FOTOS: Em sua terceira edição, Família Solidária em Francinópolis arrecada mais de 700 kg de alimentos.

Por José Loiola Neto

Foi realizado neste último sábado(20 de julho), no Complexo Esportivo da Chapada do Brejo em Francinópolis, a terceira edição do Família Solidária, uma ação de cunho social que reúne um grupo de amigos, colaboradores e a comunidade num todo que desde a criação do evento em 2017 vem absorvendo a ideia de ajudar as famílias carentes do município através de doações.

Anualmente, o Família Solidária acontece em duas etapas, a primeira, na metade do ano, a qual consiste na arrecadação de alimentos e a do final do ano, quando a intenção é angariar brinquedos para serem repassados a crianças no período natalino.

O Família Solidária tem como um dos idealizadores e coordenadores o jovem Francisco Vyctor, que se mostrou satisfeito  com o saldo do evento em que pesem alguns contratempos e percalços como a não realização da carreata ao final dos jogos, o que se viu nas edições anteriores, além disso, o cancelamento de uma das partidas de futebol previstas.

Em conversa com a reportagem do Elesbão News, Vyctor enalteceu a presença do público, que prestigiou aos jogos e ao mesmo tempo praticou solidariedade ao doar um quilo de alimento não perecível como parte de um dos objetivos do evento.

Francisco Vyctor disse que o Família Solidária surgiu pela primeira vez através de um veterano do futebol em Francinópolis. Segundo o coordenador àquela época seria feita uma partida de futebol em prol daquele atleta, mas foi visto que era possível fazer fazer um evento mais abrangente capaz de alcançar famílias carentes no município.

- Vimos um bom público curtindo. O nosso evento já tem um nome na cidade, e isso se deve a eventos que a gente vem fazendo e divulgando, então todo mundo já conhece e sempre pergunta quando será o próximo; fizemos este ano numa época de festejos com muitos filhos presentes na cidade, o pessoal compareceu, o resultado no final, certamente será proveitoso porque tivemos muitas doações. O Pessoal de Francinópolis ajuda muito, todos os comerciantes, cidades vizinhas como Elesbão Veloso ajuda bastante. A gente fica feliz por poder contar com todo mundo, estamos nos organizando para as próximas edições do Família Solidária.

Na grade da programação desenvolvida sábado último, como de costume, o destaque ficou para o futebol, ocasião em que duas partidas foram disputadas no campo da Chapada do Brejo.

Com bola rolando pouco antes das 16h, na preliminar, a Seleção da casa-- Francinópolis empatou por 1 a 1 contra o Selecionado de Tanque do Piauí, enquanto que na principal, o Fênix de Elesbão Veloso venceu por 1 a 0 o Selecionado de Barra D´Alcântara-- gol do veterano Toinho Mosqueada, no segundo tempo.

Um dos jogos mais aguardados na programação do Família Solidária, o clássico intermunicipal entre Rua do Fio de Elesbão Veloso e Liverpool de Valença, atuais campeões municipais não aconteceu, a bem da verdade, os dirigentes das duas equipes disseram que não disputariam o amistoso em cima da hora, comprometendo a programação prevista para aquela tarde.

- Isso que me pegou de surpresa, mas a gente sempre tem a calma de saber que o fato de eles não terem vindo deu pra gente organizar outras coisas e fazermos um bom espetáculo, já tínhamos um plano B. Seria bom se eles tivessem vindo, tínhamos um compromisso, a cidade toda queria ver esses dois times jogando, infelizmente não deu certo essa vez, mas que sabe na próxima.
Para obtenção do sucesso desejado em um projeto ou evento como este, dezenas de pessoas precisam estar envolvidas, dessa maneira, Francisco Vyctor entende que todos tem o mesmo valor independentemente do cargo público que ocupa.

No contexto geral, agradeceu os árbitros que voluntariamente se engajaram ao projeto, as equipes participantes, o policiamento e a Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou a uma ambulância que esteve esteve à beira do campo em caráter permanente e emergencial, por fim a todas as pessoas que compareceram e as que não puderam ir, mas apoiaram e contribuíram divulgando o Família Solidária por meio das redes sociais.

- Agradeço aos árbitros Domingos e Renê; Léo do Morro da Esperança, o secretário de esportes Benedito, a parceria com os amigos Andressa, Ganso e Alisson, as enfermeiras Solimar e Laiana, aos times Master´s de Elesbão Veloso e Barra D´Alcântara, Chapada do Brejo e SENE de Tanque do Piauí.

Nessa edição 2019-- primeira etapa do Família Solidária foram arrecadados 700kg de alimentos e ainda há mais doações a serem entregues a organização. Concluída a fase de apanhado dos donativos, a coordenação do Família Solidária faz as divisões das cestas básicas, dai eles vão a Secretaria de Assistência Social para saber o nome das pessoas na cidade que realmente precisam das doações.























































































































Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu