de "gratidão" e sensação do dever cumprido, visto que foi alcançado um êxito, assim sendo avaliação a ser feita é bastante positiva.

- Acho que ano passado fizemos um bom trabalho, mas esse ano de 2019 a gente superou a expectativa.

Na entrevista, Maria Reis comentou o resgate de tem procurado implementar, trazendo de volta alguns eventos, sucesso absoluto em Elesbão Veloso, no passado, dentre os quais, o desfile de 7 de Setembro e agora as festas juninas.

- Entendo que a Educação não é apenas em torno da sala de aula, mas também fora dela, e a feira que tivemos aqui na quinta é um exemplo disso, já que o tema da feira é lançado nas escolas; no ano passado foi do sexto ao nono ano, este ano, a gente estendeu também aos anos iniciais, quando ela é bem trabalhada a gente percebe muito envolvimento dos alunos.

A secretária de cultura Layanne Patrícia agradeceu a comunidade pela presença maciça durante as duas noites do Elesbão Junino. segundo ela, o evento superou a expectativa, sendo que a tendência é melhorar a cada edição.

- O público aumentou bastante, na feira tivemos um histórico de cada estado brasileiro, na segunda noite, as apresentações das quadrilhas chamaram a atenção, tivemos a quadrilha do CRAS, muito boa as apresentações.

Layanne lembrou que o sucesso do Elesbão Junino se deve as parcerias firmadas  entre as secretarias. Quando indagada a respeito do seu trabalho frente a pasta da cultura, ela disse as parcerias tem facilitado o desenvolvimento das ações em prol da cultura elesbonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário